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UCA - A elipse na construção do sentido

 

21/09/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar elipses.
  • Diferenciar elipse de zeugma.
  • Analisar efeito de sentido da elipse em textos.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Figuras de linguagem.
  • Coesão textual.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • pesquisa;
  • atividades de identificação e análise;
  • atividades coletivas;
  • exposição oral.

 

Recursos:

  • classmate UCA;
  • internet;
  • folhas xerocopiadas.

ESEBA

 

Aula 1

Atividade 1

A aula será iniciada com o acesso dos alunos, em seus laptops, ao quadrinho abaixo:

http://milenycrsityne.blogspot.com/2010/12/antonomasia-antonomasia-e-uma-figura-de.html

 

1

Os alunos deverão responder: o que confere humor à tirinha?

Professor, caso não seja de conhecimento dos alunos, os termos "elipse, hipérbole e parábola" são comuns em língua portuguesa (figuras de linguagem) e em matemática. 

 

Discutido o quadrinho e dado ênfase no estudo sobre elipse, os alunos acessarão o poema de Raule de Sousa e Vinícius de Moraes:

 

Qualquer coisa te procuro.
Qualquer coisa te encontro
Qualquer coisa me entrego.
Qualquer coisa me perco.
(Eu) Qualquer coisa

Raule de Sousa
Iguatu/Ceará/Brasil

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=129349

 

A Casa 
  
 Era uma casa 
 Muito engraçada 
 Não tinha teto 
 Não tinha nada 
 Ninguém podia 
 Entrar nela não 
 Porque na casa 
 Não tinha chão 
 Ninguém podia 
 Dormir na rede 
 Porque na casa 
 Não tinha parede 
 Ninguém podia 
 Fazer pipi 
 Porque penico 
 Não tinha ali 
 Mas era feita 
 Com muito esmero 
 Na Rua dos Bobos 
 Número Zero. 

Vinícius de Moraes

http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49255/

 

Depois de uma primeira leitura, o professor indagará os alunos:

  • No primeiro texto, quem procura, encontra, entrega e perde?
  • Essa forma apareceu escrita no poema?
  • Como foi possível recuperá-la?
  • No segundo texto, nos versos "Não tinha teto/Não tinha nada/Mas era feita", qual o sujeito das formas verbais?
  • Como é possível recuperar esse sujeito?

 

Após respondidas oralmente as questões, o professor dirá aos alunos sobre a existência de termos que correspondem à omissão de palavras: a ELIPSE e o ZEUGMA. 

 

 

Atividade 2

 

O professor encaminhará os alunos para a diferenciação dos termos elipse e zeugma.

  • Professor, é importante salientar que o zeugma é um tipo de elipse, porque consiste num tipo de omissão; todavia, trata-se da omissão de um termo já expresso anteriormente.

Para isso, primeiramente, retomará os poemas da atividade anterior para questionar:

  • O que houve de igual e diferente com relação à omissão das palavras?

 

  • Professor, espera-se que o aluno diga que a relação de semelhança é dada pelo não emprego de uma palavra e que a relação de diferença é que: no primeiro texto, a palavra omitida é subtendida pelo contexto linguístico, e no texto 2, a palavra omitida já foi citada anteriormente no próprio texto.

 

O professor dará mais exemplos e pedirá para os alunos analisarem conforme direcionou a explicação anterior:

A) Fomos à praia ontem.

Pelo Brasil afora, muita pobreza.

B) Na casa dela só havia móveis antigos; na minha, só móveis modernos.

A cada um o que é seu.

C) Vamos jogar, só nós dois? Você chuta para mim e eu para você.

Sobre a mesa, apenas um copo d' água e uma maçã 

D) "No mar tanta tormenta e tanto dano, tantas vezes a morte apercebida? (Camões)

A manhã estava ensolarada; a praia, cheia de gente.

 

  • Professor, é importante falar também sobre o que NÃO É ELIPSE. Veja:

 Peça aos alunos para acessarem o site abaixo e lerem o trecho do Hino Nacional.

http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Figuras_Lingu%C3%ADsticas/Elipse 

 

Observe este trecho do hino do Brasil:

"...
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada
..."

O sujeito nada mais é do que Terra adorada. Observe que não ocorre nenhum tipo de elipse, pois não podemos colocar o termo Terra adorada em nenhum dos versos, a não ser que colocássemos outros termos. Exemplo:

...
A Terra adorada é gigante pela própria natureza,
A Terra adorada és belaa Terra adorada és forte, impávido colosso,
E o seu futuro, Terra adorada, espelha essa grandeza.
...

Teríamos que anexar vírgulas, artigos, verbos de ligação, alterar a flexão verbal e ainda alterar o gênero do adjetivo, pois na versão original ocorre a Silepse, ou seja, isso não se trata de elipse.

 

 

Atividade 3

 

O professor entregará xerocópias aos alunos do texto de Humberto de Campos, transcrito abaixo

 

 O SONÂMBULO

 

Certo indivíduo, conhecido como vivedor, aboletou-se, no caminho de sua vida, no solar dum homem bonacheirão e abastado, que lhe abrira as portas para um descanso ligeiro. Nos primeiros dias, o dono suportou galhardamente o hóspede, oferecendo-lhe o melhor trato, fornecendo-lhe a melhor cama, o melhor vinho, os melhores charutos.

Passada, porém, a primeira quinzena, começou a pensar em um meio, que não fosse grosseiro, de livrar-se do importuno, e achou-o. Tinham os dois acabado de almoçar e repousavam, lendo jornais e fumando havanas, à sombra das árvores.

De repente, o hospedeiro recosta-se pesadamente na cadeira, cerra os olhos, deixa cair a folha e o charuto, simulando um sono profundo. E, como em sonho, principia a falar: Vejam só: que maçada! Esse cavalheiro vem, aloja-se em minha casa, come, bebe, fuma, diverte-se, e nada de entender que sua presença já me está sendo desagradável! Será possível que ele não compreenda isso? – E, soltando um suspiro, pulou da cadeira, esfregando os olhos: Que diabo! É eu dormir depois do almoço, vêm-me logo os pesadelos. E que sonho mau tive eu! Parece até que falei alto, não?

- E o outro, que, de cenho cerrado, prestava atenção a tudo: É exato; você esteve para aí falando; e eu, como vi que se tratava de cousas de sonho, procurei não ouvir para não ser indiscreto. A palavra dos homens só têm valor, mesmo, quando eles a proferem acordados. E o hóspede continuou na casa por mais três anos e quatro meses, isto é, até a transferência da propriedade, comendo do melhor prato, dormindo na melhor cama, bebendo do melhor vinho, fumando os melhores charutos.

 Disponível em:

http://informativobatista.zoomblog.com/archivo/2008/08/22/o-Sonmbulo.html

 

Em seguida, solicitará aos discentes que trabalhem em duplas para listarem as elipses existentes no texto.

 

Para maiores detalhes quanto à identificação, conferir em: http://www.filologia.org.br/revista/34/03.htm

 

Uma vez encontradas as elipses, o professor, então, questionará:

  • Qual a razão da omissão, por exemplo, da expressão "os dois" em "Tinham os dois acabado de almoçar e repousavam" e da expressão "hospedeiro" em "De repente, o hospedeiro recosta-se pesadamente na cadeira, cerra os olhos, deixa cair a folha e o charuto, simulando um sono profundo "?
  • O que isso traz ao texto?
  • Caso não fosse assim, como seria a leitura? E a compreensão?

 

  • Professor, destaque com os alunos a necessidade de omitir termos para tornar a leitura mais fluida e interessante. Sugira-lhes o quão monótona seria a leitura caso o sujeito das formas verbais, sendo o mesmo, fosse sempre repetido.

Ex.: Ricardo adora nadar e Ricardo adora conversar. Ricardo busca sempre o melhor para sua vida; mesmo assim Ricardo sofre.

 

 

Atividade 4

 

Chegou o momento de os alunos pesquisarem na internet, com seus classmates, exemplos de elipses. Após a pesquisa, deverão escolher 3 exemplos para relatarem à turma os efeitos de sentido que perceberam no uso da omissão.

Exemplo:

 

CORINTHIANS

Adriano atrasa, não treina e recebe multa de 10% do salário

http://g1.globo.com/ (Acesso em 20/09/11)

 

 


 

Recursos Complementares
Avaliação
  • O aluno será avaliado com base nos exercícios de identificação e diferenciação da elipse e do zeugma, bem como na análise de sentido desses recursos em textos.
Opinião de quem acessou

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