04/10/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Aspectos físicos e econômicos do continente africano.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Entendendo alguns aspectos do continente africano
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor irá organizar a turma em cinco grupos, a quantidade de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Os grupos irão através do laptop interligado a internet, ler as informações contidas nos sítios com endereços informados a seguir, discutir sobre as informações contidas nas páginas e responder as questões abaixo:
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/09/2011.
Sítios que serão usados para leitura.
http://expansao.sapo.ao/home/opinioes/colunistas/artigos/manuel_alves_da_rocha/2010_4. Acessado em 18/09/2011.
http://www.angola.or.jp/index.php/about_angola/geography. Acessado em 18/09/2011.
http://www.africa21digital.com/noticia.kmf?cod=10794990&canal=405. Acessado em 18/09/2011.
http://www.angolaemb.se/Actualidades/Combate%20a%20pobreza.pdf. Acessado em 18/09/2011.
http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR2/paises_industrializados.htm. Acessado em 18/09/2011.
http://www.ri.pucminas.br/minionu/include/ominionu/arquivo/doc_51.pdf. Acessado em 18/09/2011.
http://causa-africana.blogspot.com/. Acessado em 18/09/2011.
https://www.bluesteps.com/Regions/Brasil/Mercados-emergentes-em-foco-Devemos-investir-na-africa.aspx. Acessado em 18/09/2011.
Em seguida, os grupos irão no Kword do laptop elaborar um texto fazendo os comentários das discussões levantadas pelo grupo.
Terminado a elaboração do texto eles irão responder as questões usando o Kpresenter do laptop.
Em seguida o professor irá fazer um debate em sala ouvindo todos os questionamentos da turma, neste momento cabe ao professor ser o mediador do debate e fazer o fechamento das discussões levantadas em sala.
Atividade 2 – Investimentos estrangeiros
Após todos os alunos terem realizado a primeira atividade o professor irá solicitar que ainda em grupos assistam a dois vídeos disponíveis abaixo e reflita sobre as seguintes questões:
Vídeos disponíveis nos links e tela abaixo:
http://video.br.msn.com/watch/video/china-quer-plantar-na-africa/aorjhmuf?cpkey=12ec2bfc-a9d3-4acc-82b3-c2668e7e4c12%7c%7c%7c%7c. Acessado em 19/09/2011.
http://videos.sapo.pt/eWO8z6bH9jgl92Mqw2zh. Acessado em 19/09/2011.
Após terem assistido aos vídeos os alunos irão através do Kword do laptop escrever um texto colocando suas reflexões sobre os vídeos onde deverão conter as respostas das questões usadas para reflexão.
Ao término da atividade o professor irá fazer um debate com toda a turma onde os alunos irão colocar suas reflexões sobre os vídeos e o professor irá fazer o fechamento sobre o assunto.
Atividade 3 – Colocando em prática
Após os estudos realizados os grupos irão através do laptop fazer um vídeo e uma paródia contendo um comentário geral sobre sua compreensão a respeito dos temas estudados até o momento sobre o continente africano.
Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 15/09/2011.
Atividade 4 – Apresentando os resultados
Imagem disponível em: http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 15/09/2011.
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Lembrando que cada grupo terá vinte minutos para apresentação, e que eles apresentaram o resultado de todas as atividades, dentre eles, os textos, a apresentação no Kpresenter, o vídeo e a paródia. No intervalo das apresentações o professor irá apontar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção exporem o que compreenderam a respeito do tema estudado e apresentado pelo grupo.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala e ampliar as explicações através de seu conhecimento a respeito do assunto abordado, aprofundando um pouco mais nas discussões e amarrando as ideias levantadas pela turma durante o debate.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.webartigos.com/articles/41729/1/O-CONTINENTE-AFRICANO-PRINCIPAL-ATRACAO-DOS-INVESTIMENTOS-INTERNACIONAIS-INCLUSIVE-BRASILEIROS/pagina1.html. Acessado em 19/09/2011.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 14/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.geocities.ws/africatur/cont.html. Acessado em 18/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!