25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Entender as diferentes configurações familiares;
Pesquisar sobre as diferentes configurações familiares existentes na sociedade;
Conhecer a respeito das diferentes configurações familiares;
Discutir as diferentes funções da família na sociedade moderna.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aula 1
1º momento
Introduza o tema sobre diferentes famílias exibindo para os alunos as seguintes imagens e peça que comparem as duas famílias: o estilo, a situação sócio-econômica, número de membros, onde estas famílias moram, etc.
Título: Retirantes
Autor: Portinari
Disponível em: http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=599&q=retirantes&gbv=2&oq=retirantes&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=234l1341l0l1622l10l6l0l0l0l0l0l0ll0l0, acesso em 14.10.2011.
Título: As meninas
Autor: Velasquez
2º momento
Em seguida, peça que os alunos entrevistem os colegas sobre suas famílias.
ROTEIRO DE ENTREVISTA SOBRE A FAMÍLIA
Terminadas as entrevistas, peça que socializem os aspectos mais interessantes, curiosos, diferentes que descobriram sobre os colegas.
3º momento
Trabalhe com os alunos o vídeo da música dos Titãs - Família. Ao mesmo tempo, distribua a letra para que acompanhem o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=yxPXmNZ9bQY, acesso em 03.10.2011.
Família - Titãs
Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...
Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando o neném
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do neném é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá pra ver televisão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...
Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...
A mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão...
Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Familia ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...
Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/titas/48973/, acesso em 03.10.2011.
Peça que os alunos discutam a mensagem da música.
Aulas 2 e 3
Nesta aula, faça pesquisa sobre os pais dos alunos para introduzir as diferentes formações familiares:
1. Você mora com pai e mãe?
2. Você mora somente com a mãe ou o pai?
3. Você tem pais separados que se casaram novamente?
De posse desta informação, introduza o conceito de diferentes formações familiares a partir das respostas dos mesmos às perguntas anteriores.
Neste momento, será aprofundado o conceito de tipos diferentes de configurações familiares. Para isto, apresente o seguinte texto:
Estruturas familiares, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia, acesso em 06.10.2011.
Após a leitura, peça que os alunos sublinhem no texto os diferentes tipos de família citados. De posse destas informações, os alunos pesquisam em sala de aula se há alguém que pertence a algum tipo de família citado no texto.
Aula 4
Distribua o complemento do texto:
Funções de família, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia ,, acesso em 06.10.2011.
Peça que os alunos destaquem do texto as funções da família citadas e explore com a turma o assunto:
a. Quais as funções identificadas?
b. As funções são as mesmas para os diferentes tipos de família?
1. Peça que confeccionem cartazes ilustrando as funções da família citadas no texto utilizando gravuras de revista, cola, tesoura, pincéis, etc.
2. Os alunos afixarão os cartazes nos corredores da escola.
Aulas 5 e 6:
Assista com os alunos ao filme:
Título: À prova de fogo
Duração: 118
Disponível para compra ou locação.
Sinopse:
O filme conta a história de um bombeiro, Caleb Holt (Kirk Cameron). Caleb é um profissional exemplar, porém em seu casamento as coisas não andam nada bem. Depois de aceitar um desafio proposto por seu pai (Através do livro diário O Desafio de Amar), a fim de salvar o seu casamento, Caleb faz um propósito e decide transformar o relacionamento com sua esposa. A partir daí, sua vida começar a mudar e Caleb consegue reacender a chama do amor em seu casamento. Prova de fogo traz ação e emoção para você e toda sua família. Com certeza irá fazer com que você veja a vida de uma maneira diferente.
Disponível em: http://www.giro180.com.br/component/content/article/77/77.html, acesso em 14.10.2011.
Roteiro para discussão:
1. O que o filme nos diz sobre família?
2. Qual a lição o pai aprendeu?
3. O que foi necessário para que ele reconhecesse a importância da família?
4. O filme poderia ter tido um final diferente?
Aula 7
Trabalhe com os alunos o seguinte vídeo:
Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?Itemid=98&option=com_zoo&view=category&category_id=0&page=6, acesso em 15.10.2011.
Título: A bebê dragão - show de sombras.
Sinopse
Episódio da série de animação A Bebê Dragão, que mostra as aventuras de um pequeno dragão azul em busca de seu lar.
No site há um arquivo em pdf com instruções para o professor. Escolha um dos episódios ou trabalhe toda a série.
Textos:
Neste site há um texto sobre diferentes configurações familiares na modernidade:
http://www.srosset.com.br/textos/familia-novas.html, acesso em 03.10.2011.
Neste site, há um texto sobre a função da família:
http://www.suzanastroke.com.br/index.php/br/temas/75-a-funo-da-familia, acesso em 14.10.2011.
Avalie o quanto os alunos participaram das discussões e o quanto puderam aprender sobre as diferentes configurações de família. Avalie o envolvimento nas tarefas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/11/2012
Cinco estrelasobrigado pela sugestão
11/06/2012
Cinco estrelasOtimo
25/02/2012
Três estrelasSugestão: o vídeo piloto chamado "Coisas de Família: sinal dos tempos" onde discute a relação de diferentes gerações sobre o tema "namoro". Este vídeo ajuda a mostrar como a família também sofre transformações ao longo do tempo. http://youtu.be/k-yNwEqSr3I