Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA: texturas de nossa escola

 

14/10/2011

Autor y Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

TEXTURA

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos, Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

  1. Saber o que é uma textura;

  2. Conhecer alguns usos da textura para a produção artística;

  3. Desenvolver a criatividade.

  4. Ter maior conhecimento sobre a própria escola;

  5. Identificar detalhes com maior acuidade.

Duração das atividades
2 a 3 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

Recursos do laptop usados nesta aula:

KolourPaint  [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]

Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

WxCam  [Iniciar > Aplicativos > Multimídia]

 

atividades

1ª Atividade

Professor, converse com as crianças para identificar se elas sabem o que é uma textura. Caso saibam, pedir que indiquem objetos, elementos da própria sala de aula que tenham diferentes texturas. Solicitar que os alunos toquem esses elementos e indiquem como percebem as diferentes texturas e que características elas tem.

"A textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a pele de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objecto ou superfície "sentimos" se a superfície é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A Textura é por isso uma sensação visual ou táctil."

Fonte: http://ensinarevt.com/conteudos/textura/index.html

Abaixo temos algumas imagens de algumas texturas encontradas em paredes e outros elementos, como por exemplo:

Fonte: http://www.criarfazergratis.com/textura-em-parede-como-fazer/

tr

ti

te

t

f

Fonte: http://ensinarevt.com/conteudos/textura/index.html

2ª Atividade

Peça que as crianças peguem uma folha de papel e um lápis (pode ser lápis grafite ou giz de cera colorido) e o laptop.

Sair com a turma caminhando pela escola (levando os lápis, papéis e o laptop), identificando diferentes texturas.  Cada criança deverá escolher uma das texturas, colocar o papel sobre ela e riscar com o lápis sobre a folha, revelando a textura. Também deverão fazer fotografias com a WxCam do laptop das diferentes texturas. Ao voltar para a sala de aula, os alunos terão uma grande variedade de amostras representando texturas.

A técnica de esfregar o lápis sobre o papel para obter uma imagem de um elemento que está embaixo do papel é chamada de frottagge: "FROTTAGE (Frotagem – fricção) – técnica de desenho na qual um papel é colocado sobre qualquer material áspero, como pedaços de madeira ou pedra, e tratado com lápis e crayon até adquirir a qualidade superficial da substância abaixo." (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 200, p. 202).

3ª Atividade

Organize  a turma em grupos de 3 alunos e proponha que realizem uma colagem sobre papel com as amostras coletadas referentes às diferentes texturas. As amostras poderão ser recortadas para formar as colagens. 

O mesmo grupo deverá fazer uma montagem digital no KolourPaint do laptop com as fotografias tomadas com a WxCam do laptop, copiando e colando as diferentes imagens de textura. 

Ao final da atividade, os alunos terão uma colagem real (em papel) e uma digital.

4ª Atividade

Os grupos deverão mostrar para a turma as duas colagens feitas na atividade 3, para que possam ser apreciadas e sejam discutidas suas diferenças, as dificuldades de realização. Também poderá ser comentada a diferente  percepção das texturas no meio real (frottagge e colagem em papel e colagem virtual).

Recursos Complementares

Pesquise informações sobre textura e leia para as crianças.

Textura: http://pt.wikipedia.org/wiki/Textura

http://www.pedagogia.com.br/projetos/texturas.php

Avaliação

A  avaliação em Arte deve ser processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.

Os alunos serão avaliados quanto aos seguintes pontos:

 

  • Desenvolvimento da imaginação e criatividade na realização das colagens;
  • Exploração de diferentes materiais durante a coleta das texturas;
  • Estimulação da percepção visual durante as observações realizadas no passeio pela escola;
  • Desenvolvimento da percepção em todas as atividades realizadas;
  • Atitude colaborativa nos trabalhos em grupo.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.