26/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
• Discussões orais e coletivas sobre tema pesquisado;
• pesquisa para obtenção de informações;
• trabalho em equipe na produção de um programa;
• busca na internet para obter informações.
Motivação:
“O Jornal Nacional completou 42 anos no ar, uma fórmula de sucesso que se reinventou e agradou o público: hoje o informativo é menos formal, mais próximo do telespectador.” |
Perguntar:
1-Vocês concordam com a afirmação do cartaz?
2-Para você, é qualidade ou defeito um jornal ser menos formal?
3- Vocês assistem ao Jornal Nacional todos os dias?
4- Vocês têm alguma dificuldade em entender o que o apresentador William Bonner fala? E a Fátima Bernardes?
Vídeo 1 e imagem disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=_l-qswkZomU
Atividade 1
Solicitar aos alunos que acessem em seus notebooks (Laptops UCA) o vídeo do Jornal Nacional, indicado abaixo:
O professor pedirá que, enquanto assistem, registrem os principais dados para, após a audição da reportagem, tentarem apontar da notícia:
(Passar o roteiro no quadro)
1- Os principais pontos abordados.
2- Elencar quais os recursos usados pela emissora para dar credibilidade ao fato.
3- Criticar a confusão ao final da reportagem.
4- Parafrasear a notícia.
5- Pedir aos alunos que revejam a reportagem, registrem as repetições e levantem hipóteses sobre as intenções que as motivaram.
6- Pedir aos alunos que leiam e se expressem sobre uma notícia postada um dia depois da apresentação do Jornal Nacional de 26 de junho de 2011.
Deu no Jornal Nacional: "estamos muito abalados". Foi o que William Bonner disse, depois de noticiar pela terceira vez o fim de Michael Jackson na mesma edição. Fátima Bernardes se atrapalhou toda para encerrar o JN e o marido remendou comentando o "abalo". Ainda esta semana, quando noticiou o fim da obrigatoriedade do diploma de nível superior para jornalistas, Bonner não lamentou nada. Mas a morte de Jackson abalou "a todos". Eu, que sou um fã de Michael Jackson, já achava que o fim dele estava próximo. Mas para mim a notícia de que o Supremo Tribunal Federal bateu o martelo em cima do dedão dos jornalistas é que abala. Foi mesmo na faculdade que aprendi sobre o valor de uma notícia para uma comunidade. Que não faz sentido noticiar nacionalmente a decisão do presidente da associação de moradores, que contratou um vigia pago por toda a vizinhança. A morte de Jackson diz respeito aos fãs de todo o mundo, sim. Mas o fim do diploma de jornalista e a roubalheira no Senado não abala o Bonner. Se esse tipo de comportamento é transmitido em cadeia nacional, imagine o que os telespectadores estão aprendendo em termos de valores. |
Disponível em:
+muito+abalados%22.+Foi+o+que+William+Bonner+disse&pbx=1&oq=Deu+no+Jornal+Nacional:+%22estamos+muito
l265l265l2-1l1l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=8c03e60bb776792e&biw=1366&bih=557
OBS: O professor deverá colocar os alunos em círculo para que sejam vistos, vejam os colegas e sejam ouvidos ao falarem. Deverá dar voz principalmente àqueles que normalmente falam menos.
Atividade 2
I- Leiam e discutam sobre o texto:
Um jornal, em qualquer uma de suas formas, corresponde à reunião das principais notícias do dia ou da semana. O jornal falado tem divisões bem definidas, com a apresentação de notícias locais, nacionais, interna-cionais, esportivas e culturais e deve durar de cinco a trinta minutos. O ideal é que o jornal seja apresentado por duas pessoa. isso dá mais ritmo e agilidade às notícias e evita a monotonia. As três ou quatro notícias mais importantes merecem destaque na forma de manchetes as quais abrem a edição e anunciam para o ouvinte os principais fatos do dia. Deve utilizar sempre ordem direta (sujeito; verbo; predicado). |
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiojornalismo
II - Acessem e assistam em seus laptops a mais dois jornais: "Jornal Nacional Hoje" e "Jornal da Globo". Para o primeiro, digitem no Google as palavras: "Jornal Nacional hoje".
depois acessem http://www.youtube.com/watch?v=u-nGCHH0E-Y&NR=1
Roteiro de observação dos jornais:
1- Quais as principais diferenças entre os dois noticiários?
2- Ambos se utilizam dos mesmos artifícios para prender a atenção do espectador. Quais?
3- Há diferenças de abordagem das notícias?
Professor, peça a um aluno de cada grupo que apresente oralmente o resultado da discussão.
Atividade 3
Agora é com vocês:
Os alunos formarão grupos com seis elementos para apresentarem um jornal de dez minutos criado por eles.
Professor, estimule-os a utilizarem o Kword e o gravador do laptop para gravarem o jornal falado para ser apresentado aos colegas de outras turmas.
O professor entregará uma ficha que deverá ser roteiro e avaliação dos trabalhos.
1- O trabalho foi realizado com seriedade?
2- As notícias mesmo que fictícias despertaram o interesse da turma?
3- Os alunos conseguiram ser menos formais, mas sem fazerem uso da língua coloquial?
Sugestão de leitura para o professor:
http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/atividades-com-jornal/jornal-falado
Professor, use a mesma ficha para avaliar os alunos.
1- O trabalho foi realizado com seriedade?
2- As notícias mesmo que fictícias despertaram o interesse da turma?
3- Os alunos conseguiram ser menos formais, mas sem fazerem uso da língua coloquial?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!