07/12/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
- Formar adjetivos a partir de substantivos.
- Identificar, em textos, os substantivos que são qualificados por adjetivos.
- Escolher e utilizar adjetivos e locuções adjetivas para qualificar substantivos.
O aluno deve possuir noções de morfologia.
Atividade 1 - Motivação
Alunos dispostos em círculo.
Professor, inicie a aula repetindo a palavra "MAMBEMBE" com diferentes entonações, de modo que se aguce a curiosidade dos alunos. Trata-se de um termo pouco comum atualmente: MAMBEMBE!!!! MAMBEMBE???? MAMBEMBE...
Em seguida, pergunte a eles se sabem o significado dessa palavra: O que será isso?
Se souberem, solicite a dois ou três alunos que anotem no quadro as hipóteses. Como complemento, apresente os seguintes conceitos:
MAMBEMBE: Adjetivo. Inferior; medíocre; ordinário, zambembe, má qualidade. (Conceito adaptado do Novo Aurélio Século XXI, p. 1265) |
ADJETIVO: palavra que modifica o substantivo, indicando qualidade, caráter, modo de ser ou estado. (Conceito adaptado do Novo Aurélio Século XXI, p. 53) |
Solicite aos alunos que, em seus cadernos, façam frases usando a palavra mambembe, de modo que ela continue tendo um significado pejorativo, de valor negativo. Escolha 5 alunos para lerem suas frases e faça as correções necessárias, caso eles não consigam atender ao que foi solicitado.
Atividade 2: Caracterizando situações.
Alunos continuam organizados em círculos.
Professor, apresente aos alunos as seguintes imagens e solicite a eles que as caracterizem usando adjetivos. Dois ou três alunos devem anotar no quadro os adjetivos que foram citados para caracterizar as imagens.
Disponível em: <http://www.tesorosdelayer.com/exposiciones/html/EXPOSICION%20RECUERDOS%20DEL%20CIRCO/23%20LOS%20CLOWNS%20DEL%20CIRCO%20POBRE.jpg>. Acesso em 06 nov. 2011.
Disponível em: <http://sp8.fotolog.com/photo/56/24/69/fredy/1241405160703_f.jpg>. Acesso em 06 nov. 2011.
Imagem disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_wifAmW9GO-0/TFS_Bq8CSfI/AAAAAAAAAOo/SSRORvI9Rk4/s1600/circo.jpg>. Acesso em 06 nov. 2011.
Imagem disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/_3ks_BN1qPNE/S_kdGAJ17zI/AAAAAAAACG0/LWcQIcANsA0/s400/circo%5B1%5D.png>. Acesso em 06 nov. 2011
Disponível em: <http://www.vivasp.com/fotos/2004_10/2004,10,1307.jpg>. Acesso em 06 nov. 2011
Após a manifestação dos alunos em voz alta, vá ao quadro e, destacando os adjetivos anotados, desenvolva com eles uma reflexão no sentido de identificarem adjetivos que remetem a caracterizações positivas/valorativas ou negativas/depreciativas.
Atividade 3 - Os adjetivos caracterizam substantivos.
Alunos organizados em duplas.
Solicite aos alunos que leiam o texto "Pobre circo pobre", de Walter Rossignoli, disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3319803.
Após a leitura, oriente-os a selecionar, copiar e colar o referido texto em um arquivo de texto do programa Kword.
Trabalhando em seu texto, os alunos devem editá-lo marcando com a cor azul todos os substantivos que aparecem acompanhados de adjetivos e locuções adjetivas; com a cor vermelha, eles devem destacar todos os adjetivos e locuções adjetivas que caracterizam os substantivos identificados. Apresente os exemplos abaixo destacados:
Pobre circo pobre (Walter Rossignoli) A pequena caravana mambembe chegou ao meu bairro e, em dois ou três dias, em um terreno baldio erguia-se a lona do circo. Para estreia, um fusca antigo, com modesto serviço de alto-falantes, anunciava o espetáculo imperdível a um precinho muito convidativo. Por dois reais assistia-se a quase duas horas de circo. A moça loira também se desdobrou; além de atriz, preparou o algodão-doce da criançada e ainda fez uma dança aérea numa daquelas cordas que preocupariam o observador menos exigente. Aliás, toda a estrutura do circo era muito humilde, muito pobre, e era bonito e emocionante ver a garra daqueles artistas populares para ganhar a vida nos divertindo. Por um momento viajei pela plateia e contei os presentes, que proporcionariam uma féria de pouco mais de cem reais. Me pego fazendo contas e vejo que eles ganhariam tão pouco para nos divertir, correndo riscos, muitos riscos naquele picadeiro de terra, protegido por pedaços de plástico esburacados e sujos. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3319803>. Acesso em 06 nov. 2011.
|
Atividade 4: Os adjetivos e a manifestação de ideias, sentimentos e valores
Professor, oriente os alunos a, ainda em duplas, responderem às seguintes questões:
Compreensão do texto:
1. O cronista utiliza vários substantivos para descrever as pessoas e as coisas que compõem o circo. Cite 5.
2. Para caracterizar as pessoas e as coisas do circo, o cronista utiliza vários adjetivos. Cite 5.
3. Na primeira atividade, vimos que o termo "mambembe", segundo o dicionário, tem um valor negativo, pejorativo. E no texto "Pobre circo pobre"? Qual o valor do termo "mambembe"?
4. Observe o seguinte trecho: "Aliás, toda a estrutura do circo era muito humilde, muito pobre, e era bonito e emocionante ver a garra daqueles artistas populares para ganhar a vida nos divertindo." Considerando essa frase, podemos concluir que o cronista usou adjetivos para valorizar positivamente ou negativamente o circo e seus artistas?
5. O que nos permite afirmar que o adjetivo "mamulengo", nessa crônica, não significa "inferior"?
Para a correção das respostas e sua socialização, divida a sala em dois grupos. No primeiro grupo, as duplas vão ler suas respostas e, uma a uma, o segundo grupo vai avaliar se concorda com as respostas dadas, se tem algo a acrescentar ou se considera as respostas incorretas. Desse modo, os próprios colegas vão ajudar a tornar as respostas o mais completas possível.
Sugiro a aula intitulada "O adjetivo e a locução adjetiva na construção do texto", de Lazuíta Goretti de Oliveira. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28348>. Acesso em 06 nov. 2011.
Para avaliar o aproveitamento do aluno, observe a maior ou menor dificuldade deles para identificar adjetivos e locuções adjetivas. Sobretudo nas atividades com o texto "Pobre circo pobre", verifique se os alunos conseguem captar que os adjetivos e locuções adjetivas são veiculadores de valores.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!