Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Nacional Desenvolvimentismo

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Por meio desta aula, o aluno tomará conhecimento sobre a política do nacional desenvolvimentismo aplicada no Brasil entre a Era Vargas e o fim do governo João Goulart, com o Golpe Civil-Militar.  O aluno compreenderá os valores que servem de base ao Nacional-Desenvolvimentismo e suas relações com temas como soberania nacional, mercado e globalização.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- República Velha.

 

- A Era Vargas.

 

- Governo Juscelino Kubitschek

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1

 

Em sala de aula, o professor deverá escrever, em um lado do quadro, a palavra “NACIONAL” e perguntar aos alunos o que eles entendem por ela, estimulando-os a fornecerem múltiplas possibilidades para o termo. As respostas dadas pelos estudantes deverão ser anotadas logo abaixo.

 

Após esta primeira discussão, o professor deverá escrever a palavra “DESENVOLVIMENTISMO”, do outro lado do quadro, e repetir o processo realizado com o termo anterior.

 

Com o quadro preenchido pela opinião dos alunos, o professor deverá, então, colocar um sinal “+” entre os dois termos escritos no quadro. Agora, os alunos deverão falar o que entendem por “NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO”, porém desta vez não o farão em voz alta, mas terão de escrever 10 linhas com a sua opinião sobre o tema e exemplificá-la.  É importante que o professor deixe claro que, neste momento, não existe resposta “certa” ou “errada”, é um exercício de opinião.  O professor deverá recolher os textos ao fim da escrita.

O professor deverá, então, ler em voz alta o parágrafo a seguir:

 

“Dá-se o nome de desenvolvimentismo a qualquer tipo de política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infra-estrutura, com participação ativa do estado, como base da economia e o conseqüente aumento do consumo.”  Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimentismo

 

Após a leitura, o professor deverá voltar ao quadro onde estão anotadas as opiniões dos alunos em relação aos termos e pedir que eles apontem quais palavras ali escritas se relacionam com o que acabou de ser lido. O professor ainda poderá debater ou explanar sobre o termo “infraestrutura”.

 

O professor deverá iniciar uma leitura coletiva em voz alta, solicitando aos alunos que se alternem na leitura dos parágrafos do texto disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_nacional_desenvolvimentismo.htm.A cada frase ou parágrafo lido, o professor poderá fazer interrupções para mostrar as imagens abaixo e fazer questionamentos, estimulando a leitura crítica do texto:

 

dsagfExportação de café durante a República Velha. Disponível em:http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/image002.jpg

fsdfasdGetúlio Vargas com as mãos sujas de petróleo durante inauguração da Petrobras. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/getulio.jpg

adsgasJuscelino Kubitschek em Brasília. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/jk.jpg

 

sdfsdafJoão Goulart no comício da Central do Brasil. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/comicio-joao-goulart-1964.jpg

 

 

Após a leitura do texto, o professor deverá distribuir as redações feitas entre os alunos, para que cada um corrija o texto de um colega seu. Com base nas discussões e na leitura, os estudantes deverão corrigir seus colegas, apontando onde acham que há equívocos e dizer o porquê da discordância. Ambos os alunos deverão ser identificados na folha: o redator e o revisor. Após este exercício, o professor deverá recolher os textos novamente.

 

 

Atividade 2

 

Em sala de aula ou no Laboratório de Informática, o professor deverá separar a turma em quatro grupos e, então, sortear entre eles os seguintes temas sobre o Nacional-Desenvolvimentismo:

 

- “O que é o Nacional-Desenvolvimentismo”;

- “Era Vargas”;

- “O plano de metas de JK”;

- “O plano de Reformas de Base de João Goulart”.

 

 

Nesta atividade, os grupos farão pesquisas para trabalhar em duas frentes: a elaboração de uma apresentação sobre o seu tema e a criação de um artigo de até uma lauda para o jornal mural ou blog da turma. Os trabalhos deverão seguir esta ordem de apresentação.

 

Os trabalhos deverão apresentar um panorama geral do nacional desenvolvimentismo dentro do corte temático determinado para o grupo. Para isso, os alunos deverão abordar:

 

- Os principais personagens

- O cenário político e econômico do país

- As políticas desenvolvidas com base nas teorias nacional-desenvolvimentistas

- Seus resultados

 

Os alunos poderão usar vídeos, slides, músicas e imagens em suas apresentações. Para o jornal mural/blog, os alunos deverão redigir um artigo-relatório de sua pesquisa, escolhendo imagens representativas para ilustrá-lo.

 

Caberá aos alunos decidirem quais atividades os membros do grupo exercerão: pesquisa, redação, apresentação e etc.

 

Material de pesquisa para os grupos:

 

- “Nacional desenvolvimentismo”:

http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=31

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/7232/Ed1_CelsoFurtado.pdf?sequence=1

http://www.cassiomoreira.com.br/files/7%20DESENVOLVIMENTISMO%20NO%20CONTEXTO%20DE%20GLOBALIZA%C3%87%C3%83O%20%20uma%20releitura%20de%20Celso%20Furtado%20e%20Fernando%20Henrique%20Cardoso%20e.pdf (itens 1 e 2)

http://www.carinafagiani.com.br/resumos/index.php/2008/10/23/populismo-e-nacional-desenvolvimentismo/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Celso_Furtado

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/ISEB

 

 

- “A Era Vargas’:

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_nacional_desenvolvimentismo.htm

http://perspectivabr.wordpress.com/2008/05/09/o-governo-de-getulio-vargas-o-nacional-desenvolvimentismo-e-a-industrializacao/

http://www.youtube.com/watch?v=BJt3tJWrAlM

http://www.youtube.com/watch?v=mbn_mJrl_48

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/album

 

- “O Plano de Metas de JK”:

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_nacional_desenvolvimentismo.htm

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/PlanodeMetas

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/album

http://novotelecurso.blogspot.com/2010/03/o-nacional-desenvolvimentismo-de-jk.html

 

- “O Plano de Reformas de Base de João Goulart”:

http://www.carinafagiani.com.br/resumos/index.php/2008/10/23/populismo-e-nacional-desenvolvimentismo/

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/album

http://www.youtube.com/watch?v=CApQLJhTTiI

http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/reformas-de-base/

 

Atividade 3

 

Dedicada à apresentação dos trabalhos dos grupos, que deverá contar com a presença ativa e instigadora do professor.

 

O professor deverá pedir que os alunos escolham um outro trabalho apresentado, que não seja de seu grupo, para produzir um resumo que deverá ser entregue ao fim das apresentações ou entregue na próxima aula.


Recursos Complementares
Avaliação

 

Na redação feita e corrigida pelos alunos o professor deverá avaliar em ambos os casos a capacidade argumentativa do aluno em expressar a sua opinião sobre o termo ainda desconhecido “nacional desenvolvimentismo”

 

A segunda atividade será avaliada pela participação e envolvimento nas atividades propostas, assim como o resultado final das apresentações e do artigo para o jornal mural/blog. Aspectos importantes para esta avaliação são a clareza nas explicações, a coerência da apresentação com o tema sorteado e a capacidade dos alunos em argumentar sobre este.

 

O relatório final servirá para apurar a compreensão dos alunos das idéias nacionais desenvolvimentistas nos trabalhos realizados por seus colegas. Mais uma vez, deverão ser avaliadas a adequação da resposta do aluno ao conteúdo ministrado por seus colegas e sua capacidade argumentativa.


Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.