Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Guerra do Paraguai

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender o contexto das relações internacionais na bacia do Prata que levou à Guerra do Paraguai, os conflitos em disputa na Guerra e os desdobramentos da Guerra para o período de crise do Império.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve ter conhecimentos gerais sobre o Segundo Reinado, suas características políticas, econômicas e sociais, ou seja, sobre o contexto anterior à Guerra do Paraguai. Além disso, conhecimentos sobre as relações internacionais na bacia do Prata.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Os alunos deverão assistir ao vídeo disponível em:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=E_CGy1IA4Ok&feature=related

(acesso em: 12 set. 2011);

Parte 2:http://www.youtube.com/watch?v=V8UZatal2ew&feature=related

(acesso em: 12 set. 2011).

 

Depois da exibição do vídeo, o professor deverá fazer uma mesa-redonda para que os alunos discutam o vídeo. Deverão ser ressaltados os seguintes assuntos: a) situação dos países envolvidos antes da Guerra; b) movimentações e principais batalhas; e c) desdobramentos do fim da Guerra.

 

AULA 2

O professor deverá exibir as imagens a seguir e pedir aos alunos que respondam às perguntas, logo abaixo de cada imagem. Depois de respondidas por escrito e guardadas para uma futura atividade, essas respostas deverão ser socializadas oralmente na sala.

Imagem 1:

Guerra do Paraguai 01

Fonte: http://imagenshistoricas.blogspot.com/2010/01/guerra-do-paraguai.html Acesso em: 12 set. 2011.

 

Perguntas:

- O que a imagem representa para vocês?

- Vocês conseguem identificar a pessoa na imagem?

- Identificada a pessoa, por que ela está sob um monte de esqueletos?

- Esta imagem serve à propaganda da Guerra? De que forma?

 

Imagem 2:

Guerra do Paraguai 02

Fonte: http://guerraparaguai.blogspot.com/2010/11/guerra-do-paraguai.html  Acesso em: 12 set. 2011.

 

Perguntas:

- O que representa a imagem?

- Vocês conseguem identificar personagens ou grupos que participaram da Guerra? Quais?

- O que a imagem pode antecipar do que aconteceu depois da Guerra?

 

Imagem 3:

Guerra do Paraguai 03

Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=1007 Acesso em: 12 set. 2011.

 

Perguntas:

- Para vocês, o que representa a imagem?

- Levando em consideração que a imagem mostra, em primeiro plano, um voluntário negro retornando para casa, o que significa a expressão dele e a cena em segundo plano?

- Baseado na imagem, comentem como foi o retorno dos soldados.

 

AULA 3

Os alunos deverão nesta aula, divididos em dois grupos, pesquisar sobre a participação negra e indígena na Guerra do Paraguai (ambos os grupos deverão pesquisar as duas participações). As pesquisas deverão ser feitas via Internet e em livros e, também, basear-se nas atividades das aulas anteriores. O resultado deverá ser apresentado em forma de Mural, na sala e na escola. Deverá ser chamada a atenção para a questão da cidadania e da participação social.

 

Links de sugestão para pesquisa:

http://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6208/3699

(acesso em: 12 set. 2011);

http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/377/286

(acesso em: 12 set. 2011);

http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm

(acesso em: 12 set. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai

(acesso em: 12 set. 2011).

 

CONCLUSÃO

Ao final, os alunos terão compreendido as diversidades de interesses políticos e econômicos envolvidos na Guerra e as formas como a população participou e interpretou a Guerra.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita por aula; em cada uma delas, o professor considerará uma nota. Depois, deverá somar as três aulas, dividindo a soma por três, chegando ao resultado final. Além disso, o aluno deverá fazer um texto refletindo sobre a sua participação e se autoavaliando.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.