Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O amor cortês, a cavalaria e a sociedade feudal

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A relação cortesia, trovadorismo e cavalaria.

- O contexto em que se desenvolveu o trovadorismo.

- O amor cortês e o trovadorismo como partes de uma ética ou ideal de cavalaria.

- O surgimento do amor cortês.

- As regiões de manifestação do amor cortês e do trovadorismo.

- As cortes “patronas” dos trovadores.

- Feudalismo, cavalaria e amor cortês, uma relação possível?

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Noções sobre as estruturas básicas do Feudalismo.

-Noções sobre o ideal cavaleiresco.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Antes de iniciar a abordagem do tema, é importante que o aluno compreenda que o amor, como o conhecemos hoje, não é propriamente um elemento inerente à natureza humana, mas às relações sociais. Quer dizer, o amor conheceu várias manifestações, específicas de acordo com a sociedade em que se desenvolveu e foi conceituado.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Para dar início à primeira aula, o professor deverá apresentar e indagar de seus alunos se eles reconhecem as seguintes cenas, se sabem o que representam e se conseguem contextualizá-las:

- Imagem 1: O trovadorismo medieval (disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-OgJPNb7RUSI/TZuuWOlyAQI/AAAAAAAAABA/00LwTSjzTJs/s1600/trovadorismo.jpg);

Trovadorismo medieval

- Imagem 2: Tristão e Isolda observados pelo Rei Marcos da Cornualha (disponível em: http://www.essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2011/03/trovadorismo-imagem.png);

Tristão e Isolda

- Imagem 3: Jardim dos trovadores (disponível em: http://files.medioportugues.webnode.com.br/200000029-4225e431f3/Imagemficha6.png).

Jardim dos trovadores

A seguir, o professor deverá dispor os alunos em círculo e discutir a respeito do trovadorismo e sobre o que sabem sobre ele. Deverão ser discutidos os seguintes pontos:

- Como se davam os encontros trovadorescos?

- A quem se dirigiam as canções?

- Qual era o conteúdo das canções?

- Quem eram os trovadores?

 

Aula 2

No início da segunda aula, o professor deverá distribuir entre os estudantes os textos abaixo:

- Texto 1 (disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm);

- Texto 2 (disponível em: http://www.gostodeler.com.br/materia/12188/o_trovadorismo_e_o_amor_cortes.html);

- Texto 3 (disponível em: http://www.brasilescola.com/literatura/trovadorismo.htm).

Uma vez feita a leitura, o professor deverá pedir aos alunos que redijam um texto de 20 linhas a respeito do trovadorismo. O texto deverá conter os seguintes pontos:

- Características do trovadorismo;

- A relação amor cortês, trovadorismo, cavalaria e sociedade feudal.

 

Aula 3

A terceira aula servirá para a preparação de uma apresentação teatral. O tema será o de Tristão e Isolda, grande símbolo de amor cortês medieval. Para que sejam preparadas, os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos de seis a sete pessoas. É importante que os estudantes tenham o máximo de conhecimento sobre o assunto, adquirido ao longo das aulas anteriores, e que, claro, conheçam a história de Tristão e Isolda. Sugerimos, portanto, que sejam distribuídas entre os grupos cópias dos textos abaixo:

- Texto 1, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trist%C3%A3o_e_Isolda

- Texto 2, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trist%C3%A3o_e_Isolda

- Texto 3, disponível em: http://www.misteriosantigos.com/tristao_isolda.htm

Esses textos deverão ajudar os alunos na preparação da atividade, não precisando, entretanto, ficar muito presos à história. Afinal, a criatividade é elemento essencial em uma apresentação teatral! Os alunos poderão, por exemplo, encenar uma versão moderna do romance de Tristão e Isolda, como foi feita recentemente com Romeu e Julieta, em um filme estrelado por Leonardo di Caprio.

Além desses textos, como forma de inspiração, o professor poderá passar para os seus alunos o filme Tristão e Isolda, do ano de 2006.

As apresentações deverão durar em torno de 20 minutos e tomarão o tempo das aulas 4 e 5.

 

Aulas 4 e 5

Atividade teatral

Estas aulas estarão reservadas à apresentação teatral dos alunos.

 

CONCLUSÂO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender a conexão entre amor cortês, trovadorismo, cavalaria e a sociedade feudal, meio em que se difundiu. Os estudantes perceberão, no amor cortês, as origens do amor moderno, como o conhecemos hoje, bem específico de uma sociedade ocidental, nascida em um período prolífico das artes e da literatura.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo dos debates, assim como os textos elaborados deverão ser avaliados em conteúdo e consistência. Além disso, durante as representações teatrais, o professor deverá ficar atento à criatividade dos alunos e à sua participação. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.