Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O pensamento social de Max Weber

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Letícia Goulart, Ligia de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das três aulas, o aluno conhecerá a importância de Max Weber para o desenvolvimento da Sociologia Alemã, bem como os seus principais conceitos e métodos de investigação sociológica.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimentos básicos sobre o pensamento de Karl Marx

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Max Weber

 

O professor deverá exibir para os alunos o vídeo “Clássicos da Sociologia: Max Weber”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TgtlQUoVIWI

 

Em seguida, fazer uma roda de discussão com os alunos e debater as principais singularidades do pensamento de Max Weber. Tentar traçar com os alunos um paralelo entre as ideias de Weber e Karl Marx.

 

Aula 2: Ação Social

 

Retomar o vídeo da aula anterior, discutindo com os alunos o conceito de ação social, abordados por Max Weber. Em seguida, propor à classe uma brincadeira: os alunos deverão observar uns aos outros e tentar desvendar o sentido da ação dos colegas.

Exiba para os alunos o vídeo do Jornal Nacional sobre o atentado na Escola Municipal Tasso de Oliveira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JOa9ovCumoI Em seguida, distribua a reportagem Violência, a culpa é do Islã, da revista Caros Amigos. Disponível em: http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/component/content/article/152-edicao-170/1668 Os alunos deverão ler a reportagem e escrever um artigo crítico discutindo as ações sociais, os valores e as motivações apresentadas nas duas reportagens para a o atentado na Escola Municipal Tasso da Silveira 

Aula 3: Tipo Ideal

 

Pedir aos alunos que tragam para a aula notícias de diversas fontes (jornais, revistas, Internet, etc.) de um mesmo acontecimento. Dividir a turma em grupos de três alunos; cada grupo deverá escolher um dos assuntos trazidos. Em seguida, os grupos deverão discutir e construir uma definição do acontecimento com base nas informações das diferentes fontes. Feito isso, deverão apresentá-la ao restante da classe, explicitando os elementos que os levaram àquela conclusão.

 

Tomando como exemplo as notícias trazidas pelos alunos e a definição do acontecimento discutido pelos grupos, o professor deverá apresentar a ideia de Tipo Ideal, desenvolvida por Weber. É importante que o professor tente aproximar a teoria do processo prático feito pela classe na primeira parte da aula.

Atenção!Os alunos poderão consultar a Biblioteca da escola ou a Sala de Informática para procurar as notícias. O tema a ser escolhido é livre.

 

Recursos Complementares

“Pensadores: Max Weber”, disponível em:http://video.google.com/videoplay?docid=-1842012709385981345#

Max Weber, vida e obra. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/weber.htm

Avaliação

Todas as atividades deverão ser pontuadas, o professor deverá estar atento à participação, ao interesse do aluno e ao domínio dos conteúdos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.