13/10/2011
Por que plantar árvores na cidade?
Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ao final desta aula o aluno será capaz de:
Identificar a presença de árvores em vias e espaços públicos como um fator de essencial importância à qualidade de vida;
Relacionar a presença de árvores na cidade ao processo de renovação do ar e manutenção de umidade no ambiente;
Enumerar espécies de árvores mais apropriadas ao ambiente urbano buscando informações em diferentes meios.
Reconhecer que as árvores, através da fotossíntese, são uma das fontes de renovação do gás oxigênio do ar.
Conhecer algumas ferramentas do laptop.
Recursos utilizados nesta aula:
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar > Aplicativos > Multimídia]
KWord [ niciar -> Aplicativos -> KWord]
Vários momentos da prática pedagógica em sala de aula vêm sendo destinados às atividades relativas a atitudes que contribuam para a melhoria do ambiente. As atividades propostas, na maioria das vezes, envolvem a valorização de atitudes individuais do aluno atribuindo a ele a responsabilidade de preservar o planeta e promover um desenvolvimento sustentável. Os PCNs propõem a discussão dos assuntos relativos ao meio ambiente como tema transversal, por seu caráter interdisciplinar, e lista como capacidades que devem ser adquiridas pelos alunos:
Temos questionado sobre a necessidade de rever nossa maneira de nos relacionarmos com o ambiente, reduzindo o consumo de água, evitando o efeito estufa, buscando novas fontes de energia e impedindo a extinção de espécies da fauna e da flora. Para isso, percebemos que a educação ambiental deve constituir-se em um processo contínuo de responsabilidade de todos. Esta aula será desenvolvida a partir de uma dinâmica que envolve observação das atitudes dos alunos e de outras pessoas em relação ao ambiente. Esperamos que contribua para a formação ambiental de nossas crianças oportunizando-as a refletir sobre a maneira como ela e outras pessoas percebem o ambiente.
O espaço urbano é constituído basicamente por áreas edificadas (casas, comércio e indústrias), áreas destinadas à circulação da população (sistema rodo-ferroviário) e áreas livres de edificação (praças, quintais, etc.) As áreas ou espaços livres podem ser públicos, potencialmente coletivos ou privados. Denominamos espaços livres de uso público as áreas cujo acesso da população é livre. São os parques, praças, cemitérios e unidades de conservação inseridas na área urbana e com acesso livre da população. As áreas ou espaços livres potencialmente coletivos são aqueles localizados junto às universidades, escolas e igrejas. Nestas áreas o acesso da população é controlado de alguma forma. Finalmente, as áreas livres privadas são aquelas de propriedade particular, onde o acesso não é permitido para qualquer cidadão. São os jardins e quintais de residências, clubes de lazer, áreas de lazer de condomínios e remanescentes de vegetação natural ou implantada de propriedade particular. Entende-se por arborização urbana toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. Essa vegetação ocupa, fundamentalmente, três espaços distintos:
Fonte: http://educar.sc.usp.br/biologia/prociencias/arboriz.html - consultado em dezembro de 2010.
As áreas verdes em uma cidade cumprem as mais diversas funções, desde as puramente estéticas e que promovem o bem estar mental do ser humano até as de cunho ecológico. Alguns dos benefícios diretos das áreas verdes para o ambiente e para os seres vivos de uma forma geral são:
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_h13olVN68GU/Sibh0oq_TcI/AAAAAAAADt4/FWa-abAL8Qg/s400/P%C3%81SSARO+SABI%C3%81+rf3105200909.jpg, consultado em 13/12/2010
Esses exemplos nos mostram que as áreas verdes, como instrumento de melhoria de qualidade do ambiente, têm um potencial muito maior do que aquele que estamos acostumados a perceber. Adaptado de: PILOTTO, Jane. Áreas verdes para a qualidade do ambiente de trabalho: uma questão eco-ergonômica. Dissertação de mestrado submetida à UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, 1997 |
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Ao trabalhar com os alunos o tema: por que plantar árvores na cidade?, propomos que, inicialmente, seja discutido com a turma a importância de áreas verdes e arborização de vias públicas nos centros urbanos, como forma de melhorar as condições ambientais em que se vive e a qualidade de vida das pessoas; introduzindo conceitos e predispondo os alunos para novas reflexões. Inicie com os alunos um diálogo que possibilite a eles refletirem sobre as áreas verdes, parques e jardins e arborização de vias públicas na cidade onde moram. Faça perguntas como:
Deixe que nesse primeiro momento as crianças manifestem livremente as suas ideias. A seguir, em pequenos grupos, solicitar que os alunos elaborem um texto no Kword do laptop que conte as suas impressões sobre as áreas e vias públicas arborizadas, na cidade onde moram. Cada grupo deve ler para a turma o que escreveu. Dessa forma o professor poderá avaliar como eles estão percebendo o seu entorno.
Fonte: http://arvoresdesaopaulo.files.wordpress.com/2010/07/arvores-do-parque-da-luz-alameda-de-alecrins-foto-de-ricardo-cardim-direitos-reservados1.jpg, consultado em 13/12/2010 Entre em contato com a prefeitura de sua cidade para ver se é possível convidar para ir à escola, e ser entrevistada pelos alunos, uma pessoa que seja responsável pela manutenção de áreas verdes do bairro ou da cidade. Depois, oriente os alunos na realização da entrevista. Se isso não for possível, oriente os alunos para realizar uma pesquisa. Lembre-se: a entrevista deve ser planejada com a turma antecipadamente, a pessoa entrevistada deve ser convidada com antecedência, ser informada sobre o assunto e a faixa de idade das crianças. Tal entrevista poderá ser gravada com a WxCam do laptop. Elabore com a turma o roteiro das perguntas e, se possível passe-o para o entrevistado para que o mesmo possa se preparar para a conversa com as crianças. Algumas perguntas que podem ser propostas:
Após a entrevista, os alunos deverão fazer um relatório valendo-se do Kword do laptop em sala de aula, destacando os pontos mais importantes da entrevista. Caso a entrevista seja inviável, sugerimos que façam uma pesquisa na internet, onde possam investigar:
Sugerimos como fonte de consulta: http://educar.sc.usp.br/biologia/prociencias/arboriz.html - Arborização urbana - consultado em dezembro de 2010. http://ambientes.ambientebrasil.com.br/urbano/arborizacao_urbana/a_paisagem_urbana.html - A paisagem urbana - consultado em dezembro de 2010. http://www.ipef.br/silvicultura/arborizacaourbana.asp - Arborização urbana - consultado em dezembro de 2010. Os endereços sugeridos exigem do professor orientar e conduzir a pesquisa, podendo e selecionando o que é mais adequado para a turma.
Sugerimos também a exibição de vídeos que falam da presença de árvores no meio urbano e sua importância para a vida das pessoas e animais como pássaros e pequenos mamíferos, por exemplo. Ao exibir os vídeos, explore com as crianças as informações neles contidas. Não deixe de chamar-lhes à atenção sobre a importância de espaços verdes nos grandes centros e os riscos que têm aumentado por falta de espaços permeáveis nos grandes centros, em conseqüência das pavimentações de ruas e avenidas não arborizadas, por exemplo.
http://www.youtube.com/watch?v=6o1gxp5t2K8 – Rua viva 2009 – arborização urbana. Consultado em dezembro de 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=UMMWw9m4GCg&feature=related – Árvores urbanas – consultado em dezembro de 2010.
A partir do que foi estudado nas atividades anteriores, solicitar que os alunos façam fotografias de árvores em espaços públicos, indicando quais árvores consideram adequadas ao espaço público urbano e quais consideram inadequadas. Os alunos deverão justificar suas respostas. Também é importante que os alunos tentem identificar o nome das espécies fotografadas. Aproveite para comentar que cada espécie possui nomes populares e um nome científico. A importância do nome científico é que ele é uma convenção universal, identificando a espécie em qualquer lugar do planeta, facilitando a comunicação científica em relação à ela. As fotografias poderão ser feitas com a WxCam do laptop e depois importadas para o Kword, facilitando a colocação de legenda (nome) de cada espécie fotografada. |
Sugestão de links para consulta de informações para enriquecer a aula.
http://www.jardimdeflores.com.br/PAISAGISMO/A29arvoresnacidade.htm consulta em dezembro de 2010
http://aprendiz.uol.com.br/content/phecekitoc.mmp consulta em dezembro de 2010
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula, o seu envolvimento e participação nas diferentes atividades realizadas e a maneira como relaciona com os colegas.
Avaliar também aspectos relacionados diretamente ao conteúdo desta aula:
1- o aluno reconhece a importância da escolha de espécies vegetais adequadas para serem plantadas no meio urbano?
2- conteúdo da entrevista ou pesquisas realizadas sobre o tema;
3- realização da tarefa extra-classe (fotografias) e correta utilização dos recursos digitais para colocar as legendas nas imagens produzidas.
Três estrelas 2 classificações
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08/11/2012
Quatro estrelasótimo
10/09/2012
Três estrelasMuito interessante esta aula.