Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - A pontuação e os sentidos do texto

 

23/09/2011

Autor y Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá:

- Desenvolver habilidades de leitura expressiva a partir do reconhecimento dos efeitos da pontuação.

- Produzir textos usando pontuações como recurso de expressão.

- Conhecer a força poética de haicais obtida pela utilização de sinais de pontuação adequados ao que se quer exprimir.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter noções de pontuação.

Estratégias e recursos da aula

 

hhh

 

Atividade 1 - Motivação

Turma disposta em meio círculo, voltada para o quadro negro.

Professor, para ativar o conhecimento prévio dos alunos, peça a eles que citem quais são os sinais de pontuação, quais são as situações em que são geralmente utilizados e anote-os no quadro. A expectativa é de que eles não se lembrem de todos os dez sinais gráficos (aspas; dois pontos; ponto de exclamação; ponto final; ponto de interrogação; reticências; parênteses; travessão; ponto e vírgula; vírgula).

Complemente as informações apresentadas pelos alunos, de modo a que todos os dez sinais de pontuação estejam resumidamente apresentados no quadro.

Atividade 2 -  Pesquisa

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Em seguida, entregue a folha de exercício abaixo:  

Exercício

Após estarem organizados em grupos de 3 componentes e conectando apenas 1 laptop à internet, faça uma pesquisa sobre pontuação, consultando os sites abaixo informados. Anote em seu caderno uma breve explicação para cada sinal de pontuação e também um exemplo.

- aspas: http://www.brasilescola.com/gramatica/aspas.htm

- dois pontos: http://www.brasilescola.com/gramatica/doispontos.htm

- ponto de exclamação: http://www.brasilescola.com/gramatica/os-pontos.htm

- ponto final: http://www.brasilescola.com/gramatica/os-pontos.htm

- ponto de interrogação: http://www.brasilescola.com/gramatica/os-pontos.htm

- reticências: http://www.brasilescola.com/gramatica/reticencias.htm

- parênteses: http://www.brasilescola.com/gramatica/parenteses.htm

- travessão: http://www.brasilescola.com/gramatica/travessao.htm

- ponto e vírgula: http://www.brasilescola.com/gramatica/pontoevirgula.htm

- vírgula: http://www.brasilescola.com/gramatica/uso-da-virgula.htm

  

 Atividade 3 - A pontuação nos haicais: o pouco que é muito

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, em folha xerocada, entregue aos alunos os poemas abaixo transcritos. Solicite a eles que releiam os conceitos e os exemplos sobre ponto de exclamação e reticências. Comente com alunos que, para a próxima atividade, leitura de haicais, a compreensão das possibilidades contidas nesses dois sinais serão muito importantes.

Oriente-os a lerem repetidas vezes os haicais abaixo transcritos. Selecione 5 alunos para fazerem a leitura em voz alta para toda a sala. Destaque aspectos como postura corporal, entonação da voz, clareza da articulação das palavras, efeitos de pausas decorrentes da pontuação. Conduza uma reflexão sobre a característica fundamental do haicai: o pouco que é muito. Poucas palavras, muito significado. O menos que é mais. Explore com eles hipóteses sobre o uso das pontuações ( , / ... / ? / : ) em cada um dos haicais selecionados.

Oriente-os a responder, poeticamente também, as perguntas, quando o haicai terminar com ponto de interrogação, ou completar a ideia deixada em aberto, quando o verso terminar com reticências.

Mais do que dizer sobre a pontuação, espera-se, com esta atividade, que os alunos reajam aos sinais de pontuação, sentindo-se indagados quando o verso interroga, e convidados a completarem o verso, quando este não é concluído com ponto final, por exemplo, e propicia possibilidades sugeridas no uso das reticências.

Todos os haicais abaixo transcritos são de Mario Quintana e estão publicados na obra intitulada O livro de haicais

 

Hai-kai de primavera

Tua orelha num frêmito desnuda-se:

O que seria

O que seria que te disse o vento?

Mario Quintana

 

Humilde orgulho

Aquele fiozinho d'água

Não era um rio:

Bastava-lhe ser um fio de música...

Mario Quintana

 

Diário de uma viagem

O poeta foi visto por um rio,

por uma árvore,

por uma estrada...

Mario Quintana

 

Biografia

Entre o olhar suspeitoso da tia

E o olhar confiante do cão

O menino inventava a poesia...

Mario Quintana

 

 

Convite

Basta de poemas para depois...

Ó vida, e se nós dois

Vivêssemos juntos?

Mario Quintana

 

 Atividade 4 - O que dizem os sinais de pontuação

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, solicite aos alunos que identifiquem os sinais de pontuação utilizados em cada poema e, consultanto os sites de busca relacionados na Atividade 1, formulem hipóteses para explicar cada pontuação utilizada por Mario Quintana.

Por exemplo, em Hai-kai de primavera, os dois pontos que aparecem no final do primeiro verso, introduzem o que o vento iria dizer. Semelhante à estrutura narrativa, na qual o narrador anuncia que as personagens vão falar e, antes do parágrafo e do travessão, aparecem os dois pontos.

 

Atividade 5 - Brincando com palavras em 3 versos

Professor, oriente os alunos a criarem haicais, de modo a que os três alunos do grupo participem da composição. A proposta é que os alunos criem haicais também, brincando de dialogar com Mário Quintana. Primeiro, eles fazem o exercício de criação oral. Depois, eles devem digitar os versos criados usando o programa de editor de textos Kword e salvando os textos em arquivo denominado "Criando Haicais".

Apresente aos alunos as seguintes regras para a criação dos haicais:

Criação poética

A escrita do texto poético deve ter como ponto de partida a pontuação que finaliza cada haicai selecionado de Mario Quintana: ponto de interrogação e reticências.

Para criar seus haicais, estejam atentos aos seguintes critérios:

- Quanto ao tema: não fugir às temáticas presentes em cada haicai de Mario Quintana.

- Quanto à forma: cada haicai criado deve ter, obrigatoriamente, 3 versos.

- Quanto à composição: cada haicai criado deve apresentar, pelo menos, 3 diferentes sinais de pontuação.

- Quanto à expressão: os sinais de pontuação devem colaborar para expressar os apectos que se quer destacar no haicai.

Orientação geral: Dentre os 10 sinais de pontuação pesquisados, escolha aqueles que favorecem exprimir o máximo de sentido com o mínimo de palavras. 

 

Atividade 6 -  Apresentando os haicais criados

Os trios vão usar o arquivo em Kword e editar os textos no Kpresenter, de modo que cada grupo crie slides para apresentar seu haicai, em Datashow, para toda a sala. 

Os haicais de Mario Quintana, após editados no Kpresenter, devem ser projetados primeiro. Em seguida, deve aparecer os haicais produzidos pelos alunos, de modo que, também visualmente, seja possível identificar e verificar se os textos criados conseguiram estabelecer nexo com os textos de Quintana.

Recursos Complementares

Uma breve apresentação de O livro de Haicais, de Mario Quintana, está disponível em: <http://www.kakinet.com/cms/?p=709>. Acesso em 19 set. 2011.

Também sugiro a leitura da entrevista concedida por Paulo Franchetti, estudioso da forma literária Haicai: <http://www.revista.agulha.nom.br/ag42franchetti.htm>. Acesso em 15 set. 2011

Avaliação

Professor, a avaliação é processual. Observe se os alunos conseguem citar todos os dez sinais de pontuação e se conseguem dar informações básicas sobre sua utilização. Na leitura dos haicais, avalie a expressividade e o uso do corpo todo para interpretar o texto.

Na criação dos haicais, a avaliação poderá ser considerada positiva, se os alunos conseguirem criar seus textos mantendo ligação temática e de sentido com os versos de Mario Quintana. É fundamental que eles façam experimentações, tentativas, ensaios, proposições, e que consigam utilizar sinais de pontuação adequados ao que pretendem expressar em suas criações poéticas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.