25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Identificar fatores que influenciam na formação da identidade;
Diferenciar identidade familiar de identidade social;
Entender a plasticidade da identidade e esta como não sendo algo fixo,
Pesquisar sobre identidades familiares e regionais.
não serão necessários conhecimentos prévios
Aulas 1 e 2
1º momento
Exiba o seguinte clipe musical para os alunos:
Música: Diversidade
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=29Mj-8RdvUE&feature=related, acesso em 16.10.2011.Autor: Lenine
2º momento
Neste momento, pergunte aos alunos sobre sua identidade pessoal:
1. Quem tem carteira de identidade?
2. Quem ainda não tem?
3. Por que precisamos de carteira de identidade?
4. Quais dados a carteira de identidade traz sobre nós?
2º momento
Trabalhe com o vídeo Saiba com música de Arnaldo Antunes cantada por Adriana Calcanhoto:
Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=qSUO3aV2trU, acesso em 03.10.2011.
Faça o fechamento do vídeo com a seguinte discussão:
1. O que vocês herdaram de seus pais?
2. Em quê você se parece com seu pai? sua mãe? seus avós?
3º momento
Trabalhe com os alunos representações de suas famílias.
1. Peça que a turma faça uma pesquisa sobre brasões de família. Divida a turma em grupos que pesquisarão em diferentes sites e depois partilharão os resultados uns com os outros em apresentações orais.
Grupo 1: http://www.heraldica.com.br/home/index.php, acesso em 02.10.2011
Grupo 2: http://brasaodefamilia.com/site/, acesso em 02.10.2011
Grupo 3: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o, acesso em 02.10.2011
2. Terminada a exposição oral, os alunos irão construir o brasão da família deles. Trabalhe bastante a criatividade dos alunos. Eles escolherão desenhos que representem atividades profissionais da família, ou negócios da família ou interesses gerais da família bem como uma frase ou palavras que definam a família.
3. Material necessário para construção dos brasões: papel craft ou cartolina, cola, tesoura, lápis preto n. 2, lápis de cor, gizes de cera, pincéis, revistas.
4. Faça uma exposição dos brasões de família em sala de aula.
5. A partir dos brasões, trabalhe a questão da identidade familiar dos alunos, o que os representa, como são, que histórias trazem da família.
Aula 3
Nesta aula, os alunos trabalharão identidades regionais. Como atividade, todos irão pesquisar entre os colegas:
Roteiro de pesquisa:
1. Você nasceu nesta cidade/neste bairro? Se não, de onde você vem?
2. Sua família tem quais tradições?
3. Como você define as mulheres de sua família? os homens? a família?
4. Terminada a pesquisa, os alunos apresentarão os resultados em sala de aula em forma de comunicação oral. Primeiramente reúna os alunos em grupos para trocarem informações. Depois socializam com toda a turma.
5. Neste momento, faça o fechamento do assunto com exposição sobre identidade social.
1. Livros
Título: A estória do Severino e a história da Severina
Autor: Antonio Carlos Ciampa
Editora: Brasiliense
Imagem disponível em: http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/30968/ESTORIA-DO-SEVERINO-E-A-HISTORIA-DA-SEVERINA,-A---UM-ENSAIO-DE-PSICOLOGIA-SOCIAL.aspx, acesso em 20.09.2011.
Título: Casa Grande & Senzala
Autor: Gilberto Freyre
Editora: Global
Imagem disponível em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1564502&ID=C915C6917D80C160916050426&pac_id=18664&gclid=CNKs1PS4zKsCFQTu7QodJCaT4w, acesso em 03.10.2011.
Sites
Este site contém uma aula sobre Identidades Sociais com roteiro para o professor. Pode ser inserido nesta aula do portal.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=102904&tipo=ob&cp=4E6127&cb=&n1=&n2=Roteiros de Atividades&n3=Ensino Médio&n4=Sociologia&b=s, acesso em 02.10.2011.
Avalie o envolvimento dos alunos e a qualidade dos trabalhos. Avalie também se conseguem diferenciar identidade familiar de identidade social.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!