01/12/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
- Atribuir valor semântico a advérbios e locuções adverbiais.
- Compreender que advérbios e locuções adverbiais estabelecem relação morfológica, sintática e semântica, mais diretamente, com adjetivos, verbos e outros advérbios e locuções adverbiais.
- Escolher advérbios e locuções adverbiais para expressar determinadas contingências.
- O aluno deve ter noções de morfologia, morfossintaxe e morfossemântica.
Atividade 1 - Ativando conhecimentos.
Alunos organizados em círculo.
Professor, inicie a aula expondo aos alunos que a presente aula é dedicada ao estudo de mais uma das dez classes morfológicas (os alunos também podem ter aprendido as seguintes denominações para tratar do mesmo conteúdo: classes de palavras; classes gramaticais - ver Recursos Complementares): a classe dos advérbios e das locuções adverbiais. Mostre a eles uma ficha semelhante à imagem abaixo:
ADVÉRBIO |
Oriente os alunos a formularem hipóteses para justificar os motivos pelos quais a palavra "advérbio" foi dividida em duas 2 cores diferentes. Conforme a maior ou menor dificuldade para a formulação das hipóteses, forneça-lhes as seguintes dicas:
Dica 1: o advérbio é uma classe de palavra que se relaciona com outras classes (adjetivo, verbo e o próprio advérbio).
Dica 2: a palavra advérbio é formada por um prefixo de origem latina - "ad" - que significa "ao lado de", "junto de"; portanto, o advérbio sempre acompanhará uma outra palavra (verbo, adjetivo ou outro advérbio), acrescentando significado a ela.
Professor, essas relações são importantes, pois ajudam os alunos nos processos de identificação e compreensão de sentidos morfossintáticos e morfossemânticos em frases, orações, períodos, textos, discursos. São dicas simples, mas muito importantes para os alunos lidarem bem com as relações que se podem estabelecer entre as 10 classes de palavras.
Atividade 2 - Pesquisando e sistematizando o conceito de advérbio e locução adverbial.
Conforme a quantidade de alunos por turma, organize-os em duplas ou trios. Abaixo, há 13 dicas. É importante que cada dupla ou trio consulte, pelo menos, 3 dicas.
Professor, entregue aos alunos a seguinte orientação de atividade:
Solicite a eles que anotem em seus cadernos os conceitos pesquisados e que recolham a maior variedade e quantidade possível de exemplos de advérbios e locuções adverbiais, pois eles serão importantes para a realização das atividade 4.
Atividade 3 - Ouvindo uma canção.
Professor, solicite aos alunos que, antes de responderem ao exercício abaixo proposto, ouçam a canção intitulada "Depois de", do grupo musical Palavra Cantada, por meio do seguinte link: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/palavra-cantada/depois-de/1184215>.
Exercício 2 Cada dupla ou trio deve ouvir, pelo menos 2 vezes, a canção intitulada "Depois de", do grupo musical Palavra Cantada, acessando o seguinte endereço: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/palavra-cantada/depois-de/1184215>.
Depois de - Palavra cantada
Depois de acordar, mamar
Depois de mamar, sorrir
Depois de sorrir, cantar
Depois de cantar, comer Depois de comer, brincar
Depois de brincar, pular
Depois de pular, cair Depois de cair, chorar Depois de chorar, falar Depois de falar, correr Depois de correr, parar Depois de parar, ninar Depois de ninar, dormir Depois de dormir, sonhar
Após ouvir a canção, responda às seguintes questões:
1. Quem interpreta a canção?
2. Podemos considerar que a escolha dos intérpretes foi aleatória? Justifique sua resposta.
3. A letra da canção é relativamente simples. As duas classes de palavras utilizadas são: locução prepositiva ("depois de": locução prepositiva acidental com valor de advérbio indicador da noção de tempo) e verbo. Circule a locução prepositiva e sublinhe os verbos.
4. Os verbos utilizados na canção fazem parte do universo infantil. Estabeleça uma relação entre esse aspecto e
a estrutura simples dos versos.
|
Atividade 4: Advérbios e locuções adverbiais modificam verbos.
Após ouvir a canção por, pelo menos, duas vezes, cada dupla ou trio deve realizar o seguinte exercício usando a letra da canção "Depois de".
Exercício 3 Vamos brincar com a letra da canção? Modifique a canção "Depois de" por meio da utilização de advérbios e locuções adverbiais após os verbos, ao final de cada verso. Siga os exemplos: Depois de - Palavra cantada
Depois de acordar, mamar
gulosamente/
com gula
Depois de mamar, sorrir
alegremente/com alegria
Depois de sorrir, cantar Depois de cantar, comer Depois de comer, brincar
Depois de brincar, pular
Depois de pular, cair Depois de cair, chorar Depois de chorar, falar Depois de falar, correr Depois de correr, parar Depois de parar, ninar Depois de ninar, dormir Depois de dormir, sonhar |
Para socializar as respostas, os alunos devem trocar as folhas de exercícios, em até 4 rodadas de trocas. Esta é uma atividade divertida, pois os alunos podem criar situações peculiares conforme escolham derterminados advérbios e locuções adverbiais. Estimule-os a criar sentidos inusitados.
Feitas as trocas de folhas de exercício, proceda a uma rápida apreciação dos verbos mais criativos. A seguir, desafie os alunos a declamarem esses verbos usando e abusando de expressões corporais e entonação de voz.
Que eles brinquem com as palavras e com o próprio corpo: GOSTOSAMENTE.
Para subsidiar o desenvolvimento da aula, sugiro: <http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/>
|
Sobre a locução prepositiva que assume o valor de outra classe de palavra (preposição acidental e o valor de advérbio, por exemplo), consulte: <http://www.brasilescola.com/gramatica/preposicao.htm>.
Professor, o aproveitamento deve ser considerado satisfatório se os alunos conseguirem selecionar e utilizar locuções adverbiais e advérbios adequados à modificação que pretendem realizar nos verbos ao final de cada verso da canção "Depois de".
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!