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UCA - Vocabulário geográfico: um estudo interdisciplinar

 

22/09/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar morfemas que compõem palavras de um campo lexical da geografia e relacionar o sentido mórfico ao sentido vocabular.
  • Criar um glossário de termos geográficos.
Duração das atividades
4 aulas de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Morfema.
  • Prefixos e sufixos.
  • Processos de formação de palavras.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • interdisciplinaridade;
  • pesquisa teórica;
  • pesquisa de campo;
  • apresentação oral;
  • produção de glossário.

 

Recursos:

  • classmate UCA;
  • internet;
  • visita a um rio.

 

 

ESEBA

 

 

  • Professor, para esta aula ser exitosa, é imprescindível que você trabalhe em pareceria com o professor de Geografia.

 

Aula 1

Atividade 

 

A presente aula aborda o trabalho interdisciplinar com a área de conhecimento "Geografia". Pretende-se, no que tange à Língua Portuguesa, estudar o vocabulário geográfico pertencente a uma parte da área da hidrogeologia: a rede hidrográfica.

Imagem disponível em:

http://e-geo.ineti.pt/bds/lexico_hidro/glossario.aspx?letra=R

 

1

 

Essa aula será destinada a uma visita a algum rio da cidade ou de arredores. Na visita, os alunos terão em mãos seus classmates UCA para fotografar e anotar o que julgarem importante no passeio e/ou conforme orientações docentes.

É importante que, tanto o professor de Português quanto o professor de Geografia acompanhem o passeio e explorem, cada qual, a visita conforme área de conhecimento.

 

Aula 2

Atividade 1

 

Após a visita, o professor de português, selecionará, com a ajuda do professor de Geografia, os termos com os quais pretende trabalhar a composição léxica.

Sugestões:

Hidrografia

Ciência que estuda as características físicas dos oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras.

Este termo também é utilizado em Cartografia para designar a representação cartográfica de elementos hidrográficos.

Afluente

Curso de água que deságua num curso maior ou num lago.

O mesmo que tributário.

 

Aquífero

Estrato ou formação geológica que permite a circulação da água através dos seus poros ou fracturas, de modo a que o Homem possa aproveitá-la em quantidades economicamente viáveis tendo em conta um determinado uso.

O mesmo que reservatório de água subterrânea.

 

Nascente

Local da superfície topográfica onde emerge, naturalmente, uma quantidade apreciável de água subterrânea. Estes locais representam descargas naturais dos aquíferos que alimentam normalmente os cursos de água, podendo eventualmente ser utilizadas para consumo humano, rega, etc. através de obras de captação.

O mesmo que fonte.

 

Desembocadura

Saída ou ponto de descarga de um curso fluvial num outro curso, lago ou mar.

O mesmo que foz.

Todos os termos acima foram retirados de: http://e-geo.ineti.pt/bds/lexico_hidro/glossario.aspx?letra=B

 

  • Professor, caso veja necessidade, trabalhe com mais ou menos termos.

 

A primeira atividade dos alunos é  destacar nas palavras listadas os morfemas (o que pode ser feito consultando um bom dicionário)  e pesquisar na internet, em dicionários ou gramáticas seu sentido:

  • Hidr(o)-
  • -grafia
  • flu-
  • aqu-
  • -fero
  • nasc-
  • -nte
  • boc(a)-
  • -ura

 

 

  • Professor, para essa atividade, separe os alunos em grupos. Ao final, peça a eles que socalizem as respostas para a turma.

 

Atividade 2

 

Depois de identificar os morfemas e seus sentidos e a socialização dos resultados, os alunos, ainda em grupos, terão de propor uma explicação para os termos selecionados por meio dos sentidos dos morfemas que os compõem. Terão de preparar uma apresentação no KPresenter para explicar aos colegas como chegaram à significação (devem, inclusive, tirar dúvidas com o professor de Geografia que detém o conhecimento específico). Além disso, é aconselhado que os alunos adicionem desenhos e fotografias (tiradas no passeio) à exposição e façam uma associação de morfemas com outras palavras do mesmo campo lexical. Exemplo:

No Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 3.0, o morfema Hidr(o)- significa:

elemento de composição
antepositivo do gr. húdór,húdatos 'água', na f. antepositiva gr. hudro- (que se representa em lat.cl. por vários emprt.); ocorre em voc. já formados no gr.cl., já no curso das línguas modernas de cultura em numerosas formas, quase sempre da terminologia científica internacional; reveste as acp. de: 1) 'água, líquido': hidrante, hidratar, hidrato, hidráulica, hidraulo, hidrelétrico/hidroelétrico, hídria, hidriatria, hídrico, hidrobrânquio, hidrócaris, hidrocótila, hidrodeslizador, hidrodinâmica, hidrófano, hidrófito, hidrofobia, hidrofone, hidrogel, hidrogênio, hidrogeologia, hidrognomonia, hidrógono, hidrografia, hidrolatria, hidrologia, hidromancia, hidromecânica, hidromedicina, hidrometeoro, hidrometria, hidrômetro, hidroscopia, hidrosfera, hidrostática, hidrotecnia, hidrotermal; 2) 'líquido orgânico, serosidade': hidrartrose, hidremia, hidrocele, hidrocolpose, hidroflogose, hidromeningite, hidrometrocolpose, hidromielia, hidrópico, hidropisia, hidrorreia 'passagem de água do plasma sanguíneo', hidrossalpingite, hidrotórax; 3) 'hidrogênio': hidrácido, hidramilo, hidrazina, hidriódico, hidrobrômico, hidrocarboneto, hidrociânico, hidroclorato, hidrogenação, hidrogenionte, hidrogenite, hidrossulfito, hidrossulfúrico; 4) 'hidratado' (esp. diante de nomes de sais): hidrocelulose, hidrossilicato; ver anidr(o)-, hid- e hidat(o)-

 

Assim, os alunos podem fazer associação para descobrir o significado de palavras como:

  • Hidráulica
  • Hidrodinâmica
  • Hidrogeologia
  • Hidrograma

 

  • Professor, aproveite para tornar esse momento divertido: proponha alguma brincadeira para os alunos criarem novas palavras com os morfemas estudados dentro do mesmo campo lexical ou fora dele. Por exemplo:
  • hidromaníaco: louco, fascinado por água.

  • As criações vocabulares deverão ser socializadas entre a turma para que os colegas possam deduzir o sentido dos neologismos.

 

 

Aula 3

Atividade 

 

Os alunos deverão apresentar sua exposição sobre o termo da área da hidrogeologia que ficaram responsáveis por pesquisar os morfemas e os sentidos.

  • Professor, organize-se para que as apresentações da atividade 2, da aula 2, sejam destinadas a todos os alunos que trabalharam com a proposta do estudo do vocabulário da Geografia. Para tanto, reserve um espaço maior em sua escola.

 

Durante a apresentação desenvolvida no programa para a criação de apresentações, KPresenter, os alunos deverão:

  • apresentar o termo que ficaram responsáveis pelo estudo e fotografias e/ou imagens e/ou vídeos que ilustrem esse tema;
  • separar os morfemas do termo;
  • mostrar os sentidos de cada morfema que compõe o termo;
  • associar morfemas e sentidos;
  • comparar a associação acima com o sentido técnico do termo da área da Geografia.
  • caso queiram, exibir os neologismos que criaram com relação aos morfemas que pesquisaram.

 

Essa exposição deverá ser avaliada tanto pelo professor de Português quanto pelo professor de Geografia, cada qual observando as especificidades de cada área. É importante que o professor de Português avalie também a postura do aluno perante a exposição oral e a construção da apresentação.

 

 

 

Aula 4

Atividade

GLOSSÁRIO DIGITAL

 

Os alunos devem preparar um glossário digital sobre os termos aprendidos na geografia e deixar disponível  no site da escola para que toda a comunidade escolar tire proveito da pesquisa. Dessa forma, os alunos que os sucederem terão condição de estudar os termos prontos e propor novos termos ao glossário.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Essa proposta tem por base uma avaliação processual interdisciplinar, isto é, em todas as etapas do trabalho, o aluno deverá ser observado com relação à sua postura diante das propostas pedagógicas de ambas as áreas do conhecimento: Português e Geografia.
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