Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A economia africana e o despertar de interesses comerciais dos Países ricos – UCA.

 

04/10/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender como o processo de colonização interferiu na situação atual da África;
  • Verificar quais são os destaques econômicos do continente africano;
  • Analisar as relações comerciais estabelecidas com o continente africano.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relevo; Hidrosfera; Clima; Vegetação e diversidades da África.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

                                    

Atividade 1 – Reflexão sobre o continente Africano

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor irá solicitar aos alunos que através de seu laptop interligado à internet assistam a um vídeo que traz a letra de uma música para que possam através da música fazer uma reflexão. Conforme apresentado no link e tela abaixo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=QyJPAp9WSYI. Acessado em 16/09/2011.

Video 1 aula 2

 

Após a turma ter assistido ao vídeo e ouvido a música o professor irá levantar algumas questões para estabelecer um momento de reflexão e debate em sala.

  • Que reflexões a música traz?
  • Qual a relação que podemos estabelecer entre a escravidão e os problemas enfrentados pela África atual?
  • Quais os impactos da colonização para o continente?

 Neste momento, o professor irá primeiramente ouvir a opinião da turma sobre o assunto e pedir para que eles tentem relacionar suas respostas com a letra da música e o que tem de conhecimento sobre o continente, é necessário que o professor incentive todos os alunos a fazerem suas reflexões e falarem sobre elas.

Após ter ouvido toda a turma o professor irá dar suas contribuições e deverá fazer uma abordagem geral sobre os impactos da escravidão para o continente, dentre eles, a queda populacional que perdurou por vários anos nos Países africanos e os reais motivos que levaram os países estrangeiros a colonizar a África, ressaltando o interesse em mãos de obra que em outras colônias estavam escassas.

 

Atividade 2 – A economia do continente Africano

 

Para desenvolver está atividade o professor irá solicitar que a turma se divida em grupos de três alunos, consulte os sítios disponíveis abaixo, faça a leitura dos mesmos e escrevam um texto apontando alguns aspectos sobre a economia do continente africano, dentre eles:

 

  • Quais são os destaques econômicos do continente?
  • Quais países destacam economicamente?
  • Fazer uma análise sobre o PIB do continente.

 

Sítios para leitura:

 

Menino ilustrativo 

 Imagem disponível em: http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 18/09/2011.

 

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/?pg=4. Acessado em 18/09/2011.

http://www.suapesquisa.com/geografia/continente_africano.htm. Acessado em 18/09/2011.

http://zengo.over-blog.com/article-4549073.html. Acessado em 18/09/2011.

http://www.ebad.ucad.sn/sites_heberges/mamadoufall/portugais/historia-economica-de-africa.doc/a-historia-de-africa.htm. Acessado em 18/09/2011.

http://chacombolachas.wordpress.com/2007/08/14/economia-tradicional-africana-e-o-trafico-de-escravos/. Acessado em 18/09/2011.

 

Atividade 3 – Os interesses comerciais dos Países ricos

 

Novamente a turma será dividida em três alunos, sendo os mesmos que trabalharam na atividade anterior, eles irão consultar os sítios disponíveis abaixo, fazer a leitura dos mesmos e escrever um texto apontando alguns aspectos sobre as relações comercias estabelecidas pelo continente africano, dentre eles:

 

  • Os Países do continente africano depende economicamente de outros?
  • Existe algum País que recebe ajuda externa?
  • Os Países do continente africano pertence a algum bloco econônico?

 

Sítios para leitura:

Imagem para ilustração

 Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 18/09/2011.

 

http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=34&id=403. Acessado em 18/09/2011.

http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=34&id=396. Acessado em 18/09/2011.

http://www.algosobre.com.br/geografia/acordos-economicos.html. Acessado em 18/09/2011.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 4 – Colocando em prática

 

O professor irá solicitar que a turma ainda em trio, faça uma discussão sobre todo o conteúdo visto até o momento e estabeleça um comparativo entre música e pesquisa. Usando alguns aspectos para a discussão, dentre eles:

 

  • A atual situação do continente africano é resquício de todo processo vivido desde a escravidão?
  • O que o País tem feito para mudar a sua situação econômica?

 Após os alunos terem discutido sobre o assunto o professor irá solicitar que eles usem o Kpresenter para mostrar o resultado das discussões.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Atividade 5 – Ainda em prática

 

Ao término das atividades o professor irá solicitar que os alunos criem um vídeo ilustrando tudo o que foi visto em sala, apontando todas as leituras e discussões realizadas tanto pelos alunos quanto pelo professor.

 

  • Passos para gravar o vídeo:

 

  •  1° Passo: Configuração do som do laptop:

 

  • Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.

 

Camera

 Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 18/09/2011.

 

  • 2° Passo: Gravando o vídeo

 

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

 

Atividade 6 – Divulgação dos resultados

 

O professor irá solicitar que a turma junte-se em dois trios ficando grupos de seis alunos construam um blog para divulgar os trabalhos realizados sobre o tema abordado na aula, dentre eles, os textos, os slides e o vídeo.

Durante a construção do blog o professor irá solicitar aos alunos que construam uma crítica, colocando a opinião do grupo sobre o tema estudado. Lembrando que esta atividade também será divulgada no blog. Cada grupo irá usar sua criatividade para elaboração desta atividade e deverá divulgar o blog por toda a escola para que todos tenham conhecimento do tema trabalhado nas aulas.

 

  • Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:

 

http://criarumblog.com/.Acessado em 18/09/2011.

 

Criar um blog  

 

Após terem concluído todas as atividades o professor irá pedir para que os grupos apresentem os resultados através do blog construído, onde os alunos irão colocar suas compreensões sobre o tema para o restante da turma e professor, cabe ao professor incentivar todos os alunos a falar apontando suas ideias e fazer o fechamento das atividades explicando todos os aspectos estudados sobre o continente africano.

 

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 19/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 18/09/2011. 

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 18/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 18/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

 

 

O filme abaixo pode auxiliar o professor

Diamante de sangue

Ano: 2006

Gênero: Aventura

Duração: 138 min

 

O livro abaixo pode auxiliar o professor

Histórias da África

Autor: Mendonça, Marina Gusmão de

Editora: LCTE

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates; a elaboração do blog e apresentação do mesmo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.