26/09/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
- A relação cortesia, trovadorismo e cavalaria.
- O contexto em que se desenvolveu o trovadorismo.
- O amor cortês e o trovadorismo como partes de uma ética ou ideal de cavalaria.
- O surgimento do amor cortês.
- As regiões de manifestação do amor cortês e do trovadorismo.
- As cortes “patronas” dos trovadores.
- Feudalismo, cavalaria e amor cortês, uma relação possível?
-Noções sobre as estruturas básicas do Feudalismo.
-Noções sobre o ideal cavaleiresco.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar a abordagem do tema, é importante que o aluno compreenda que o amor, como o conhecemos hoje, não é propriamente um elemento inerente à natureza humana, mas às relações sociais. Quer dizer, o amor conheceu várias manifestações, específicas de acordo com a sociedade em que se desenvolveu e foi conceituado.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Para dar início à primeira aula, o professor deverá apresentar e indagar de seus alunos se eles reconhecem as seguintes cenas, se sabem o que representam e se conseguem contextualizá-las:
- Imagem 1: O trovadorismo medieval (disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-OgJPNb7RUSI/TZuuWOlyAQI/AAAAAAAAABA/00LwTSjzTJs/s1600/trovadorismo.jpg);
- Imagem 2: Tristão e Isolda observados pelo Rei Marcos da Cornualha (disponível em: http://www.essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2011/03/trovadorismo-imagem.png);
- Imagem 3: Jardim dos trovadores (disponível em: http://files.medioportugues.webnode.com.br/200000029-4225e431f3/Imagemficha6.png).
A seguir, o professor deverá dispor os alunos em círculo e discutir a respeito do trovadorismo e sobre o que sabem sobre ele. Deverão ser discutidos os seguintes pontos:
- Como se davam os encontros trovadorescos?
- A quem se dirigiam as canções?
- Qual era o conteúdo das canções?
- Quem eram os trovadores?
Aula 2
No início da segunda aula, o professor deverá distribuir entre os estudantes os textos abaixo:
- Texto 1 (disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm);
- Texto 2 (disponível em: http://www.gostodeler.com.br/materia/12188/o_trovadorismo_e_o_amor_cortes.html);
- Texto 3 (disponível em: http://www.brasilescola.com/literatura/trovadorismo.htm).
Uma vez feita a leitura, o professor deverá pedir aos alunos que redijam um texto de 20 linhas a respeito do trovadorismo. O texto deverá conter os seguintes pontos:
- Características do trovadorismo;
- A relação amor cortês, trovadorismo, cavalaria e sociedade feudal.
Aula 3
A terceira aula servirá para a preparação de uma apresentação teatral. O tema será o de Tristão e Isolda, grande símbolo de amor cortês medieval. Para que sejam preparadas, os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos de seis a sete pessoas. É importante que os estudantes tenham o máximo de conhecimento sobre o assunto, adquirido ao longo das aulas anteriores, e que, claro, conheçam a história de Tristão e Isolda. Sugerimos, portanto, que sejam distribuídas entre os grupos cópias dos textos abaixo:
- Texto 1, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trist%C3%A3o_e_Isolda
- Texto 2, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trist%C3%A3o_e_Isolda
- Texto 3, disponível em: http://www.misteriosantigos.com/tristao_isolda.htm
Esses textos deverão ajudar os alunos na preparação da atividade, não precisando, entretanto, ficar muito presos à história. Afinal, a criatividade é elemento essencial em uma apresentação teatral! Os alunos poderão, por exemplo, encenar uma versão moderna do romance de Tristão e Isolda, como foi feita recentemente com Romeu e Julieta, em um filme estrelado por Leonardo di Caprio.
Além desses textos, como forma de inspiração, o professor poderá passar para os seus alunos o filme Tristão e Isolda, do ano de 2006.
As apresentações deverão durar em torno de 20 minutos e tomarão o tempo das aulas 4 e 5.
Aulas 4 e 5
Atividade teatral
Estas aulas estarão reservadas à apresentação teatral dos alunos.
CONCLUSÂO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender a conexão entre amor cortês, trovadorismo, cavalaria e a sociedade feudal, meio em que se difundiu. Os estudantes perceberão, no amor cortês, as origens do amor moderno, como o conhecemos hoje, bem específico de uma sociedade ocidental, nascida em um período prolífico das artes e da literatura.
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo dos debates, assim como os textos elaborados deverão ser avaliados em conteúdo e consistência. Além disso, durante as representações teatrais, o professor deverá ficar atento à criatividade dos alunos e à sua participação.
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