21/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
A aula será iniciada com o acesso dos alunos, em seus laptops, ao quadrinho abaixo:
http://milenycrsityne.blogspot.com/2010/12/antonomasia-antonomasia-e-uma-figura-de.html
Os alunos deverão responder: o que confere humor à tirinha?
Professor, caso não seja de conhecimento dos alunos, os termos "elipse, hipérbole e parábola" são comuns em língua portuguesa (figuras de linguagem) e em matemática.
Discutido o quadrinho e dado ênfase no estudo sobre elipse, os alunos acessarão o poema de Raule de Sousa e Vinícius de Moraes:
Qualquer coisa te procuro. http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=129349 |
A Casa Vinícius de Moraes http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49255/ |
Depois de uma primeira leitura, o professor indagará os alunos:
Após respondidas oralmente as questões, o professor dirá aos alunos sobre a existência de termos que correspondem à omissão de palavras: a ELIPSE e o ZEUGMA.
Atividade 2
O professor encaminhará os alunos para a diferenciação dos termos elipse e zeugma.
Para isso, primeiramente, retomará os poemas da atividade anterior para questionar:
O professor dará mais exemplos e pedirá para os alunos analisarem conforme direcionou a explicação anterior:
A) Fomos à praia ontem. Pelo Brasil afora, muita pobreza. |
B) Na casa dela só havia móveis antigos; na minha, só móveis modernos. A cada um o que é seu. |
C) Vamos jogar, só nós dois? Você chuta para mim e eu para você. Sobre a mesa, apenas um copo d' água e uma maçã |
D) "No mar tanta tormenta e tanto dano, tantas vezes a morte apercebida? (Camões) A manhã estava ensolarada; a praia, cheia de gente. |
Peça aos alunos para acessarem o site abaixo e lerem o trecho do Hino Nacional.
http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Figuras_Lingu%C3%ADsticas/Elipse
Observe este trecho do hino do Brasil:
"...
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada
..."
O sujeito nada mais é do que Terra adorada. Observe que não ocorre nenhum tipo de elipse, pois não podemos colocar o termo Terra adorada em nenhum dos versos, a não ser que colocássemos outros termos. Exemplo:
...
A Terra adorada é gigante pela própria natureza,
A Terra adorada és bela, a Terra adorada és forte, impávido colosso,
E o seu futuro, Terra adorada, espelha essa grandeza.
...
Teríamos que anexar vírgulas, artigos, verbos de ligação, alterar a flexão verbal e ainda alterar o gênero do adjetivo, pois na versão original ocorre a Silepse, ou seja, isso não se trata de elipse.
Atividade 3
O professor entregará xerocópias aos alunos do texto de Humberto de Campos, transcrito abaixo
O SONÂMBULO
Certo indivíduo, conhecido como vivedor, aboletou-se, no caminho de sua vida, no solar dum homem bonacheirão e abastado, que lhe abrira as portas para um descanso ligeiro. Nos primeiros dias, o dono suportou galhardamente o hóspede, oferecendo-lhe o melhor trato, fornecendo-lhe a melhor cama, o melhor vinho, os melhores charutos.
Passada, porém, a primeira quinzena, começou a pensar em um meio, que não fosse grosseiro, de livrar-se do importuno, e achou-o. Tinham os dois acabado de almoçar e repousavam, lendo jornais e fumando havanas, à sombra das árvores.
De repente, o hospedeiro recosta-se pesadamente na cadeira, cerra os olhos, deixa cair a folha e o charuto, simulando um sono profundo. E, como em sonho, principia a falar: Vejam só: que maçada! Esse cavalheiro vem, aloja-se em minha casa, come, bebe, fuma, diverte-se, e nada de entender que sua presença já me está sendo desagradável! Será possível que ele não compreenda isso? – E, soltando um suspiro, pulou da cadeira, esfregando os olhos: Que diabo! É eu dormir depois do almoço, vêm-me logo os pesadelos. E que sonho mau tive eu! Parece até que falei alto, não?
- E o outro, que, de cenho cerrado, prestava atenção a tudo: É exato; você esteve para aí falando; e eu, como vi que se tratava de cousas de sonho, procurei não ouvir para não ser indiscreto. A palavra dos homens só têm valor, mesmo, quando eles a proferem acordados. E o hóspede continuou na casa por mais três anos e quatro meses, isto é, até a transferência da propriedade, comendo do melhor prato, dormindo na melhor cama, bebendo do melhor vinho, fumando os melhores charutos.
Disponível em:
http://informativobatista.zoomblog.com/archivo/2008/08/22/o-Sonmbulo.html
Em seguida, solicitará aos discentes que trabalhem em duplas para listarem as elipses existentes no texto.
Para maiores detalhes quanto à identificação, conferir em: http://www.filologia.org.br/revista/34/03.htm
Uma vez encontradas as elipses, o professor, então, questionará:
Ex.: Ricardo adora nadar e Ricardo adora conversar. Ricardo busca sempre o melhor para sua vida; mesmo assim Ricardo sofre.
Atividade 4
Chegou o momento de os alunos pesquisarem na internet, com seus classmates, exemplos de elipses. Após a pesquisa, deverão escolher 3 exemplos para relatarem à turma os efeitos de sentido que perceberam no uso da omissão.
Exemplo:
CORINTHIANS
Adriano atrasa, não treina e recebe multa de 10% do salário
http://g1.globo.com/ (Acesso em 20/09/11)
Para leitura do professor:
http://www.colegioweb.com.br/portugues/elipse-e-zeugma.html
http://www3.mackenzie.com.br/editora/index.php/tl/article/view/932/661
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