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O depoimento e o testemunho: qual a diferença? (UCA)

 

23/09/2011

Autor y Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres Centro Pedagógico, EBAP/UFMG

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Trabalhar com sequências narrativas;

o       Identificar e reconhecer um depoimento e um testemunho;

o       Identificar as semelhanças e diferenças entre depoimento e testemunho

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Somos seres humanos que vivemos inseridos em uma sociedade com características marcantes quanto às manifestações artísticas e culturais, que se expressa, por exemplo, através de textos e discursos. É por meio de uma língua em uso corrente que o indivíduo constrói e expressa seus discursos em formas de texto a partir de gêneros textuais, que são nada mais que os textos reais com os quais o ser humano depara cotidianamente nas diversas situações e contextos sociais.

Nesta aula, especificamente, há a abordagem de dois gêneros, a saber, o depoimento e o testemunho, textos de natureza narrativa que visam relatar fatos, acontecimentos e situações que aconteceram com determinado indivíduo. Os alunos provavelmente já terão alguma informação, visto que o próprio nome dos gêneros resgata as informações sobre a sua definição.

Assim, para iniciar a aula, o professor deverá partir do conhecimento prévio de seus alunos sobre conceito e sobre a utilização de gêneros textuais, especificamente, o depoimento e o relato de cunho testemunhal. Para tanto, basta que ele pergunte à turma os que eles sabem sobre esses dois gêneros e, principalmente, onde, como e por que eles são utilizados.

 

Estratégias e recursos da aula

 

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Disponível em:  http://www.agonaskritis.gr/category/civ/page/4/.

Acesso em: 14 abr. 2011.

 

 

 

Atividade 01

Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.

Marcuschi, 2000.

O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre gêneros textuais, sobretudo em relação a dois, especificamente, o depoimento e o relato testemunhal. Nesse ponto, basta que o professor retome as informações contidas na seção “Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno”, que muito poderão auxiliar na abordagem desse assunto.

Em seguida, o professor deverá apresentar um exemplo de depoimento a ser lido e analisado com os alunos. Trata-se do relato de Jane Peralta, que narra o acidente de moto que comprometeu sua perna, expondo as implicações disso para sua vida pessoal e profissional.

Para ter acesso ao depoimento de Jane, basta que o professor peça para que os alunos acessem o seguinte link:  http://www.amputadosvencedores.com.br/default.asp. Antes da leitura, inclusive, é interessante que o professor explore o site com os alunos, analisando as informações ali contidas. Esse momento é essencial para que a turma tenha uma ideia prévia do que o texto irá abordar. Depois de lido o texto, o professor também pode incentivar a ler os outros depoimentos presentes no site para uma maior apreensão desse gênero textual.

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  http://www.amputadosvencedores.com.br/default.asp

Caso o professor tenha dificuldades em encontrar o texto, o seu início se encontra reproduzido integralmente a seguir, de forma que ele possa localizá-lo mais facilmente. É importante que o professor perceba que ao longo do texto estão dispostas inúmeras fotos da vida de Jane, que merecem uma análise atenta por parte dele com os alunos.

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Disponível em: http://www.amputadosvencedores.com.br/.

Acesso em: 12 set. 2011.

 

Atividade 02

Depois que os alunos explorarem o site e lerem o texto atentamente, o professor deverá conduzir uma análise focalizando os elementos específicos ou mais comuns do gênero depoimento presentes no texto da Jane. Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para interpretação do texto, as quais servirão de base para promover a discussão em torno do assunto.

1.      Qual a temática principal do depoimento lido?

2.      Qual o objetivo dele?

3.      Quais são os principais elementos gênero depoimento que se destacam no texto?

4.      Quem é o autor do depoimento? Como ele se caracteriza?

5.      Qual o tipo de narrador presente no texto? Como ele participa da história?

6.      A quem o depoimento se destina? Qual é o público-alvo desse depoimento?

7.      Qual o registro de linguagem utilizado no depoimento: padrão ou popular?

8.      Qual o objetivo da escola desse registro?

Ao abordar essas questões, o professor ouvirá as respostas de seus alunos e as sintetizará no quadro, para que eles possam compará-las, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre elas. É dessa forma que o professor chegará, por fim, à estrutura e às principais características do gênero, a saber:

 

Depoimento

É um gênero textual em que se narram fatos reais vividos por uma pessoa. Há, portanto, uma intenção pedagógica, a de ensinar algo aos leitores. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: sequências de fatos, pessoas, tempo e espaço. O narrador é onipresente e sempre o protagonista da história. Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa. Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo. Emprega-se o padrão culto formal da língua.

 

Atividade 03

Após a análise do gênero depoimento, o professor iniciará o trabalho com o outro gênero textual: o testemunho. Para isso, ele deverá apresentar aos alunos um exemplo de testemunho a ser lido e analisado com os alunos. Trata-se do texto “A última crônica”, de Fernando Sabino, em que o escritor assume o papel de testemunha de um fato desencadeador de sua crônica.

 

A ÚLTIMA CRÔNICA

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A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.

Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.

Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho - um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.

A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.

São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "Parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura - ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido - vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.

Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.

SABINO, Fernando. A Companheira de Viagem. - Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1965, p. 174.

 

Apesar de o texto estar reproduzido na íntegra anteriormente, o professor também pode acessá-lo no link http://www.releituras.com/fsabino_menu.asp. Lá os alunos encontrarão esse e outros textos produzidos pelo autor, bem como demais informações sobre sua vida e sua obra.

 

6

http://www.releituras.com/fsabino_menu.asp

 

O texto deve ser lido e analisado junto aos alunos. Ao longo da leitura, o professor deve ressaltar não apenas a interpretação do que aborda, como temática principal a exclusão social desencadeada pelas disparidades socioeconômicas existentes no Brasil, mas também foco de análise no momento: o papel de testemunha desempenhado pelo escritor ao observar a singela comemoração de aniversário da família.

 

Atividade 04

Após a leitura do texto e exploração do site indicado, o professor fará uma análise focalizando os elementos específicos ou mais comuns do caráter testemunhal presentes no texto de Sabino. Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para ressaltar esses pontos, as quais servirão de base para promover a discussão em torno do assunto.

1.      Qual a temática principal do texto lido?

2.      Qual o objetivo dele?

3.      Quais são os principais elementos do gênero testemunho que se destacam no texto?

4.      Quem é o autor do texto? Como ele se caracteriza?

5.      Qual é o tipo de narrador presente no texto? Como ele participa da história?

6.      A quem o texto se destina? Qual o público-alvo?

7.      Qual o registro de linguagem utilizado no depoimento: padrão ou popular?

8.      Qual o objetivo da escola desse registro?

Ao abordar essas questões, o professor ouvirá as respostas de seus alunos e as sintetizará no quadro, para que possam compará-las, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre elas. É dessa forma que o professor chegará, por fim, à estrutura e às principais características de um relato testemunhal, a saber:

Relato Testemunhal

É um tipo de relato em que se  narram fatos supostamente reais testemunhados por uma pessoa. O narrador, portanto, não participa diretamente da história, apenas observa o desenrolar dos fatos. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: sequências de fatos, pessoas, tempo e espaço. O narrador, embora seja onipresente, não se configura como o protagonista da história. Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa. Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo. Emprega-se o padrão culto formal da língua. 

 

Atividade 05

Depois que os textos forem analisados, tanto da perspectiva da temática quanto do gênero abordado, o professor pedirá para que os alunos sintetizem suas respostas em um quadro comparativo entre os dois gêneros.

Para facilitar o trabalho e a vizualização dos alunos, esse quadro deverá ser feito no BRoffice (o equivalente ao Microsoft Word no Linux) em formato de tabela comparativa, da seguinte forma:

 

Gênero Textual

Temática

Objetivo

Elementos

Emissor (Autor)

Receptor

(Público)

Linguagem

Depoimento

 

 

 

 

 

 

Testemunho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, após o preenchimento do quadro, ele deverá ser postado no blog da turma numa seção relacionada às características dos gêneros textuais. Nessa seção, poderão ser postados dos os trabalhos referentes aos diversos gêneros abordados na sala de aula. Isso, para que os alunos tenham uma ampla fonte de consulta em relação aos gêneros, podendo recorrer às características deles sempre que necessário.

 

Observação:

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

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Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

 

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Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

Recursos Complementares

Sugestão de livros:

·        Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Autor: Luiz Antônio Marchuschi. Editora Parábola.

·        Aula de Português: Encontro e Interação. Autora: Irandé Antunes. Editora Parábola, 2003.

·        Da fala para a escrita: retextualizaçãode gêneros textuais. Autor: Antônio Marcuschi. Cortez Editora.

·        Retextualização de gêneros escritos. Autora: Regina Peret Dell’Isolla. Editora Lucerna.

 

Sugestão de links sobre o assunto:

·        http://moodle.stoa.usp.br/file.php/752/bibliografia/marcuschi_2003.pdf

·        http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html

·        http://alb.com.br/arquivo-orto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf.

·        http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_004/artigos/linguagem/pdfs/G%EAneros%20Textuais%20-%20Cristina.pdf

·        http://www.slmb.ueg.br/iconeletras/artigos/volume4/adriana_santos.pdf

 

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam, sobretudo, o desenvolvimento das habilidades de leitura e de expressão oral e escrita.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas tanto na fala quanto na escrita, bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto e discurso. Por fim, o professor não deverá perder de vista o desenvolvimento constante de seus alunos, procurando incentivá-los a cada aula para despertar seu interesse pela disciplina de Língua Portuguesa.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/7 - 85,71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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Opiniones

  • Mislene dos Santos Diniz, Escola Presidente Kennedy , Pernambuco - dijo:
    mis-diniz@hotmail.com

    31/08/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho, construído de maneira simples e adequado tanto na dimensão conceitual,quanto na procedimental!


  • sabryna alenkar, escola estadual pror manoel bonifacio costa , Pernambuco - dijo:
    sabrynaalencar2014@gmail.com

    14/07/2014

    Cinco estrelas

    tenho apenas quatorze anos e gostei muito da aula , foi uma aula excelente pois sou apaixonada por português!!!!!


  • Edna Torres, Escola Estadual Joel Pedro da Silva , Pernambuco - dijo:
    ednamstp@hotmail.com

    02/12/2013

    Quatro estrelas

    Achei interessante as sugestões sobre os gêneros apresentados, pois,tive dificuldade de encontrar material específico nos livros didáticos para preparar minha aula. Muito obrigada.


  • Sonia Euzebio da Silva Correia, Escola Jornalista Costa Porto , Pernambuco - dijo:
    soniaeuzebio2009@hotmail.com

    08/11/2013

    Cinco estrelas

    Bastante interessante o conteúdo expresso sobre os gêneros testemunho e depoimento.Tive dificuldade de encontrar material específico nos livros didáticos para preparar minha aula. Muitíssimo obrigada.


  • Silvia Rejane, Escola Ascenso Ferreira , Pernambuco - dijo:
    silviarepla@bol.com.br

    24/07/2013

    Cinco estrelas

    Certamente esta forma de trabalhar este conteúdo facilitará a aprendizagem dos meus alunos. Foi muito importante para mim.


  • Eugenia Lourenço de Souza, Colégio Dr. Diego Rego - C2 , Pernambuco - dijo:
    genialeitura@hotmail.com

    19/03/2013

    Cinco estrelas

    Olá professor! Gostei muito da aula. A sugestão da crônica de Sabino. Confesso que farei uso da sugestão em minha aula. Reservei uns videos com depoimentos, esse material irá enriquecer muito mais. Obrigada!


  • Rubenilde Lemos, Escola Adventista Orlando Barreto , Maranhão - dijo:
    rubenild@hotmail.com

    26/02/2013

    Cinco estrelas

    Ótimas orientações nesta aula. Caiu como uma luva para trabalhar com os alunos do 8º ano da escola em que trabalho. Parabéns!!


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