04/10/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Relevo; Hidrosfera; Clima; Vegetação e diversidades da África.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Reflexão sobre o continente Africano
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor irá solicitar aos alunos que através de seu laptop interligado à internet assistam a um vídeo que traz a letra de uma música para que possam através da música fazer uma reflexão. Conforme apresentado no link e tela abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=QyJPAp9WSYI. Acessado em 16/09/2011.
Após a turma ter assistido ao vídeo e ouvido a música o professor irá levantar algumas questões para estabelecer um momento de reflexão e debate em sala.
Neste momento, o professor irá primeiramente ouvir a opinião da turma sobre o assunto e pedir para que eles tentem relacionar suas respostas com a letra da música e o que tem de conhecimento sobre o continente, é necessário que o professor incentive todos os alunos a fazerem suas reflexões e falarem sobre elas.
Após ter ouvido toda a turma o professor irá dar suas contribuições e deverá fazer uma abordagem geral sobre os impactos da escravidão para o continente, dentre eles, a queda populacional que perdurou por vários anos nos Países africanos e os reais motivos que levaram os países estrangeiros a colonizar a África, ressaltando o interesse em mãos de obra que em outras colônias estavam escassas.
Atividade 2 – A economia do continente Africano
Para desenvolver está atividade o professor irá solicitar que a turma se divida em grupos de três alunos, consulte os sítios disponíveis abaixo, faça a leitura dos mesmos e escrevam um texto apontando alguns aspectos sobre a economia do continente africano, dentre eles:
Sítios para leitura:
Imagem disponível em: http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 18/09/2011.
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/?pg=4. Acessado em 18/09/2011.
http://www.suapesquisa.com/geografia/continente_africano.htm. Acessado em 18/09/2011.
http://zengo.over-blog.com/article-4549073.html. Acessado em 18/09/2011.
http://www.ebad.ucad.sn/sites_heberges/mamadoufall/portugais/historia-economica-de-africa.doc/a-historia-de-africa.htm. Acessado em 18/09/2011.
http://chacombolachas.wordpress.com/2007/08/14/economia-tradicional-africana-e-o-trafico-de-escravos/. Acessado em 18/09/2011.
Atividade 3 – Os interesses comerciais dos Países ricos
Novamente a turma será dividida em três alunos, sendo os mesmos que trabalharam na atividade anterior, eles irão consultar os sítios disponíveis abaixo, fazer a leitura dos mesmos e escrever um texto apontando alguns aspectos sobre as relações comercias estabelecidas pelo continente africano, dentre eles:
Sítios para leitura:
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 18/09/2011.
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=34&id=403. Acessado em 18/09/2011.
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=34&id=396. Acessado em 18/09/2011.
http://www.algosobre.com.br/geografia/acordos-economicos.html. Acessado em 18/09/2011.
Atividade 4 – Colocando em prática
O professor irá solicitar que a turma ainda em trio, faça uma discussão sobre todo o conteúdo visto até o momento e estabeleça um comparativo entre música e pesquisa. Usando alguns aspectos para a discussão, dentre eles:
Após os alunos terem discutido sobre o assunto o professor irá solicitar que eles usem o Kpresenter para mostrar o resultado das discussões.
Atividade 5 – Ainda em prática
Ao término das atividades o professor irá solicitar que os alunos criem um vídeo ilustrando tudo o que foi visto em sala, apontando todas as leituras e discussões realizadas tanto pelos alunos quanto pelo professor.
Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 18/09/2011.
Atividade 6 – Divulgação dos resultados
O professor irá solicitar que a turma junte-se em dois trios ficando grupos de seis alunos construam um blog para divulgar os trabalhos realizados sobre o tema abordado na aula, dentre eles, os textos, os slides e o vídeo.
Durante a construção do blog o professor irá solicitar aos alunos que construam uma crítica, colocando a opinião do grupo sobre o tema estudado. Lembrando que esta atividade também será divulgada no blog. Cada grupo irá usar sua criatividade para elaboração desta atividade e deverá divulgar o blog por toda a escola para que todos tenham conhecimento do tema trabalhado nas aulas.
http://criarumblog.com/.Acessado em 18/09/2011.
Após terem concluído todas as atividades o professor irá pedir para que os grupos apresentem os resultados através do blog construído, onde os alunos irão colocar suas compreensões sobre o tema para o restante da turma e professor, cabe ao professor incentivar todos os alunos a falar apontando suas ideias e fazer o fechamento das atividades explicando todos os aspectos estudados sobre o continente africano.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 19/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 18/09/2011.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 18/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 18/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O filme abaixo pode auxiliar o professor
Diamante de sangue
Ano: 2006
Gênero: Aventura
Duração: 138 min
O livro abaixo pode auxiliar o professor
Histórias da África
Autor: Mendonça, Marina Gusmão de
Editora: LCTE
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates; a elaboração do blog e apresentação do mesmo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!