04/10/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Formação do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima; Vegetação e População do continente africano.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – O rural e o urbano no continente
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá dividir a turma em quatro grupos, sendo que, o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Imagem disponível em: http://www.geocities.ws/africatur/cont.html. Acessado em 18/09/2011.
Primeiramente os grupos irão realizar uma pesquisa, através do laptop interligado a internet, abordando alguns aspectos, dentre eles:
Os grupos irão primeiramente fazer a leitura de alguns sítios que trazem estas informações e usando o Kword do laptop escrever um texto comentando as reflexões estabelecidas pelo grupo.
Sugestões de sítios para a pesquisa: (outros sítios poderão ser pesquisados)
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/?pg=5. Acessado em 19/09/2011.
http://mundogeografico.sites.uol.com.br/geral02.htm. Acessado em 19/09/2011.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/100/5/O-MEIO-RURAL-E-O-URBANO/Paacutegina5.html. Acessado em 19/09/2011.
http://www.ieham.org/html/docs/A_indispensavel_Terra_Africana.pdf. Acessado em 19/09/2011.
http://www.portalbrasil.net/africa.htm. Acessado em 19/09/2011.
http://www.limpoporak.com/pt/pessoas/socioeconomics+in+the+basin/urban+vs+rural/south+africa.aspx. Acessado em 19/09/2011.
http://www.limpoporak.com/pt/pessoas/socioeconomics+in+the+basin/urban+vs+rural/zimbabwe.aspx. Acessado em 19/09/2011.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em: 15/09/2011.
Em seguida o professor irá fazer um debate em sala ouvindo todos os questionamentos da turma, neste momento cabe ao professor ser o mediador do debate e fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais nas discussões e amarrando as ideias levantadas pela turma durante o debate.
Atividade 2 – Colocando em prática
Novamente os alunos reuniram com os mesmos grupos que estavam trabalhando na atividade anterior e cada grupo irá desenvolver uma atividade abordando as questões estudadas anteriormente, usando como parâmetro o texto escrito e as discussões realizadas.
Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em: 15/09/2011.
Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em: 15/09/2011.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 18/09/2011.
Atividade 3 – Apresentação dos resultados
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, computador e instrumento musical, caso o grupo for usar.
Lembrando que cada grupo terá quinze minutos para apresentação, sendo que eles irão apresentar o texto elaborado na primeira atividade e o que ficou proposto para o grupo na segunda atividade, no intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelos grupos quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais o debate e amarrando as ideias levantadas pela turma durante as apresentações e discussões.
Atividade 4 – Divulgação dos resultados
O professor irá solicitar aos grupos que divulguem as atividades que fizeram dentre elas, vídeo, paródia e poema no blog que o grupo 3 criou. Os textos elaborados pelos grupos também deverão estar presentes no blog.
Depois cada grupo terá que elaborar um comentário sobre o conteúdo estudado e divulgar no blog.
O blog deverá ser divulgado por toda a escola para que todos tenham conhecimento do trabalho.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.ieham.org/html/docs/A_indispensavel_Terra_Africana.pdf. Acessado em 19/09/2011. Contém informações que poderá auxiliar o professor.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 18/09/2011. Sítio usado para elaborar o blog.
http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.geocities.ws/africatur/cont.html. Acessado em 18/09/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e a divulgação dos trabalhos no blog.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!