Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como explorar as relações sociais da criança enfocando sua convivência com a família e amigos? (UCA)

 

10/10/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Reconhecer a importância das relações familiares;
  • Identificar os papéis exercidos pelos membros familiares;
  • Compreender a importância da amizade e as condutas para um bom convívio em sociedade;
  • Reconhecer o grupo de convívio mais próximo e as relações de respeito entre eles;
  • Utilizar a dobradura para representar pessoas;
  • Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - quatro (4) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint.   

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: relações familiares

- Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois converse com eles explicando-lhes que irão discutir sobre como convivemos com as pessoas em diferentes lugares: na escola, na família e outros.

- Para tanto, vocês irão assistir no sítio http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E o vídeo “Palavra cantada-eu”, que aborda o tema família, que é um dos espaços sociais de convivência. Para tanto, solicite que utilizem seus laptops acessando o sítio por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

palavra 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E

 

- Você também poderá projetar o vídeo para seus alunos através de um projetor de multimídia. Ou então, leve-os até o laboratório de informática de sua escola para que assistam ao vídeo.

- Depois, na rodinha, proponha um diálogo sobre o tema família. Questionando-os:

 

  • Qual é assunto do vídeo?
  • Será que todo mundo tem família?
  • E todas as famílias são iguais?
  • Quem são os membros de sua família?
  • Quais as pessoas de sua família moram com você?
  • Como é a convivência em sua família?
  • Quem trabalha fora, e quem cuida da casa em sua família?

 

- Deixe que os alunos expressem suas opiniões, e os ouçam com atenção, pois esse momento será importante para trabalhar valores, relações, bem como para que você perceba se há algum caso em sua turma, de problema sócio afetivo, podendo assim intervir junto à família.

- Nesse momento é importante que você dialogue com as crianças sobre as configurações da família, pois nos tempos atuais, com o avanço da sociedade e do mercado de trabalho, apesar de ainda se predominar o modelo de família nuclear (pai, mãe e filhos), a família vem sofrendo modificações em sua estrutura.

- Nesse sentido, é cada vez mais comum a existência de famílias monoparentais (compostas por mãe e filhos, ou então por pais e filhos), bem como a mudança de papéis desempenhados pelos membros da família, por exemplo, hoje muitas mulheres trabalham fora e os pais cuidam dos filhos, ou então ambos trabalham fora, dentre outros tipos de configurações.

- Converse com os alunos sobre os vários tipos de configurações de família e discuta sobre a importância do respeito à diversidade de cada uma.

menina lapis

- Em seguida, entregue uma folha de papel A4 para cada aluno, e papéis coloridos recortados em formas geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo). Solicite que os alunos façam dobraduras para representar os familiares que moram com ele, ou os membros de sua família.

- Os alunos também poderão utilizar outros recursos artísticos para representar sua família, como: pintura, recortes, colagem, desenhos, dentre outros.

- Caso opte pelo uso dos laptops dos alunos ele poderão desenhar suas famílias utilizando as ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), depois você poderá imprimir para montar o painel.

- Depois de representarem sua família oriente-os a escreverem os nomes dos familiares representados em sua produção. Monte um painel na sala de aula, que poderá ser intitulado “As família de cada um”, ou então “As famílias e suas configurações”.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO A LETRA DA MÚSICA

- Professor, explore com as crianças a letra da música “Eu – Palavra Cantada” que foi trabalhada na atividade anterior. Se for necessário, leve um aparelho de som e um CD com a música para a sala de aula para que os alunos escutem, antes e durante a realização da atividade.

Reproduza e entregue a letra da música para os alunos e solicite que leiam com atenção. Você também poderá solicitar que eles leiam a música, acessando o sítio http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283408/.  Para tanto, deverão utilizar seus laptops e acessar o sítio através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

- Explique-lhes que em algumas músicas e poesias os autores/poetas escrevem palavras da mesma forma como se fala em algumas regiões (linguagem coloquial) como na música é utilizada a palavra “ocê” que na verdade seria “você”.

Veja a letra da música abaixo:

 

Eu

Palavra Cantada

 

Perguntei pra minha mãe: "Mãe, onde é que ocê nasceu?"
Ela então me respondeu que nasceu em Curitiba
Mas que sua mãe que é minha avó
Era filha de um gaúcho que gostava de churrasco
E andava de bombacha e trabalhava no rancho
E um dia bem cedinho foi caçar atrás do morro
Quando ouviu alguém gritando: "Socorro, socorro!"
Era uma voz de mulher
Então o meu bisavô, um gaúcho destemido
Foi correndo, galopando, imaginando o inimigo
E chegando no ranchinho, já entrou de supetão
Derrubando tudo em volta, com o seu facão na mão
Para o alívio da donzela, que apontava estupefata,
Para o saco de batata, onde havia uma barata
E ele então se apaixonou
E marcaram casamento com churrasco e chimarrão
E tiveram seus três filhos, minha avó e seus irmãos
E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado
Se não fosse uma barata ninguém teria gritado
Meu bisavô nada ouviria e seguiria na caçada
Eu não teria bisavô, bisavó, avô, avó, pai, mãe, não teria nada
Nem sequer existiria

 

 

 

 

 

 

Perguntei para o meu pai: "Pai, onde é que ocê nasceu?"
Ele então me respondeu que nasceu lá em Recife
Mas seu pai que é o meu avô
Era filho de um baiano que viajava no sertão
E vendia coisas como roupa, panela e sabão
E que um dia foi caçado pelo bando do Lampião
Que achava que ele era da polícia um espião
E se fez a confusão
E amarraram ele num pau pra matar depois do almoço
E ele então desesperado gritava: "Socorro!"
E uma moça apareceu bem no último instante
E gritou pra aquele bando: "Esse rapaz é comerciante!"
E com muita habilidade ela desfez a confusão
E ele então deu-lhe um presente, um vestido de algodão
E ela então se apaixonou
Se aquela moça esperta não tivesse ali passado
Ou se não se apaixonasse por aquele condenado
Eu não teria bisavô, nem bisavó, nem avô, nem avó, nem pai pra casar com a minha mãe
Então eu não contaria essa história familiar
Pois eu nem existiria pra poder cantar
Nem pra tocar violão

 

 

menina lapis 

1) Circule com lápis vermelho na letra da música as palavras que rima com NASCEU.

2) Grife com lápis de cor verde as palavras terminadas em ÃO.

3) De acordo com a letra da música, onde nasceram os pais da pessoa que está cantando (eu)?

4) Procure no dicionário o significado das palavras abaixo:

  • Bombacha:
  • Gaúcho:
  • Estupefata:
  • Supetão:
  • Destemido:

5) Procure no texto os membros familiares que aparecem na letra da música, circule-os com lápis azul e depois  escreva-os abaixo.

6)     Responda as perguntas abaixo:

a)    Ele trabalha para sustentar a família - PAPAI

b)    Ela cuida dos filhos - MAMÃE

c)     Ele precisa de cuidados da mamãe e do papai - FILHO

d)    Ela criou seus filhos e agora cuida dos netos- VOVÓ

e)    Ela é irmã da mamãe - TITIA

f)    É avô do papai –  BISAVÔ

Agora, encontre e colora no caça-palavras abaixo as respostas das questões acima:

 

A

C

F

P

A

P

A

I

M

A

M

Ã

E

R

T

S

X

H

U

G

C

B

U

F

B

K

L

B

N

X

Q

I

V

D

R

F

I

L

H

O

O

C

P

T

I

T

I

A

V

M

E

L

E

R

Ç

P

Ó

T

B

I

S

A

V

Ô

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPANDINDO AS RELAÇÕES: OS AMIGOS DA ESCOLA

- Professor inicie essa atividade dialogando com as crianças:

 

  • Além dos nossos familiares, com quem convivemos em nosso cotidiano?
  • E na escola, com quem convivemos?
  • O que as pessoas que estudam juntas são umas das outras?
  • Você tem muitos amigos?
  • Como se relaciona com eles?
  • O que é preciso para ser um bom amigo e conviver bem com ele?
  • Na sala de aula, quem é seu melhor amigo?

 

- Deixe que as crianças exponham suas opiniões e ouça-os com atenção, tomando o cuidado de observar se há algum aluno que está sendo excluído ou discriminado pelo grupo. Se ocorrer essa situação, busque a causa dessa exclusão, e intervenha de forma positiva para desconstruir essa atitude com os alunos.

- Para motivar os alunos sobre o tema amizade e as relações entre amigos, proponha a contação da história “Girafinha flor faz uma descoberta”, de Therezinha Casasanta, Editora do Brasil.

- O livro aborda a história de uma girafa que morava na floresta e se sentia muito sozinha, um dia ela resolveu ir até a cidade para buscar a cura para sua solidão, então no meio do caminho ela encontrou vários animais que viviam na mesma floresta que ela e todos lhe perguntavam onde ela estava indo e lhe solicitavam que não demorasse, pois sentiriam sua falta. A grande descoberta da girafinha Flor foi a amizade.

girafinha

Fonte: acervo da autora

- Após a contação da história, dialogue com as crianças sobre o que elas compreenderam, e analise se elas perceberam a importância da amizade em nossas vidas. Conduza a discussão para que eles façam analogias entre a história e as relações no grupo, para isso contextualize a história com situações que ocorrem em sala de aula ou na escola, enfocando as condutas para um bom convívio social.

- Em seguida proponha uma atividade na sala. Solicite que os alunos utilizem a Webcam localizada na área de trabalho de seus laptops e fotografem seus amigos de turma.

- Você também poderá propor que as crianças formem duplas ou trios e fotografem uns aos outros e depois escrevam os nomes dos colegas que fotografaram, e contem porque elas são amigas dessas pessoas, quais suas qualidades e características.

- Para os registros os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

Veja uma sugestão de registro:

  

 

FOTO

 

 

Nome do aluno fotografado:

Eu gosto de ser amigo(a)  do(a) ____________ por que:

 

 

Você também poderá propor uma atividade de registro sobre a história, abordando questões como no exemplo abaixo:

 

 

menina lapis

  1. Qual o nome da história contada?
  2. Quem a escreveu?
  3. Qual é sua editora?
  4. Por que girafinha Flor estava triste?
  5. Qual foi o remédio encontrado para a solidão de girafinha?
  6. Faça de conta que você está a procura de um amigo. Para tanto, construa um anúncio, dizendo suas características, o que você gosta, o que não gosta, e o que é preciso para ser seu amigo. Não se esqueça de colocar o endereço e o seu telefone para os interessados lhe procurarem.

 

(Professor, aproveite esse momento para trabalhar com seus alunos o gênero textual "anúncio" e suas características, bem como as regras para se manter uma boa convivência tanto entre os amigos, quanto com a família).

Veja um exemplo de um anúncio construído por uma criança do 1º ano do Ensino Fundamental Inicial da ESEBA, em março de 2011:

 

Procura-se um amigo...

Meu nome é Arthur, tenho 7 anos. Estou procurando um amigo legal. Ele têm que gostar de futebol e de brincar. Tem que ser tranquilo e me respeitar, não me batendo! Os interessados podem ligar no meu telefone: 3213-0000, ou então ir até a rua Dom Almir, número 54, Bairro Felicidade.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

AMPLIANDO NOSSAS RELAÇÕES: conhecendo melhor as famílias e nossos amigos

menino tarefa  

- Professor, o trabalho com as relações interpessoais perpassa nosso cotidiano todos os dias, devendo ser abordado constantemente na escola. Porém, para finalizar as atividades anteriores, proponha um trabalho no qual os alunos terão a oportunidade de se conhecer melhor, bem como as famílias de seus colegas de turma.

 - Para tanto, nesta atividade você irá propor aos alunos que confeccionem um álbum da turma contando um pouco da história de cada um e sua família.

 - Inicie enviando uma tarefa de casa, na qual o aluno deverá escolher quatro fotos dele com seus familiares e dele sozinho, e colar cada uma em uma folha A4. Embaixo da foto o aluno deverá escrever com ajuda de seus familiares informações sobre a foto, contando, por exemplo:

 

  • Quem são as pessoas que estão na foto;
  • O que elas estavam fazendo;
  • Do que essas pessoas gostam;
  • Dentre outros.

  

- Os alunos deverão trazer a tarefa na próxima aula e socializá-la com os colegas na rodinha.

 

CONSTRINDO O ALBÚM DE FAMÍLIA

 - Reúna as tarefas de casa dos alunos, e diga-lhes que irão construir um Álbum da Turma.

 - Confeccione com eles uma capa bem bonita para o álbum, depois reúna todas as produções à capa e encaderne. Vocês também poderão confeccionar uma caixa ou uma sacola, para que os alunos possam levar o álbum dentro dela para casa e socializar com suas famílias.

 - Explique aos alunos que cada um levará o Álbum por um dia para socializar com seus familiares, dessa forma eles poderão conhecer melhor os amigos e suas famílias.

 - Não se esqueça de escrever e anexar no álbum:

 

  • Os objetivos desse trabalho, explicando para as famílias porque ele está indo para casa dos alunos;
  • As orientações de como manipular o álbum, ou seja, que ele deve ser visto pela família com a orientação do aluno, para que o mesmo faça a devida apresentação.
  • Anexe também ao álbum, um espaço para que os familiares e alunos possam registrar o que eles acharam desse trabalho. Será um sucesso!

 

  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos reconheceram a importância das relações familiares identificando as diferentes configurações familiares e os papéis exercidos pelos membros familiares, se compreenderam a importância da amizade e as condutas para um bom convívio em sociedade. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.