Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual a sua identidade?

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar fatores que influenciam na formação da identidade;

Diferenciar identidade familiar de identidade social;

Entender a plasticidade da identidade e esta como não sendo algo fixo,

Pesquisar sobre identidades familiares e regionais.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não serão necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

1º momento

Exiba o seguinte clipe musical para os alunos:

Música: Diversidade

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=29Mj-8RdvUE&feature=related, acesso em 16.10.2011.Autor: Lenine

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_jRD1SG6Pg6g/TUkyp-lbgCI/AAAAAAAAABg/Yir0kDsOVfA/s1600/15_mvg_lenine1.jpg&imgrefurl=http://asvozesdampb.blogspot.com/2011/02/avassaladora-musica-de-lenine.html&usg=__bj7xhHNYJrY31OP33fd8dB2v9XM=&h=460&w=360&sz=31&hl=pt-BR&start=8&zoom=1&tbnid=JDwZs6H85qN70M:&tbnh=128&tbnw=100&ei=YfmaTuPPHc21tgfN46HiAw&prev=/search%3Fq%3Dmusica%2Bidentidade%2Bde%2Blenine%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D673%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1, acesso em 16.10.2011.

 

2º momento

Neste momento, pergunte aos alunos sobre sua identidade pessoal:

 

1. Quem tem carteira de identidade?

2. Quem ainda não tem?

3. Por que precisamos de carteira de identidade?

4. Quais dados a carteira de identidade traz sobre nós?

 

2º momento

Trabalhe com o vídeo Saiba com música de Arnaldo Antunes cantada por Adriana Calcanhoto:

Miniatura

Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=qSUO3aV2trU, acesso em 03.10.2011.

Faça o fechamento do vídeo com a seguinte discussão:

1. O que vocês herdaram de seus pais?

2. Em quê você se parece com seu pai? sua mãe? seus avós?

 

3º momento

Trabalhe com os alunos representações de suas famílias.

1. Peça que a turma faça uma pesquisa sobre  brasões de família. Divida a turma em grupos que pesquisarão em diferentes sites e depois partilharão os resultados uns com os outros em apresentações orais.

Grupo 1: http://www.heraldica.com.br/home/index.php, acesso em 02.10.2011

Grupo 2: http://brasaodefamilia.com/site/, acesso em 02.10.2011

Grupo 3: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o, acesso em 02.10.2011

 

2. Terminada a exposição oral, os alunos irão construir o brasão da família deles. Trabalhe bastante a criatividade dos alunos. Eles escolherão desenhos que representem atividades profissionais da família, ou negócios da família ou interesses gerais da família bem como uma frase ou palavras que definam a família.

3. Material necessário para construção dos brasões: papel craft ou cartolina, cola, tesoura, lápis preto n. 2, lápis de cor, gizes de cera, pincéis, revistas.

4. Faça uma exposição dos brasões de família em sala de aula.

5. A partir dos brasões, trabalhe a questão da identidade familiar dos alunos, o que os representa, como são, que histórias trazem da família.

 

Aula 3

 

Nesta aula, os alunos trabalharão identidades regionais. Como atividade, todos irão pesquisar entre os colegas:

Roteiro de pesquisa:

1. Você nasceu nesta cidade/neste bairro? Se não, de onde você vem?

2. Sua família tem quais tradições?

3. Como você define as mulheres de sua família? os homens? a família?

4. Terminada a pesquisa, os alunos apresentarão os resultados em sala de aula em forma de comunicação oral. Primeiramente reúna os alunos em grupos para trocarem informações. Depois socializam com toda a turma.

5. Neste momento, faça o fechamento do assunto com exposição sobre identidade social.

Recursos Complementares

1. Livros

 Título: A estória do Severino e a história da Severina

Autor: Antonio Carlos Ciampa

Editora: Brasiliense

 

Imagem disponível em: http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/30968/ESTORIA-DO-SEVERINO-E-A-HISTORIA-DA-SEVERINA,-A---UM-ENSAIO-DE-PSICOLOGIA-SOCIAL.aspx, acesso em 20.09.2011.

 

Título: Casa Grande & Senzala

Autor: Gilberto Freyre

Editora: Global

 Casa Grande & Senzala - 51ª Edição 2006Imagem disponível em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1564502&ID=C915C6917D80C160916050426&pac_id=18664&gclid=CNKs1PS4zKsCFQTu7QodJCaT4w, acesso em 03.10.2011.

 

Sites

Este site contém uma aula sobre Identidades Sociais com roteiro para o professor. Pode ser inserido nesta aula do portal.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=102904&tipo=ob&cp=4E6127&cb=&n1=&n2=Roteiros de Atividades&n3=Ensino Médio&n4=Sociologia&b=s, acesso em 02.10.2011.

 

 

Avaliação

Avalie o envolvimento dos alunos e a qualidade dos trabalhos. Avalie também se conseguem diferenciar identidade familiar de identidade social.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.