26/09/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O aluno deverá compreender o contexto das relações internacionais na bacia do Prata que levou à Guerra do Paraguai, os conflitos em disputa na Guerra e os desdobramentos da Guerra para o período de crise do Império.
O aluno já deve ter conhecimentos gerais sobre o Segundo Reinado, suas características políticas, econômicas e sociais, ou seja, sobre o contexto anterior à Guerra do Paraguai. Além disso, conhecimentos sobre as relações internacionais na bacia do Prata.
Aula 1
Os alunos deverão assistir ao vídeo disponível em:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=E_CGy1IA4Ok&feature=related
(acesso em: 12 set. 2011);
Parte 2:http://www.youtube.com/watch?v=V8UZatal2ew&feature=related
(acesso em: 12 set. 2011).
Depois da exibição do vídeo, o professor deverá fazer uma mesa-redonda para que os alunos discutam o vídeo. Deverão ser ressaltados os seguintes assuntos: a) situação dos países envolvidos antes da Guerra; b) movimentações e principais batalhas; e c) desdobramentos do fim da Guerra.
AULA 2
O professor deverá exibir as imagens a seguir e pedir aos alunos que respondam às perguntas, logo abaixo de cada imagem. Depois de respondidas por escrito e guardadas para uma futura atividade, essas respostas deverão ser socializadas oralmente na sala.
Imagem 1:
Fonte: http://imagenshistoricas.blogspot.com/2010/01/guerra-do-paraguai.html Acesso em: 12 set. 2011.
Perguntas:
- O que a imagem representa para vocês?
- Vocês conseguem identificar a pessoa na imagem?
- Identificada a pessoa, por que ela está sob um monte de esqueletos?
- Esta imagem serve à propaganda da Guerra? De que forma?
Imagem 2:
Fonte: http://guerraparaguai.blogspot.com/2010/11/guerra-do-paraguai.html Acesso em: 12 set. 2011.
Perguntas:
- O que representa a imagem?
- Vocês conseguem identificar personagens ou grupos que participaram da Guerra? Quais?
- O que a imagem pode antecipar do que aconteceu depois da Guerra?
Imagem 3:
Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=1007 Acesso em: 12 set. 2011.
Perguntas:
- Para vocês, o que representa a imagem?
- Levando em consideração que a imagem mostra, em primeiro plano, um voluntário negro retornando para casa, o que significa a expressão dele e a cena em segundo plano?
- Baseado na imagem, comentem como foi o retorno dos soldados.
AULA 3
Os alunos deverão nesta aula, divididos em dois grupos, pesquisar sobre a participação negra e indígena na Guerra do Paraguai (ambos os grupos deverão pesquisar as duas participações). As pesquisas deverão ser feitas via Internet e em livros e, também, basear-se nas atividades das aulas anteriores. O resultado deverá ser apresentado em forma de Mural, na sala e na escola. Deverá ser chamada a atenção para a questão da cidadania e da participação social.
Links de sugestão para pesquisa:
http://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6208/3699
(acesso em: 12 set. 2011);
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/377/286
(acesso em: 12 set. 2011);
http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm
(acesso em: 12 set. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai
(acesso em: 12 set. 2011).
CONCLUSÃO
Ao final, os alunos terão compreendido as diversidades de interesses políticos e econômicos envolvidos na Guerra e as formas como a população participou e interpretou a Guerra.
Links que ajudarão na pesquisa da terceira aula e no aprofundamento geral do tema:
(acesso em: 12 set. 2011);
(acesso em: 12 set. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_da_Tr%C3%ADplice_Alian%C3%A7a
(acesso em: 12 set. 2011).
A avaliação deverá ser feita por aula; em cada uma delas, o professor considerará uma nota. Depois, deverá somar as três aulas, dividindo a soma por três, chegando ao resultado final. Além disso, o aluno deverá fazer um texto refletindo sobre a sua participação e se autoavaliando.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!