26/09/2011
Lígia Beatriz Germano de Paula
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Os alunos aprenderão sobre a estrutura repressiva da "Operação Condor" e seus desdobramentos nos países da América do Sul, onde se articulou secretamente.
É aconselhável que o professor já tenha trabalhado o regime militar brasileiro (1964-1985) com os seus alunos, utilizando, assim, a discussão sobre a "Operação Condor" como uma oportunidade de aprofundar o estudo sobre o período e expandi-lo para outros países do Cone Sul.
Na década de 1970, com o apoio dos Estados Unidos da América, as ditaduras militares do Brasil, da Argentina, do Chile, do Uruguai, da Bolívia e do Paraguai selaram um acordo secreto de cooperação. Passaram, então, a trabalhar em conjunto para deter os seus opositores. A cooperação se dava em diversos níveis, como troca de informações sobre alvos e promoção de ações conjuntas de captura e assassinato. Para entendermos melhor essa atuação em conjunto, é imprescindível revisar os conhecimentos sobre a Ditadura Militar.
Atividade 1
Iniciaremos nossa atividade com uma revisão sobre o período em questão.
Para tanto, o professor poderá exibir os vídeos para os alunos e disponibilizar os textos abaixo:
- Vídeo 1: “História do Brasil”, por Boris Fausto
(disponível no Portal do Professor)
- Vídeo 2: “Contos da Resistência” (TV Câmara)
(disponível no Portal do Professor)
- Texto 1: HistóriaNet – “31 de março: O Golpe Militar” (link direto: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=291 | acesso em: 15 set. 2010);
- Texto 2: OUL Educação – “Breve história do regime militar” (link direto: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/historia-regime-militar.jhtm | acesso em: 15 set. 2010).
O professor deverá, então, fazer um seminário com os alunos logo após a exibição dos vídeos e a leitura dos textos. Pautar a discussão com base nas seguintes perguntas:
- Quem implantou a Ditadura Militar?
- Por que implantaram a Ditadura Militar?
- Quando e quanto tempo durou a Ditadura Militar?
- Como acabou a Ditadura Militar?
- Quem foi vítima da Ditadura Militar?
- É possível voltar a ter outra Ditadura Militar? Como evitar?
- Onde estão aqueles que implantaram a Ditadura Militar?
(Fonte: http://meianoiteacademicos.files.wordpress.com/2011/08/ditadura-militar-no-brasil.jpg)
Atividade 2
Agora que já foi revisado e contextualizado o tema “Ditadura Militar” com os alunos, eles trabalharão os textos e o vídeo indicados a seguir:
- Texto 1: Uol Educação – “Ditaduras se uniram para perseguir adversários”, de Vitor Amorim de Angelo, disponível em http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/operacao-condor.jhtm (acesso em: 15 set. 2011);
- Texto 2: “Aventuras da História - O Brasil na Operação Condor”, de Cláudia de Castro Lima, disponível em http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/brasil-operacao-condor-434275.shtml (acesso em: 15 set. 2011);
- Texto 3: Jornal da USP - “Os Vôos do Condor Revelados”, disponível em http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2005/jusp728/pag0405.htm (acesso em: 15 set. 2011);
- Vídeo: “Condor”, de Roberto Mader, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=tp4jyL3mbaw (acesso em: 15 de set. 2011).
Após a leitura dos textos e a exibição do vídeo, os alunos montarão, conjuntamente com o professor, um quadro esquemático sobre a "Operação Condor". As questões que guiarão a discussão poderão ser:
- Quando surgiu a "Operação Condor"?
- Quais os países que participaram dela?
- Qual era a finalidade da Operação?
- A "Operação Condor" era conhecida pela sociedade dos países participantes?
- Quais foram as principais ações da Operação?
(Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_s4QisI7C-Gw/Sq6TjKiELMI/AAAAAAAACWg/HRvZ4vgDXks/s400/operacion+Condor.jpg)
Atividade 3 - Estudo de Caso: "O Sequestro dos Uruguaios"
Os textos e os vídeos abaixo poderão servir como sugestões para o professor abordar o assunto:
-Texto 1: “O Sequestro dos Uruguaios”, disponível em http://www.kaosenlared.net/noticia/brasil-seqestro-dos-uruguaios (acesso em: 17 de set. 2011);
- Texto 2: “Um jogo de paciência e investigação”, disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/um-jogo-de-paciencia-e-investigacao (acesso em: 17 de set. 2011);
- Texto 3: Resenha do livro O Sequestro dos Uruguaios, disponível em http://www.mobilidadetudo.com/2009/01/resenha-livro-o-sequestro-dos-uruguaios.html (acesso em: 17 set. 2011);
- Vídeo: “Linha do Tempo”, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=YwNqVF8C_ls (acesso em: 17 set. 2011);
- Vídeo: “Sequestro dos Uruguaios”, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=TGCtQWmJPIM (acesso em: 17 set. 2011).
(Outra fonte de pesquisa sobre o sequestro poderá ser o Acervo Digital da Revista Veja (disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/.)
A seguir os alunos produzirão um texto relacionando a "Operação Condor", a repressão e o sequestro dos Uruguaios. O texto pautará a atividade 4.
(Fonte: http://rsurgente.opsblog.org/2008/12/08/sequestro-dos-uruguaios-o-que-pensam-os-politicos-gauchos/)
A sala será dividida para a realização do julgamento dos ditadores que participaram da "Operação Condor". Cada grupo escolherá seu papel - juiz, réu, defesa, acusação, júri. É importante nessa atividade contextualizar em que estágio esta a justiça nesses país frente a violação dos direitos humanos.
Filme "Condor" (Roberto Mader) - Parte 1 (http://www.youtube.com/watch?v=4Y_2MsPmKyc) | parte 2 (http://www.youtube.com/watch?v=HCK7gkOkMwE&feature=related) | parte 3 (http://www.youtube.com/watch?v=dGGmI8dNcJI&feature=related) | parte 4 (http://www.youtube.com/watch?v=PnKVv_ZpIJI&feature=related) | parte 5 (http://www.youtube.com/watch?v=TH4cf59IB20&feature=related) | parte 6 (http://www.youtube.com/watch?v=Dtfmm29Umwg&feature=related) | parte 7 (http://www.youtube.com/watch?v=LSbPkxi-Sos&feature=related)
A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba, durante a discussão e ao final das aulas, se os alunos entenderam os conceitos envolvidos, as diferenças e as proximidades de cada tema. A atividade 4 terá um maior peso na avaliação individual dos alunos.
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