Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reescrevendo fábulas

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir o gênero fábula
  • Identificar textos desse gênero
  • Escrever textos do gênero fábula
Duração das atividades
3 horas-aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio específico  trabalhado com o aluno

Estratégias e recursos da aula
  • Utilização de vídeo
  • Data show
  • Uso da internet

 

Atividade 1

O professor deverá apresentar o vídeo "A cigarra e a formiga" em data show ou solicitar aos alunos que, diante de seus laptops UCA, acessem o site abaixo para assistirem ao vídeo.

A cigarra e a formiga

Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY

Atividade 2

Concluída a apresentação do vídeo, o professor iniciará uma discussão:

  • Professor, para auxiliá-lo nesta tarefa, veja sugestões de perguntas que podem embasar a discussão.
  1. Quais os personagens do vídeo?
  2. Onde se passa a história?
  3. O que a cigarra passa o verão fazendo? E as formigas?
  4. Quando o inverno chega o que acontece com as formigas e com a cigarra?
  5. Você gostou da atitude das formigas em relação a cigarra?
  6. Qual a moral da história?
  7. Qual sentimento as formigas representam? E a cigarra?

 

Atividade 3

O professor deverá explicitar que o vídeo apresentado  ajudará a explicar o  gênero fábula.

Como definição de fábula, o professor poderá apresentar aquele indicado no link http://www.osignificado.com.br/fabula/

Definição de fábula

Atividade 4

Com o intuito de consolidar o entendimento dos alunos sobre o que é a fábula, o professor deverá solicitar que leiam em laptops o texto  "A lebre e a tartaruga" disponível no site abaixo.

fábula

Disponível no link http://professoredmundo.com.br/?p=747

 

 

Atividade 5

O professor deverá informar aos alunos que atualmente existe o gênero fábula moderna, em que releituras das fábulas antigas são feitas.

A seguir, sugerimos um exemplo que poderá ser lido nos laptops.

Fábula moderna

Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=qmCmfZh4D-c

 

Atividade 6

O professor permitirá que os alunos pesquisem na internet algumas fábulas e as socializem entre a turma. Os alunos poderão encená-las, contá-las, etc.

Ao final da pesquisa, os alunos deverão escolher uma delas e escrever uma releitura. Eles deverão acrescentar ingredientes da atualidade.

Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação da atividade proposta deverá levar em conta todo o processo envolvido desde a pesquisa, elaboração e apresentação.

Critérios que deverão ser levados em consideração:

  • comprometimento,
  • participação ativa e colaborativa
  • criatividade
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.