20/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Primeiramente, os alunos devem ter claro que a repetição de palavras pode ser um recurso linguístico usado para algum efeito de sentido. Isso porque, geralmente, os alunos acreditam que repetir palavras é um desvio do que sugere a norma padrão. Por isso, é importante que o professor oriente que a aula a ser ministrada diz respeito a essas outras possibilidades de sentido que a repetição de palavras sugere.
Como início, o professor pedirá aos alunos que, diante de seus laptops UCA, acessem:
http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/coesao
São Paulo: Oito pessoas morrem em queda de avião Das Agências Cinco passageiros de uma mesma família, de Maringá, dois tripulantes e uma mulher que viu o avião cair morreram Oito pessoas morreram (cinco passageiros de uma mesma família e dois tripulantes, além de uma mulher que teve ataque cardíaco) na queda de um avião (1) bimotor Aero Commander, da empresa J. Caetano, da cidade de Maringá (PR). O avião (1) prefixo PTI-EE caiu sobre quatro sobrados da Rua Andaquara, no bairro de Jardim Marajoara, Zona Sul de São Paulo, por volta das 21h40 de sábado. O impacto ainda atingiu mais três residências. Estavam no avião (1) o empresário Silvio Name Júnior, de 33 anos, que foi candidato a prefeito de Maringá nas últimas eleições (leia reportagem nesta página); o piloto (1) José Traspadini, de 64 anos; o co-piloto (1) Geraldo Antônio da Silva Júnior, de 38; o sogro de Name Júnior, Márcio Artur Lerro Ribeiro, de 57; seus filhos Márcio Rocha Ribeiro Neto, de 28, e Gabriela Gimenes Ribeiro, de 31; e o marido dela, João Izidoro de Andrade (2), de 53 anos. Izidoro Andrade (2) é conhecido na região como um dos maiores compradores de cabeças de gado do Sul do país. Márcio Ribeiro era um dos sócios do Frigorífico Naviraí, empresa proprietária do bimotor (1). Isidoro Andrade (2) havia alugado o avião (1) Rockwell Aero Commander 691, prefixo PTI-EE, para (2) vir a São Paulo assistir ao velório do filho (2) Sérgio Ricardo de Andrade, de 32 anos, que morreu ao reagir a um assalto e ser baleado na noite de sexta-feira. O avião (1) deixou Maringá às 7 horas de sábado e pousou no aeroporto de Congonhas às 8h27. Na volta, o bimotor (1) decolou para Maringá às 21h20 e, minutos depois, caiu na altura do número 375 da Rua Andaquara, uma espécie de vila fechada, próxima à avenida Nossa Senhora do Sabará, uma das avenidas mais movimentadas da Zona Sul de São Paulo. Ainda não se conhece as causas do acidente. O avião (1) não tinha caixa preta e a torre de controle também não tem informações. O laudo técnico demora no mínimo 60 dias para ser concluído. Segundo testemunhas, o bimotor (1) já estava em chamas antes de cair em cima de quatro casas. Três pessoas que estavam nas casas atingidas pelo avião (1) ficaram feridas. Elas não sofreram ferimentos graves. Apenas escoriações e queimaduras. Elídia Fiorezzi, de 62 anos, Natan Fiorezzi, de 6, e Josana Fiorezzi foram socorridos no Pronto Socorro de Santa Cecília. |
Após a leitura silenciosa do texto, o professor indagará oralmente em sala:
O elemento (1) foi repetido diversas vezes durante o texto. Pode perceber que a palavra avião foi bastante usada, principalmente por ele ter sido o veículo envolvido no acidente, que é a notícia propriamente dita. A repetição é um dos principais elementos de coesão do texto jornalístico fatual, que, por sua natureza, deve dispensar a releitura por parte do receptor (o leitor, no caso). A repetição pode ser considerada a mais explícita ferramenta de coesão. Na dissertação cobrada pelos vestibulares, obviamente deve ser usada com parcimônia, uma vez que um número elevado de repetições pode levar o leitor à exaustão. |
Costuma-se, uma vez citado o nome completo de um entrevistado - ou da vítima de um acidente, como se observa com o elemento (7), na última linha do segundo parágrafo e na primeira linha do terceiro -, repetir somente o(s) seu(s) sobrenome(s). |
Diante das explicações, o professor deverá encaminhar os alunos a uma conclusão acerca dos efeitos de sentido do uso da repetição em casos similares a esse.
A repetição com base nesses exemplos tem a função de conferir clareza ao texto, evitando quaisquer ambiguidades, o que prejudicaria a compreensão do todo. Nesses casos, a repetição é bem-vinda porque trata-se de texto jornalístico cuja leitura, pelas pessoas, é feita, em geral, uma única vez. Professor, não deixe de acessar: http://villar21.wordpress.com/2011/03/04/a-coesao-textual-frente-a-regra-jornalistica-da-nao-repeticao-de-palavras/
Atividade 2
Agora, os alunos acessarão o link abaixo para lerem partes de trechos literários, atentando-se para a repetição em diferentes categorias nas figuras de linguagem. Ao final da pesquisa, o professor deverá sortear alguns alunos para explicarem oralmente as figuras que se baseiam na repetição:
http://esjmlima.prof2000.pt/figuras_estilo/figuras_menu.html
1. Anáfora
2. Anadiplose.
3. Diáfora ou Antanáclase
4. Clímax ou Clímace.
5. Epanadiplose (ou Ciclo).
6. Epânodo.
7. Epanalepse
8. Epífora ou Epístrofe.
9. Epizeuxe ou Reduplicação.
10. Símploce.
Depois de explorar cada exemplo, o professor questionará:
Professor, é importante esclarecer aos alunos sobre as possibilidades estilísticas da repetição em textos literários e seus efeitos expressivos. O que se pretende ao explorar as figuras de linguagem não é decorá-las ou associar cada tipo de repetição à classificação equivalente. Apenas permitir aos alunos o conhecimento acerca das possibilidades da repetição em textos literários.
Aula 2
Atividade 1
Os alunos, em grupos, em fente a seus laptops, terão de acessar os textos abaixo e explicar o efeito de sentido com relação ao uso da repetição. Essa explicação dar-se-á pela exposição oral aos colegas da turma.
Professor: para essa atividade ser exitosa, é preciso que você retome com os alunos as condições de produção que permeiam cada ocorrência.
Texto 1
http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
Texto 2
http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
Texto 3
http://apatossauros.files.wordpress.com/2007/10/calvinharodotira354.gif
Texto 4
http://blog.educacional.com.br/meiregsouza/2010/03/29/modo-imperativo/
Texto 5
http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/983986/
Cai, cai balão
Cantigas populares
Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !
Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !
Texto 6
"Hamlet perguntado sobre o que lia, diz: Palavras, palavras, palavras."
Atividade 2
Para finalizar a aula, o professor pedirá aos alunos para acessarem e escutarem a canção "Repetição", de CPM 22:
REPETIÇÃO - CPM 22
Por que deu tudo errado outra vez?
Sinto você ainda mas ao mesmo tempo
Prefiro não mexer
No pó do passado outra vez
Estou realmente triste
Pensei
E tudo gira na minha cabeça
Porque penso tanto em você
Eu continuo usando as mesmas palavras
Estou voltando pra você, estou voltando pra você
Todos os dias me pergunto
Onde estou?
Por que tudo está assim?
Não sei
Tudo está distante
Meus momentos são sempre iguais
Tão distantes, sempre distantes
Eu continuo usando as mesmas palavras
Estou voltando pra você, estou voltando pra você
http://letras.terra.com.br/cpm-22/132510/
Depois, o professor pedirá aos alunos uma produção digitada em KWord em que terão de relacionar o verso "Eu continuo usando as mesmas palavras" com o contexto da música e o contexto do estudo sobre os efeitos de sentido da repetição de palavras.
Os textos produzidos deverão ser lidos e apreciados em sala e salvos no banco de textos do laptop de cada aluno e/ou publicado no blog da sala.
Professor, após esse trabalho, é importante sempre chamar a atenção do aluno para a repetição: no lugar em que está ela produz que sentidos? É aconselhável ou desaconselhável?
Para leitura do professor:
Cinco estrelas 1 classificações
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06/05/2014
Cinco estrelasFoi de grande valia para eu conseguir ajudar meu filho com sua atividade.