Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os investimentos estrangeiros auxiliam para o desenvolvimento econômico do continente africano? – UCA.

 

04/10/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar se existe algum País que investe no continente africano;
  • Verificar quais são os Países investidores e quais são os beneficiados com estes investimentos;
  • Entender os verdadeiros objetivos envoltos a essas relações;
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aspectos físicos e econômicos do continente africano.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

 

Atividade 1 – Entendendo alguns aspectos do continente africano

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor irá organizar a turma em cinco grupos, a quantidade de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.

 

 

Os grupos irão através do laptop interligado a internet, ler as informações contidas nos sítios com endereços informados a seguir, discutir sobre as informações contidas nas páginas e responder as questões abaixo:

 

  • Existe algum País que investe no continente africano?
  • Se sim, quais são esses Países investidores e quais são os Países investidos?
  • Quais são os objetivos desses Países, ou seja, que motivos tem para se fazer isso?

 

Menino ilustrativo

 Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/09/2011.

 

Sítios que serão usados para leitura.

 

http://expansao.sapo.ao/home/opinioes/colunistas/artigos/manuel_alves_da_rocha/2010_4. Acessado em 18/09/2011.

http://www.angola.or.jp/index.php/about_angola/geography. Acessado em 18/09/2011.

http://www.africa21digital.com/noticia.kmf?cod=10794990&canal=405. Acessado em 18/09/2011.

http://www.angolaemb.se/Actualidades/Combate%20a%20pobreza.pdf. Acessado em 18/09/2011.

http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR2/paises_industrializados.htm. Acessado em 18/09/2011.

http://www.ri.pucminas.br/minionu/include/ominionu/arquivo/doc_51.pdf. Acessado em 18/09/2011.

http://causa-africana.blogspot.com/. Acessado em 18/09/2011.

https://www.bluesteps.com/Regions/Brasil/Mercados-emergentes-em-foco-Devemos-investir-na-africa.aspx. Acessado em 18/09/2011.

 

Em seguida, os grupos irão no Kword do laptop elaborar um texto fazendo os comentários das discussões levantadas pelo grupo.

   

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Terminado a elaboração do texto eles irão responder as questões usando o Kpresenter do laptop.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

Em seguida o professor irá fazer um debate em sala ouvindo todos os questionamentos da turma, neste momento cabe ao professor ser o mediador do debate e fazer o fechamento das discussões levantadas em sala.

 

Atividade 2 – Investimentos estrangeiros

 

Após todos os alunos terem realizado a primeira atividade o professor irá solicitar que ainda em grupos assistam a dois vídeos disponíveis abaixo e reflita sobre as seguintes questões:

 

  • Por que os países estão investindo nos países africanos?
  • Que benefícios estes investimentos traz para os países africanos?
  • Antes da copa do mundo vários países investiram na África do Sul. Que benefícios estes investimentos trouxeram para o País?

 

Vídeos disponíveis nos links e tela abaixo:

 http://video.br.msn.com/watch/video/china-quer-plantar-na-africa/aorjhmuf?cpkey=12ec2bfc-a9d3-4acc-82b3-c2668e7e4c12%7c%7c%7c%7c. Acessado em 19/09/2011.

Video 1 aula 3

 

http://videos.sapo.pt/eWO8z6bH9jgl92Mqw2zh. Acessado em 19/09/2011.

Video 2 aula 3

 

Após terem assistido aos vídeos os alunos irão através do Kword do laptop escrever um texto colocando suas reflexões sobre os vídeos onde deverão conter as respostas das questões usadas para reflexão.

  

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

Ao término da atividade o professor irá fazer um debate com toda a turma onde os alunos irão colocar suas reflexões sobre os vídeos e o professor irá fazer o fechamento sobre o assunto.

 

Atividade 3 – Colocando em prática

 

Após os estudos realizados os grupos irão através do laptop fazer um vídeo e uma paródia contendo um comentário geral sobre sua compreensão a respeito dos temas estudados até o momento sobre o continente africano.

 

  • Passos para gravar o vídeo:

 

  • 1° Passo: Configuração do som do laptop:

 

  • Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.

 

Camera

 Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 15/09/2011.

 

  • 2° Passo: Gravando o vídeo

 

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

 

Atividade 4 – Apresentando os resultados

 

Microfone 

 

Imagem disponível em: http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 15/09/2011.

 

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Lembrando que cada grupo terá vinte minutos para apresentação, e que eles apresentaram o resultado de todas as atividades, dentre eles, os textos, a apresentação no Kpresenter, o vídeo e a paródia. No intervalo das apresentações o professor irá apontar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção exporem o que compreenderam a respeito do tema estudado e apresentado pelo grupo.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala e ampliar as explicações através de seu conhecimento a respeito do assunto abordado, aprofundando um pouco mais nas discussões e amarrando as ideias levantadas pela turma durante o debate.

 

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.webartigos.com/articles/41729/1/O-CONTINENTE-AFRICANO-PRINCIPAL-ATRACAO-DOS-INVESTIMENTOS-INTERNACIONAIS-INCLUSIVE-BRASILEIROS/pagina1.html. Acessado em 19/09/2011.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 14/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.geocities.ws/africatur/cont.html. Acessado em 18/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.