Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Leitura e escuta do Jornal Nacional: discutindo notícias

 

26/10/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir para criticar;
  • ler com expressão;
  • ler e interpretar com desinibição.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções de crítica: falar sem emprego de opiniões sem fundamentação.
  • Interpretação de informações: fazer distinção entre fato e opinião.
Estratégias e recursos da aula

• Discussões orais e coletivas sobre tema pesquisado;

• pesquisa para obtenção de informações;

• trabalho em equipe na produção de um programa;

• busca na internet para obter informações.

 

Motivação:

  • Conversar com os alunos sobre os Telejornais de nossas televisões. Deixar os alunos falarem sobre o que assistem e focar a aula
  • no Jornal Nacional.
  • Discutir a chamada feita pelo veículo. O professor poderá fazer um cartaz para chamar a atenção dos alunos para o texto abaixo.

 

“O Jornal Nacional completou 42 anos no ar, uma fórmula de sucesso que se reinventou e agradou o público: hoje o informativo é menos formal, mais próximo do telespectador.”

 Perguntar:

1-Vocês concordam com a afirmação do cartaz?

2-Para você, é qualidade ou defeito um jornal ser menos formal?

3- Vocês assistem ao Jornal Nacional todos os dias?

4- Vocês têm alguma dificuldade em entender o que o apresentador William Bonner fala? E a Fátima Bernardes?

  • De acordo com as respostas, conversar com os alunos a respeito delas.

 

 introduzindo a aula

Pelajo    Willian         Pelajo

Vídeo 1 e imagem disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=_l-qswkZomU 

 

Atividade 1

Tema: Morte de Michael Jackson 

 Solicitar aos alunos que acessem em seus notebooks (Laptops UCA) o vídeo  do Jornal Nacional, indicado abaixo:

O professor pedirá que, enquanto assistem, registrem os principais dados para, após a audição da reportagem, tentarem apontar da notícia:

(Passar o roteiro no quadro)

1-  Os principais pontos abordados.

2- Elencar quais os recursos usados pela emissora para dar credibilidade ao fato.

3- Criticar a confusão ao final da reportagem.

4- Parafrasear a notícia.

5- Pedir aos alunos que revejam a reportagem, registrem as repetições e levantem hipóteses sobre as intenções que as motivaram.

(Socialização das respostas e discussão sobre o texto) 

 6- Pedir aos alunos que leiam e se expressem sobre uma notícia postada um dia depois da apresentação do Jornal Nacional de 26 de junho de 2011.

Deu no Jornal Nacional: "estamos muito abalados". Foi o que William Bonner disse, depois de noticiar pela terceira vez o fim de Michael Jackson na mesma edição. Fátima Bernardes se atrapalhou toda para encerrar o JN e o marido remendou comentando o "abalo". Ainda esta semana, quando noticiou o fim da obrigatoriedade do diploma de nível superior para jornalistas, Bonner não lamentou nada.

Mas a morte de Jackson abalou "a todos". Eu, que sou um fã de Michael Jackson, já achava que o fim dele estava próximo. Mas para mim a notícia de que o Supremo Tribunal Federal bateu o martelo em cima do dedão dos jornalistas é que abala. Foi mesmo na faculdade que aprendi sobre o valor de uma notícia para uma comunidade. Que não faz sentido noticiar nacionalmente a decisão do presidente da associação de moradores, que contratou um vigia pago por toda a vizinhança. A morte de Jackson diz respeito aos fãs de todo o mundo, sim. Mas o fim do diploma de jornalista e a roubalheira no Senado não abala o Bonner. Se esse tipo de comportamento é transmitido em cadeia nacional, imagine o que os telespectadores estão aprendendo em termos de valores.  

Disponível em: 

http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&site=&source=hp&q=Deu+no+Jornal+Nacional:+%22estamos

+muito+abalados%22.+Foi+o+que+William+Bonner+disse&pbx=1&oq=Deu+no+Jornal+Nacional:+%22estamos+muito

+abalados%22.+Foi+o+que+William+Bonner+disse&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=s&gs_upl=4774l4774l0l7566l1l1l0l0l0l0

l265l265l2-1l1l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=8c03e60bb776792e&biw=1366&bih=557 

 

OBS: O professor deverá colocar os alunos em círculo para que sejam vistos, vejam os colegas e sejam ouvidos ao falarem. Deverá dar voz principalmente àqueles que normalmente falam menos. 

 

 

Atividade 2

 

Preparando, em grupo de seis pessoas, a apresentação de um jornal:

I- Leiam e discutam sobre o texto:

              Um jornal, em qualquer uma de suas formas, corresponde à reunião das principais notícias do dia ou da semana. O jornal falado tem divisões bem definidas, com a apresentação de notícias locais, nacionais, interna-cionais, esportivas e culturais e deve durar de cinco a trinta minutos. O ideal é que o jornal seja apresentado por duas pessoa. isso dá mais ritmo e agilidade às notícias e evita a monotonia.

As três ou quatro notícias mais importantes merecem destaque na forma de manchetes as quais abrem a edição e anunciam para o ouvinte os principais fatos do dia. Deve utilizar sempre ordem direta (sujeito; verbo; predicado). 

 Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiojornalismo 

 II - Acessem e assistam em seus laptops a mais dois jornais: "Jornal Nacional Hoje" e "Jornal da Globo". Para o primeiro, digitem no Google as palavras: "Jornal Nacional hoje".

depois acessem   http://www.youtube.com/watch?v=u-nGCHH0E-Y&NR=1

   Roteiro de observação dos jornais:

 1- Quais as principais diferenças entre os dois noticiários?

 2- Ambos se utilizam dos mesmos artifícios para prender a atenção do espectador. Quais?

 3- Há diferenças de abordagem das notícias? 

Professor, peça a um aluno de cada grupo que apresente oralmente o resultado da discussão.

 

Atividade 3

Agora é com vocês:

Os alunos formarão grupos com seis elementos para apresentarem um jornal de dez minutos criado por eles.

Professor, estimule-os a utilizarem o Kword  e o gravador do laptop para gravarem o jornal falado para ser apresentado aos colegas de outras turmas.

O professor entregará uma ficha que deverá ser roteiro e avaliação dos trabalhos.

 1- O trabalho foi realizado com seriedade?

2- As notícias mesmo que fictícias despertaram o interesse da turma?

3- Os alunos conseguiram ser menos formais, mas sem fazerem uso da língua coloquial?

 

  • Após as atividades, os alunos deverão avaliar a importância do trabalho desenvolvido. 
  • Poderá ser uma autoavaliação dos trabalhos.

 

 

  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, use a mesma ficha para avaliar os alunos.

1- O trabalho foi realizado com seriedade?

2- As notícias mesmo que fictícias despertaram o interesse da turma?

3- Os alunos conseguiram ser menos formais, mas sem fazerem uso da língua coloquial? 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.