13/12/2011
Ana Letícia Goulart, Ligia de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ao final das três aulas, o aluno conhecerá a importância de Max Weber para o desenvolvimento da Sociologia Alemã, bem como os seus principais conceitos e métodos de investigação sociológica.
O aluno deverá ter conhecimentos básicos sobre o pensamento de Karl Marx
Aula 1: Max Weber
O professor deverá exibir para os alunos o vídeo “Clássicos da Sociologia: Max Weber”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TgtlQUoVIWI
Em seguida, fazer uma roda de discussão com os alunos e debater as principais singularidades do pensamento de Max Weber. Tentar traçar com os alunos um paralelo entre as ideias de Weber e Karl Marx.
Aula 2: Ação Social
Retomar o vídeo da aula anterior, discutindo com os alunos o conceito de ação social, abordados por Max Weber. Em seguida, propor à classe uma brincadeira: os alunos deverão observar uns aos outros e tentar desvendar o sentido da ação dos colegas.
Exiba para os alunos o vídeo do Jornal Nacional sobre o atentado na Escola Municipal Tasso de Oliveira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JOa9ovCumoI Em seguida, distribua a reportagem Violência, a culpa é do Islã, da revista Caros Amigos. Disponível em: http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/component/content/article/152-edicao-170/1668 Os alunos deverão ler a reportagem e escrever um artigo crítico discutindo as ações sociais, os valores e as motivações apresentadas nas duas reportagens para a o atentado na Escola Municipal Tasso da Silveira
Aula 3: Tipo Ideal
Pedir aos alunos que tragam para a aula notícias de diversas fontes (jornais, revistas, Internet, etc.) de um mesmo acontecimento. Dividir a turma em grupos de três alunos; cada grupo deverá escolher um dos assuntos trazidos. Em seguida, os grupos deverão discutir e construir uma definição do acontecimento com base nas informações das diferentes fontes. Feito isso, deverão apresentá-la ao restante da classe, explicitando os elementos que os levaram àquela conclusão.
Tomando como exemplo as notícias trazidas pelos alunos e a definição do acontecimento discutido pelos grupos, o professor deverá apresentar a ideia de Tipo Ideal, desenvolvida por Weber. É importante que o professor tente aproximar a teoria do processo prático feito pela classe na primeira parte da aula.
Atenção!Os alunos poderão consultar a Biblioteca da escola ou a Sala de Informática para procurar as notícias. O tema a ser escolhido é livre.
“Pensadores: Max Weber”, disponível em:http://video.google.com/videoplay?docid=-1842012709385981345#
Max Weber, vida e obra. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/weber.htm
Todas as atividades deverão ser pontuadas, o professor deverá estar atento à participação, ao interesse do aluno e ao domínio dos conteúdos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/06/2013
Cinco estrelasExcelente aula. Bem planejada e orientativa. Parabéns
22/04/2013
Quatro estrelasAula bem estruturada, porém prefiro substituir o vídeo por uma aula expositiva-diálogada.