10/10/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint.
Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
INTRODUZINDO O TEMA: pontuação
- Professor, providencie vários gibis usados para que seus alunos possam recortar tirinhas das histórias em quadrinhos para realizar essa atividade, e leve-os para a sala de aula dentro de uma caixa bem bonita.
- Para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois traga a caixa para a rodinha e instigue a curiosidade sobre o que tem dentro da caixa. Abra a caixa e solicite que cada aluno escolha um gibi para ler.
- Permita que eles leiam a história com calma, depois solicite que escolham uma página da história em quadrinhos que leram, e colem em seus cadernos para explorar.
- Oriente seus alunos a relerem a página da história em quadrinhos que escolheram e colaram em seus cadernos. Dialogue com eles sobre:
- Depois, solicite que seus alunos copiem e respondam em seus cadernos as seguintes questões:
1 - Quais os pontos você encontrou?
2 - Você sabe o nome desses sinais? Escreva-os abaixo.
3 - Para que serve cada um?
4 – Escolha cinco palavras contidas na história que você leu e elabore frases com elas utilizando os pontos:
? Interrogação
! Exclamação
. Ponto final
, Vírgula
... Reticências
_ Travessão
: Dois pontos
- Deixe que os alunos construam suas frases e auxilie-os se necessário. Depois, propicie um momento para que eles leiam as frases que formaram, utilizando a entonação adequada para cada pontuação usada.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
POETIZANDO: sinais de pontuação e suas funções
- Organize sua turma em grupos de quatro alunos. O objetivo dessa atividade é que eles compreendam melhor a função e utilização de alguns sinais de pontuação, bem como trabalhar o traçado correto dos sinais e rimas entre palavras.
- Entregue para cada grupo uma cartolina de cor branca. Depois proponha que eles construam um poema falando sobre as funções dos sinais de pontuação.
- Esse poema também poderá ser escrito coletivamente na lousa, envolvendo alunos e professor. Depois os alunos poderão copiar o poema na cartolina e ilustrar cada sinal de pontuação utilizando massinha de modelar para representá-los. Para tanto, lembre-os de deixar espaço entre uma estrofe e outra para colarem o ponto retratado no mesmo.
- Caso você opte pelo uso do laptop dos alunos, eles poderão construir o poema utilizando o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) e ilustrar os pontos de interrogação utilizando as ferramentas de pintura do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).
- Veja abaixo um exemplo de um poema sobre sinais de pontuação:
Poema: Pontuação e sua funçãoSou muito emotivo e a exclamar eu vivo, sou usado com capricho para expressar emoção, esse sou eu, o PONTO DE EXCLAMAÇÃO.Sou muito curioso, e vivo a perguntar, quando surge uma dúvida vou logo interrogar. Eu sou o PONTO DE INTERROGAÇÂO.Quando esticam o assunto eu não dou muita moral, tenho certeza do que digo e o fim de uma frase indico. Sincero e legal sou eu, o PONTO FINAL.Sou chamado de DOIS PONTOS, e sou muito camarada, sou usado com frequência antes de uma fala, também me usam com exatidão antes de dar uma explicação ou identificação.Meu nome é TRAVESSÃO sou o senhor da comunicação, sou usado para expressar uma fala, por isso antes de me escrever em seu texto narrativo, ninguém pode falar nada.Sou conhecido como RETICÊNCIAS, quando presente em pensamentos indico suspensão, também posso ser usado para indicar na fala uma hesitação.Meu nome é ASPAS sou muito badalado e venho sempre acompanhado. Sou usado com elegância em frases, falas e palavras, que merecem destaque e importância.Eu sou a VÍRGULA, para não ficar cansada na frase dou uma parada. Separo elementos de uma citação, para o texto não ficar cansativo, é essa minha função.Autora: Laís de Castro Agranito |
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
MOVIMENTO E PONTUAÇÃO: um trabalho interdisciplinar
- Professor, seria interessante que você convidasse o professor de Educação Física de seus alunos para a realização dessa atividade, pois dessa forma você trabalharia a interdisciplinaridade bem como tornaria o trabalho mais rico e lúdico.
- Nossa sugestão é que você planeje essa atividade anteriormente com a colaboração do professor de Educação Física.
- Leve seus alunos para o pátio ou quadra da escola, e proponha a eles uma brincadeira. Diga que vocês vão brincar de formar sinais de pontuação com o corpo.
- Para tanto, organize-os em rodinha, de pé. Diga-lhes frases com entonação para que eles saibam qual sinal devem representar com o corpo. Você poderá criar um diálogo com o professor de Educação Física, ou ainda, dividir as crianças em grupo de forma que, enquanto um grupo elabora e fala a frase, os outros formam os sinais que aparecem nela com seus corpos. Eles poderão deitar no chão e fazer o sinal de pontuação utilizando uma ou mais crianças.
- Diga as frases lentamente e repita para que as crianças observem com atenção o sinal que cabe na mesma.
- Você também poderá inventar uma história anteriormente com o auxílio do educador físico, depois ir contando ela aos poucos, para que eles representem os sinais de pontuação que foram empregados nela.
Veja um exemplo:
Diga:
_ Crianças eu vou contar uma história, ela se chama “A girafa feliz”. Prestem bastante atenção para representar os sinais de pontuação que aparecem em cada pedacinho da história que vou contar.
E comece:
“Era uma vez uma girafa.
Ela morava na floresta junto com seus amigos leão (pausar), macaco (pausar), arara (pausar) e tartaruga.
Um belo dia ela acordou e viu como o sol estava brilhando e disse: (reforce a palavra disse para que os alunos percebam que há dois pontos e um travessão, pois alguém vai falar algo)
_ Nossa! Que lindo dia para dar uma festa! (diga a frase com emoção, exclamando)
Então, ela viu seu amigo leão e lhe perguntou:
_ Olá amigo, vamos fazer uma festa na minha casa hoje? (utilize a entonação de voz indicando que é uma pergunta)
E seu amigo leão respondeu:
_ Eu gostaria mas ....
- Oriente seus alunos como formar os sinais com o corpo, e ajude-os a agruparem-se uns com os outros, caso necessário. Eles vão adorar!
Proponha que levem seus laptops para fotografarem a brincadeira utilizando a Webcam que está localizada na área de trabalho de seus computadores. Reúna as fotos imprima e monte um painel em sua escola, socializando a atividade.
- Depois, volte para sala e proponha uma atividade de registro da brincadeira, como por exemplo: um relatório, um desenho, etc.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
CRIANDO DIÁLOGOS: construindo uma história em quadrinhos
- Professor, nessa atividade os alunos poderão trabalhar em duplas e construir uma história em quadrinhos, com ou sem o uso dos laptops.
- Na história eles deverão inventar um texto estabelecendo diálogo entre os personagens (um aluno e outro) e utilizando os sinais de pontuação que foram trabalhados com eles.
- Assim, cada aluno poderá escrever uma tirinha da história, ou então eleger na dupla um escriba. Os alunos também deverão ilustrar cada tirinha.
- A produção poderá ser realizada no caderno de ambos os alunos, em uma cartolina branca ou folha de papel A3.
- Caso você opte pelo uso dos laptops dos alunos, eles poderão construir a história e ilustrá-la utilizando as ferramentas de pintura do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Os alunos deverão salvar sua produção em um arquivo nos seus laptops e poderão socializar com os colegas.
- Depois de prontas as tirinhas, deixe que as duplas socializem seus trabalhos com os colegas lendo para eles e mostrando as ilustrações.
- Lembre-se de orientá-los sobre a coerência da escrita, o uso e o traçado correto da pontuação, bem como a entonação adequada no momento da leitura da história.
- Depois de prontas, você poderá organizar um mural na sala com as produções dos alunos.
Você também poderá propor uma PROBLEMATOTECA a partir das histórias em quadrinhos criadas pelos alunos, trabalhando noções de contagem e adição. Como no exemplo abaixo:
PROBLEMATOTECA
- Você também poderá fazer outras atividades, como as seguintes:
Fonte: http://thays-educar.blogspot.com/2009/04/trabalhando-com-pontuacao.html
Fonte: http://monicarafael.blogspot.com/2009/06/blog-post.html
http://escolakids.uol.com.br/os-sinais-de-pontuacao.htm
http://navegandonaeducacao.blogspot.com/2010/03/ideias-para-trabalhar-pontuacao.html
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/aprendendo-a-fazer-uso-da-pontuacao-426235.shtml
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se compreenderam a utilização dos sinais de pontuação, utilizando-os de forma coerente, se representaram os sinais de pontuação através de movimentos corporais, se elaboraram frases utilizando a pontuação corretamente, e se resolveram as situações-problema realizando operações de adição. Registre suas observações, pois são fundamentais para subsidiar seu planejamento.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/09/2014
Cinco estrelasAmei as sugestões. Parabéns.
06/05/2014
Cinco estrelasAmei... Q riqueza!!!!!!!!!!
27/09/2013
Cinco estrelasAmei,acho que com o ludico o aluno aprende bem mais.Parabens!
10/06/2013
Cinco estrelasEssas atividades são ótimas para trabalhar com jovens e adultos muitas criativas .
15/05/2013
Cinco estrelasparabens,amei,muito bom!
11/04/2013
Quatro estrelasParabéns, professora. Adorei. Vou usar nas aulas de reforço com minha filha.
08/03/2013
Quatro estrelasAdorei a aula pois sou universirario do curso de letras e vou apresentar uma aula de sinais de pontuação.
16/01/2013
Cinco estrelasParabéns professora!!! Bela iniciativa. Obrigado