Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O rural e o urbano frente às novas perspectivas do continente africano – UCA.

 

04/10/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o número da população urbana e rural do continente africano;
  • Analisar o crescimento da população urbana no continente e suas consequências;
  • Verificar quais as ações estão sendo feitas para que este crescimento não seja resultado de aumento da fome e pobreza.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formação do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima; Vegetação e População do continente africano.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

 

Atividade 1 – O rural e o urbano no continente

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá dividir a turma em quatro grupos, sendo que, o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.

 

Imagem 1

Imagem disponível em: http://www.geocities.ws/africatur/cont.html. Acessado em 18/09/2011.

 

Primeiramente os grupos irão realizar uma pesquisa, através do laptop interligado a internet, abordando alguns aspectos, dentre eles:

 

  • População rural do continente africano;
  • População urbana do continente africano;
  • O crescimento da população urbana;
  • As consequências desse crescimento para os Países; 

Os grupos irão primeiramente fazer a leitura de alguns sítios que trazem estas informações e usando o Kword do laptop escrever um texto comentando as reflexões estabelecidas pelo grupo.

 

Sugestões de sítios para a pesquisa: (outros sítios poderão ser pesquisados)

 

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/?pg=5. Acessado em 19/09/2011.

http://mundogeografico.sites.uol.com.br/geral02.htm. Acessado em 19/09/2011.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/100/5/O-MEIO-RURAL-E-O-URBANO/Paacutegina5.html. Acessado em 19/09/2011.

http://www.ieham.org/html/docs/A_indispensavel_Terra_Africana.pdf. Acessado em 19/09/2011.

http://www.portalbrasil.net/africa.htm. Acessado em 19/09/2011.

http://www.limpoporak.com/pt/pessoas/socioeconomics+in+the+basin/urban+vs+rural/south+africa.aspx. Acessado em 19/09/2011.

http://www.limpoporak.com/pt/pessoas/socioeconomics+in+the+basin/urban+vs+rural/zimbabwe.aspx. Acessado em 19/09/2011.

 

Imagem para ilustração

 Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em: 15/09/2011.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Em seguida o professor irá fazer um debate em sala ouvindo todos os questionamentos da turma, neste momento cabe ao professor ser o mediador do debate e fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais nas discussões e amarrando as ideias levantadas pela turma durante o debate.

 

Atividade 2 – Colocando em prática

 

Novamente os alunos reuniram com os mesmos grupos que estavam trabalhando na atividade anterior e cada grupo irá desenvolver uma atividade abordando as questões estudadas anteriormente, usando como parâmetro o texto escrito e as discussões realizadas.

 

  1. Grupo 1: Irá elaborar uma paródia;

 

Violão

 Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em: 15/09/2011.

  • Grupo 2: Irá fazer um vídeo;

 

  • Passos para gravar o vídeo:

 

  • 1° Passo: Configuração do som do laptop:

 

  • Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.

 

Camera ilustrativa

Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em: 15/09/2011. 

 

  • 2° Passo: Gravando o vídeo

 

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

 

  • Grupo 3: Irá criar um blog;

 

  • Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo e seguir os passos mostrados na página.

 

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 18/09/2011.

 

Criar um blog

 

  • Grupo 4: Fazer um poema e colocar no Kpresenter.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Atividade 3 – Apresentação dos resultados

 

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, computador e instrumento musical, caso o grupo for usar.

Lembrando que cada grupo terá quinze minutos para apresentação, sendo que eles irão apresentar o texto elaborado na primeira atividade e o que ficou proposto para o grupo na segunda atividade, no intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelos grupos quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais o debate e amarrando as ideias levantadas pela turma durante as apresentações e discussões.

 

Atividade 4 – Divulgação dos resultados

 

O professor irá solicitar aos grupos que divulguem as atividades que fizeram dentre elas, vídeo, paródia e poema no blog que o grupo 3 criou. Os textos elaborados pelos grupos também deverão estar presentes no blog.

Depois cada grupo terá que elaborar um comentário sobre o conteúdo estudado e divulgar no blog.

O blog deverá ser divulgado por toda a escola para que todos tenham conhecimento do trabalho.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

 

http://www.ieham.org/html/docs/A_indispensavel_Terra_Africana.pdf. Acessado em 19/09/2011. Contém informações que poderá auxiliar o professor.

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 18/09/2011. Sítio usado para elaborar o blog.

http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.geocities.ws/africatur/cont.html. Acessado em 18/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e a divulgação dos trabalhos no blog.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.