Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Funções da linguagem na construção textual

 

10/10/2011

Autor e Coautor(es)
Giuliana Ribeiro Carvalho
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer as diferentes funções da linguagem;
  • reconhecer a(s) função(s) da linguagem predominante(s) em diferentes textos;
  • refletir sobre a relação existente entre gênero textual, intencionalidade discursiva e funções da linguagem;
  • produzir textos observando a situação de comunicação, a intencionalidade discursiva e a função da linguagem necessária e pertinente para ser utilizada/manifestada.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • linguagens verbal, visual, mista;
  • elementos da comunicação;
  • intencionalidade discursiva;
  • situação de comunicação.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites da Internet;
  • vídeo do Youtube;
  • processador de textos Kword;
  • projetor de multimídia (datashow);
  • trabalho interativo.

 

Atividade 1 – Motivação

Alunos organizados em grupos de quatro componentes.

Professor, o objetivo específico desta etapa da aula é possibilitar aos discentes terem acesso a um vídeo explicativo e ilustrativo sobre funções da linguagem, produzido por estudantes, para que possam inteirar-se do assunto. Entende-se que, nesse momento, conhecer os elementos da comunicação é um pré-requisito importante, visto que cada uma das funções toma como foco um dos elementos.

Inicie a atividade explorando o conhecimento prévio e/ou intuitivo dos estudantes sobre os termos “função” e “linguagem”. Questione se eles conhecem o significado desses termos ou se conseguem inferi-lo. Em seguida, questione-os sobre o significado da expressão “funções da linguagem”, estimulando-os a pensarem a respeito das possibilidades e a elaborarem um conceito preliminar. Solicite que cada estudante exponha oralmente sua ideia e peça a um aluno que registre no quadro as ideias pertinentes apresentadas pelos colegas. Não é necessário, neste momento, apresentar uma definição conclusiva, visto que isso será feito na atividade desenvolvida a seguir, a ser proposta aos discentes.

Exercício 1

Desenvolvam as atividades propostas a seguir:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, um vídeo do Youtube intitulado “Funções da linguagem” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hny4aOBjoSs>. Acesso em: 19 set. 2011.).

2)    Assistam atentamente ao vídeo.

Para responderem às questões 3 e 4, criem um arquivo em seus laptops, no programa Kword, intitulado “Funções da linguagem – conceituação e exemplos”.

3)    Assistam novamente ao vídeo e respondam: quantas e quais são as funções da linguagem apresentadas no vídeo? Relacione-as.

4)    Quais foram os exemplos utilizados para ilustrar cada função? Citem-nos, resumindo a cena referente ao exemplo.

5)    De acordo com o que foi apresentado no vídeo, expliquem o significado de cada função e informem sua característica principal. Detalhem sua resposta.

6)    Juntem-se a outro grupo de alunos e apresentem suas respostas aos colegas. Auxiliem-se para compreenderem melhor alguma definição ou exemplo que não tenha sido bem entendido(a).

 
 
Professor, o vídeo acessado pelos discentes na atividade acima é este:
 
a

(Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hny4aOBjoSs>. Acesso em: 19 set. 2011.)

 
Atividade 2 – Conhecendo melhor cada função da linguagem

 

Alunos continuam organizados em grupos de quatro integrantes.

Professor, o objetivo específico desta atividade é estimular os alunos a acessarem, via internet, textos expositivos sobre o tema funções da linguagem e criarem exemplos para cada uma delas. Proponha aos discentes o exercício a seguir: 

Exercício 2

Desenvolvam as atividades propostas a seguir. Para responderem às questões, utilizem seus laptops e continuem digitando no mesmo arquivo criado no Exercício 1, o qual intitularam “Funções da linguagem – conceituação e exemplos”. Todos os alunos devem digitar as respostas em seus laptops.

 

1)    As funções da linguagem são muito importantes para a comunicação humana, pois definem e direcionam a forma da interação entre os interlocutores. Para ampliar a aprendizagem sobre esse aspecto da linguagem, acessem, em dois laptops por grupo, os endereços virtuais relacionados abaixo, em que encontrarão textos expositivos sobre esse tema, que contêm definição e ou exemplo das funções. Leiam atentamente os conceitos e exemplos apresentados:

- “Funções da Linguagem” (Disponível em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/funcoes-linguagem.htm>. Acesso em: 17 set. 2011.);

- “Funções da Linguagem e Comunicação” (Disponível em: <http://www.coladaweb.com/redacao/funcoes-da-linguagem-e-comunicacao>. Acesso em: 17 set. 2011.).

2)    Após lerem os textos, discutam entre si e respondam: o que são funções da linguagem?

3)    Elaborem uma definição para cada função da linguagem e ilustrem-na com um exemplo próprio (pode ser adaptado, mas não copiado do site).      

4)    Repensem as cenas assistidas no vídeo que ilustraram cada função e avaliem se as compreendem melhor.

5)    Apresentem suas definições e exemplos aos colegas.

 

Para socializar as respostas, encadeie as apresentações de modo que cada grupo apresente a definição e o exemplo de cada função da linguagem. Combine com os estudantes que o grupo seguinte ao que está apresentando será responsável por analisar a resposta do grupo anterior e corrigi-la ou complementá-la, caso necessário.

 

Atividade 3 – Identificando funções da linguagem predominantes em textos diversos

Alunos organizados em grupos de três componentes.

O objetivo específico desta etapa da aula é incentivar os alunos a lerem diferentes gêneros textuais e identificarem a função ou as funções da linguagem predominante(s) em cada um deles e explicarem a finalidade de ter sido usada aquela função.

Professor, para garantir a realização dessa atividade, sugerimos que você teste, antecipadamente, a eficiência da conexão à internet em sua Escola, pois a realização desta aula depende desse recurso. Caso verifique que não será possível utilizar a internet, sugerimos que você prepare a atividade antecipadamente e leve-a reproduzida em papel para os estudantes, de acordo com os recursos de que você dispõe em sua escola (cópia xerografada ou mimeografada). Para prepará-la, acesse os endereços virtuais relacionados abaixo, copie os textos sugeridos, cole-os em um arquivo (utilizando um programa editor de textos, como Word ou Kword), copie junto aos textos as questões de 2 a 6 apresentadas abaixo e reproduça a atividade para os discentes. 

Caso disponham de acesso à internet, proponha aos alunos que desenvolvam a seguinte atividade: 

Exercício 3

Desenvolvam as atividades propostas a seguir. Para responderem às questões, utilizem seus laptops, criando um arquivo no programa Kword intitulado “Funções da linguagem – identificação”. Todos os alunos devem digitar as respostas em seus laptops.

1)    Acessem, em dois laptops por grupo, os endereços virtuais relacionados abaixo, nos quais encontrarão diferentes gêneros textuais:

- “Olhe-se no espelho” – Lya Luft (Disponível em: <http://www.artigosecronicas.com.br/olhe-se-no-espelho-lya-luft>. Acesso em: 7 out. 2011.); 

- “Campanha – O trânsito só muda quando a gente muda” (Disponível em: <http://www.portaldotransito.com.br/acoes-educativas/campanha-o-transito-so-muda-quando-a-gente-muda.html>. Acesso em: 07 out. 2011.); 

- “Bullying leva adolescentes a procurar cirurgia de redução de estômago” (Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/04/bullying-leva-adolescentes-procurar-cirurgia-de-reducao-de-estomago.html>. Acesso em: 07 out. 2011.); 

- “Sinal fechado” – Paulinho da Viola (Disponível em: <http://letras.terra.com.br/paulinho-da-viola/48064/>. Acesso em: 19 abr. 2011.).

- “O Lutador” – Carlos Drummond de Andrade (Disponível em: <http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/818514/>. Acesso em: 19 abr. 2011.).

2)    Leiam atentamente os textos acessados.

3)    Identifiquem qual é ou quais são as funções da linguagem predominantes em cada texto lido.

4)    Em relação a cada texto lido, expliquem o motivo de ter sido usada predominantemente a função da linguagem identificada por vocês.

5)    Cada situação comunicativa tem determinados interlocutores envolvidos, em determinados tempo e lugar, que estão ali por alguma circunstância ou finalidade, o que expressa a intencionalidade discursiva. Esses fatores, juntos, determinam a forma de interação realizada entre as pessoas? Qual a relação existente entre esse conjunto de fatores e as funções da linguagem? Expliquem.

6)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

 

 O primeiro texto acessado pelos discentes é o seguinte:

a

(Disponível em: <http://www.artigosecronicas.com.br/olhe-se-no-espelho-lya-luft>. Acesso em: 7 out. 2011.)

Professor, para socializar a atividade, utilize o recurso de um projetor multimídia (datashow). Acesse os links indicados e informe que cada texto será apresentado por dois grupos diferentes. Defina os grupos parceiros e destine de 3 a 5 minutos para conversarem entre si sobre a apresentação, a qual farão conjuntamente. Organize os discentes em semicírculo e convide os apresentadores a se posicionarem à frente da turma para a apresentação. Essa dinâmica é interessante para trabalhar a expressão oral, postura, entonação, dentre outros fatores relacionados com a prática da oralidade em sala de aula. Peça que os demais discentes elaborem uma pergunta para cada conjunto de apresentadores (os dois grupos juntos), cuja resposta poderá ser complementada por algum colega, caso os apresentadores não respondam adequadamente, ou por você.

 

Atividade 4 – Produzindo textos em que se manifestam diferentes funções da linguagem

Estudantes organizados em duplas.

Professor, nesta etapa da aula, o objetivo é fazer com que os discentes produzam diferentes textos em que utilizem, conscientemente, algumas funções da linguagem. Para tanto, proponha-lhes realizar a seguinte atividade:

Exercício 4

Desenvolvam as atividades propostas abaixo:

1)    Em seus laptops, criem um arquivo no programa Kword intitulado "Funções da linguagem – produção textual" e digitem, nele, as respostas às questões abaixo.

2)    Produzam dois ou três textos pertencentes a diferentes gêneros, nos quais sejam manifestadas as diferentes funções da linguagem. Caso seja necessário ou interessante, pode-se explicar, antes do texto, a situação de comunicação em que os interlocutores encontram-se.

3)    Ao terminarem de produzir, salvem seus arquivos e fechem-nos. Troquem seus textos com outra dupla da sala. Para isso, vocês podem copiar o arquivo dos textos em pendrive e passar para os colegas copiarem ou podem enviá-lo, por email, a um dos integrantes da outra dupla. As próximas questões serão desenvolvidas sobre o texto recebido de seus colegas.

4)    Acessem seus emails ou o pendrive dos colegas e copiem o texto produzido por eles. Colem o texto no mesmo arquivo que vocês responderam à questão 2.

5)    Identifiquem as funções da linguagem predominantes em cada texto produzido pelos colegas e expliquem por que motivo essas funções prevaleceram em cada texto.

6)    Reflitam sobre a relação existente entre a situação de comunicação, a intencionalidade discursiva e a função da linguagem manifestada em cada texto (ou funções manifestadas). Escrevam suas conclusões sobre esse tema.

7)    Apresentem suas análises aos colegas.

 

Professor, para socializar a atividade, utilize um projetor multimídia (datashow). Cada grupo terá de 3 a 5 minutos para expor seu trabalho aos colegas. Eles deverão projetar e ler os textos recebidos dos colegas, sobre o qual responderam às questões 4, 5 e 6. Organize os estudantes em círculo e desperte-os para a importância de se manterem concentrados durante as apresentações, para que o grupo produtor do texto e outros possam complementar as análises feitas e sugerir alterações para os textos produzidos, a fim de torná-los mais interessantes e criativos. Avise aos discentes que, ao final, deverão eleger três textos que julgaram mais criativos, interessantes ou bem escritos. 

                                                                 

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre o tema abordado nesta aula, acesse os seguintes links:

- Texto expositivo: Funções da linguagem – Qual objetivo do seu texto. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/portugues/funcoes_linguagem.jhtm>. Acesso em 18 set. 2011.

- Texto expositivo: Funções da Linguagem. Disponível em: <http://www.algosobre.com.br/gramatica/funcoes-da-linguagem.html>. Acesso em: 4 out. 2011. 

- Texto expositivo: Teoria da comunicação – Emissor, mensagem, receptor. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/portugues/funcoes_linguagem.jhtm>. Acesso em: 18 set. 2011.

                                  

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responderem aos quatro exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:

- construir definições e exemplos adequados para cada função da linguagem;

- identificar diferentes funções da linguagem nos textos analisados e explicar a causa de seu uso;

- produzir textos coesos, coerentes, interessantes, em que manifestaram adequadamente diferentes funções da linguagem, demonstrando que apreenderam os conceitos e conseguiram colocá-los em prática e reconhecê-los em situações comunicativas diversas;

- reconhecer a relação existente entre situação de comunicação, intencionalidade discursiva e função da linguagem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • graildes miranda, Escola Estadual Elias Trajano , Amapá - disse:
    graildesmiranda@hotmail.com

    09/12/2012

    Cinco estrelas

    As estratégias e recursos utilizados nesta aula foram coerentemente adequados. Parabéns pela excelente produção geral da aula.


  • JAMES OLIVEIRA ROCHA, Secretaria Municipal de Educação de BARREIRINHAS , Maranhão - disse:
    JAMESROCHA3@HOTMAIL.COM

    19/05/2012

    Cinco estrelas

    Giuliana parabéns pela belíssima aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.