Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O gênero discursivo carta argumentativa

 

22/09/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer o gênero textual carta argumentativa;
  • identificar tese e argumentos utilizados em cartas argumentativas;
  • selecionar argumentos a serem utilizados em uma produção desse gênero;
  • produzir uma carta argumentativa.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • argumentação;
  • gênero textual carta pessoal;
  • pronomes de tratamento.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • processador de textos Kword;
  • projetor multimídia (datashow);
  • trabalho interativo em grupos.

 

Atividade 1 – Motivação: Conhecendo a estrutura de uma carta argumentativa

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, o objetivo específico desta etapa da aula é possibilitar aos discentes terem contato com textos do gênero carta argumentativa, para que possam elaborar um conceito referente a esse gênero e identificar elementos básicos de sua estrutura.

Inicie a atividade explorando o conhecimento prévio e/ou intuitivo dos estudantes acerca dos termos “carta” e “argumentação”. Questione se eles sabem o significado desses termos ou se conseguem inferi-lo. Divida o quadro em três colunas e peça a dois alunos que anotem na lousa, um em cada coluna, as ideias pertinentes expostas pelos colegas.

Em seguida, questione os discentes se conseguem, a partir das ideias expostas ou do conhecimento prévio deles, inferir o significado da expressão “carta argumentativa”. Peça a um terceiro aluno que anote, na última coluna, as ideias apresentadas pelos colegas. Não é necessário, neste momento, apresentar uma definição conclusiva acerca do gênero, pois isso será feito na atividade apresentada a seguir, a qual deverá ser proposta aos discentes:

Exercício 1

Desenvolvam as atividades propostas a seguir:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o site da UOL, especificamente o link UOL Vestibular (Disponível em: <http://vestibular.uol.com.br/redacao/ult2821u14.jhtm>. Acesso em: 15 set. 2011.). Nesse site, vocês terão acesso a um exemplo de carta argumentativa produzida por uma candidata ao Vestibular da Unicamp, em 2000.

2)    Utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Carta argumentativa –  exemplo”. Volte ao site citado acima, selecionem o texto da carta, copiem-no e colem-no nesse arquivo aberto. Todos os alunos devem fazer esse procedimento em seus laptops.

3)    Leiam atentamente a carta.

      Para responderem às questões a seguir, criem outro arquivo em seus laptops, no programa Kword, intitulado “Carta argumentativa – exploração e análise”.

4)    Copiem a primeira e a segunda linhas da carta e respondam: que informações estão presentes nessas duas passagens?

5)    Qual é o conteúdo presente nos nove parágrafos seguintes? Que nome vocês dariam a essa parte da carta?

6)    Copiem as duas últimas linhas da carta. O que elas contêm? Que nome vocês dariam a essas duas partes?

7)    Após essa leitura e análise, de que maneira vocês explicariam o que é uma carta argumentativa? Digitem essa explicação.

8)    Sintetizando, quais são as partes que constituem uma carta argumentativa?

 

Professor, o site acessado pelos discentes nessa atividade acima é o seguinte:

a

(Disponível em: <http://vestibular.uol.com.br/redacao/ult2821u14.jhtm>. Acesso em: 15 set. 2011.)

Para socializar as respostas, primeiramente, escolha dois grupos e avise-os de que serão os responsáveis por sintetizarem as respostas às questões 7 e 8, em que serão apresentados o conceito e a estrutura da carta argumentativa. A seguir, peça a quatro grupos que leiam as respostas apresentadas à questão 7. Solicite ao grupo responsável por esta questão que apresente um conceito finalizador. Solicite a mais quatro grupos que apresentem suas respostas à questão 8 e ao grupo responsável que as sintetize. Se houver necessidade, complemente as sínteses feitas. Destaque a presença da tese no primeiro parágrafo após o vocativo, lembrando que ela é a ideia a ser defendida pelos argumentos existentes nos parágrafos subsequentes.

 

Atividade 2 – Identificando tese e argumentos utilizados em cartas argumentativas

Estudantes continuam organizados em grupos de três integrantes.

Professor, nesta etapa da aula, o objetivo é fazer com que os discentes leiam cartas argumentativas disponíveis em diferentes sites da internet e identifiquem a tese presente em cada uma delas e os argumentos utilizados para fundamentar essa tese.

Para tanto, organize os grupos de forma que um ou dois grupos acesse/acessem cada um dos links relacionados a seguir para desenvolver a atividade proposta no quadro intitulado “Exercício 2”. 

Exercício 2

Desenvolvam as atividades propostas abaixo:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, um dos endereços virtuais relacionados abaixo, conforme definido pelo professor, nos quais encontrarão exemplo (ou exemplos) de cartas argumentativas:

- Exemplo de carta argumentativa. Obs.: Não se coloca título (Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2613374>. Acesso em: 15 set. 2011.); 

- Carta Argumentativa 2. Drogas (Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2621992>. Acesso em: 15 set. 2011.); 

- Carta Argumentativa 3. Intolerância (Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2634318>. Acesso em: 15 set. 2011.);

- Carta Argumentativa 4. Questão Agrária (Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2634441>. Acesso em: 15 set. 2011.);

- Crônica de Moacyr Scliar que serve de exemplo para carta argumentativa (Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/38147020/Modelo-de-Carta-Argumentativa>. Acesso em: 15 set. 2011.);

- Blog Na ponta do dedo e na ponta da língua, que contém 5 exemplos de cartas argumentativas (Disponível em: <http://centraldasletras.blogspot.com/p/modelos-de-cartas-argumentativas.html>. Acesso em: 15 set. 2011.).

2)    Leiam atentamente a carta acessada por vocês.

      Criem um arquivo no programa Kword intitulado “Carta argumentativa – tese e argumentos”. Copiem a carta lida e colem-na neste arquivo. Digitem nele, também, as respostas das questões adiante.

3)    Identifiquem qual é a tese existente na carta, isto é, qual é a ideia a ser defendida pelo interlocutor do texto.

4)    Identifiquem os argumentos que foram utilizados para comprovar a tese. Sintetizem-nos e relacionem-nos.

5)    Vocês consideram que os argumentos utilizados pelo produtor do texto são sólidos e suficientes para persuadir o interlocutor? Expliquem.

6)    Caso os argumentos não tenham sido considerados suficientes o bastante para provocar a adesão à ideia defendida, quais argumentos vocês acrescentariam para enriquecer a argumentação?

7)    Existe alguma falha em relação à estrutura da carta argumentativa? Se sim, identifiquem-na e apresentem a correção necessária.

8)    Apresentem seu trabalho à turma. Para tanto, vocês utilizarão o recurso de um projetor multimídia (datashow). Vocês deverão projetar a carta, lê-la, projetar suas respostas das questões 4 a 8 e explicá-las (não deverão lê-las, mas expor suas conclusões).

Professor, para socializar a atividade, será necessário utilizar o recurso de um projetor multimídia (datashow). Cada grupo terá de 3 a 5 minutos para expor seu trabalho aos colegas. Organize os estudantes em círculo e desperte-os para a importância de se manterem concentrados durante as apresentações, para que possam complementar as análises de cada grupo e apontar diferenças existentes entre as análises feitas de uma mesma carta, quando analisada por mais de um grupo.

 

Atividade 3 – Produzindo uma carta argumentativa

Alunos organizados em duplas.

Professor, nesta etapa da aula, os estudantes produzirão uma carta argumentativa a partir de uma proposta dada. Para tanto, peça-lhes que desenvolvam a seguinte atividade: 

Exercício 3

Desenvolvam as atividades propostas a seguir:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, a proposta de Redação do Vestibular da Unicamp de 2005 (Disponível em: <http://www.convest.unicamp.br/vest2005/F1/provaf1.pdf>. Acesso em: 16 set. 2011.). Esse arquivo que irão acessar é relativamente "extenso", "pesado"; consequentemente, pode ser que demore alguns minutos para que ele seja totalmente "carregado" e disponibilizado para leitura. Não desanimem, aguardem, pois é um material de boa qualidade!

2)    Leiam atentamente a coletânea de textos e a proposta apresentada para desenvolvê-la. Escolham a Proposta C, que se refere à produção de uma carta argumentativa, como se verifica na transcrição a seguir:

"PROPOSTA C

Trabalhe sua carta a partir do seguinte recorte temático:

Atendendo aos vários segmentos do público em diferentes horários, as emissoras de rádio definem sua programação em torno de um leque variado de opções: programas de música, esportes, informação, religião, etc. Programas que um dia fizeram muito sucesso já não existem mais, como a rádio-novela e os programas de auditório.

Instruções:

• Imagine um programa de rádio que, em sua opinião, deva sair do ar;

• Argumente pela retirada desse programa da grade de programação;

• Dirija a carta a um interlocutor que possa interferir nessa decisão.".

3)    Criem um arquivo, no programa KWord, intitulado "Carta argumentativa – produção em dupla”, no qual deverão digitar o texto.

4)    Antes de começarem a redigir definitivamente a carta, façam uma lista, no próprio arquivo (que depois poderá ser deletada), da tese que irão defender e de alguns argumentos que serão utilizados por vocês para fundamentar a tese.

5)    Redijam a carta argumentativa e digitem-na no arquivo criado.

6)    Quando terminarem a produção, juntem-se a outra dupla para concluírem a atividade. Leiam os textos produzidos pelos dois colegas e apresentem sugestões para aprimorar a carta, em qualquer aspecto, tanto referente ao conteúdo quanto à estrutura.

7)    Apresentem seus textos à turma.

 

Professor, o site acessado pelos discentes neste exercício é o seguinte:

a

(Disponível em: <http://www.convest.unicamp.br/vest2005/F1/provaf1.pdf>. Acesso em: 16 set. 2011)

Organize a turma em círculo para a socialização da atividade. Cada dupla apresentará seu texto por meio de projeção em datashow, caso vocês disponham desse recurso. Nesse caso, os alunos deverão salvar os arquivos do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente.

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre o tema abordado nesta aula, acesse os seguintes links:

- Artigo: Redação no ensino médio: dificuldades na produção de carta argumentativa. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1814330>. Acesso em 16 set. 2011.

- Caderno de questões da Unicamp 2001, com redações comentadas. Disponível em: <http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2001/download/comentadas/CadernoQuestoes_fase1.pdf>. Acesso em: 12 set. 2011.

- Texto expositivo: Estrutura da carta argumentativa ou expositiva. Disponível em: <http://linguaportuguesasemlimites.blogspot.com/2009/04/estrutura-da-carta-argumentativa-ou.html>. Acesso em 13 set. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa, em grupo e em dupla.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responderem aos três exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de: elaborar um conceito pertinente sobre carta argumentativa e identificar sua estrutura; identificar a tese e os argumentos apresentados na carta analisada; produzir uma carta argumentativa de forma coesa e coerente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.