Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como você vive com sua comunidade?

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer sobre o funcionamento da comunidade de seu bairro;

Entender os diferentes movimentos de uma comunidade;

Pesquisar a problemática de se viver em vida comunitária.

Duração das atividades
5 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1º momento

Exiba as seguintes imagens:

Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.brasilcultura.com.br/wp-content/uploads/2009/12/comunidade-quilombola.jpg&imgrefurl=http://www.brasilcultura.com.br/sociologia/pesquisa-resgata-cultura-de-comunidade-quilombola/&usg=__vEmhxPCIRVloxxwFfZ1n1uuJuXE=&h=341&w=454&sz=68&hl=pt-BR&start=1&zoom=1&tbnid=FiQsqa9cHCaI9M:&tbnh=96&tbnw=128&ei=fuWaTvPAMePr0gGG1eCZBA&prev=/search%3Fq%3Dcomunidade%2Bquilombola%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D673%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1, acesso em 16.10.2011.

Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_8UX4B5IGa5E/SwL24D0QdtI/AAAAAAAAAA4/XmoT2DfgQMs/S1600-R/7BBB0B3EEC-89BE-4F69-87F2-70EEE2ADE3297D_indios_dancando_595_EdnilsonAguiar.jpg&imgrefurl=http://lilasuza.blogspot.com/&usg=__RPxB-O0Jw4eEsWPndIygyDZUnvk=&h=374&w=595&sz=90&hl=pt-BR&start=13&zoom=1&tbnid=M1Z9gSw5Vsk1JM:&tbnh=85&tbnw=135&ei=IOaaTqeDKojL0QGu5NGlBA&prev=/search%3Fq%3Dcomunidade%2Bindigena%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D673%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1, acesso em 16.10.2011.

Peça que os alunos citem as diferenças entre as duas comunidades.

2º momento

Exiba o seguinte vídeo:

 

Título:
  Minha comunidade. (Aula lá fora)
Autor:
  Ministério da Educação Listar as obras deste autor
Categoria:
  TV Escola - Escola / Educação
Idioma:
  Português
Instituição:/Parceiro
  [me] Ministério da Educação

 

 Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20349, acesso em 16.10.2011.

Duração: 27min38.

Este vídeo traz o trabalho de uma professora que orienta seus alunos a mapearem seu bairro, conhecendo o que há de bom e o que há de ruim na comunidade. Aproveite este vídeo para introduzir o conceito de comunidade, o que cada um faz como papel, as funções de cada morador, os equipamentos sociais existentes: escolas, hospitais, creches, etc..

 

Aulas 2 e 3

Professor, desenvolva um trabalho interdisciplinar com outros conteúdos para esta atividade: Geografia, História, Literatura, etc.

Mapeando a comunidade

1º momento

Faça uma sondagem com os alunos sobre suas relações com a comunidade:

1. Você participa de alguma atividade em comunidade: associação, clube, agremiação, etc?

2. Você tem alguma função na sua comunidade: líder, participante, protagonista?

3. O que é pertencer a uma comunidade?

 

2º momento

 

1. Inicie trabalhando em grupos de 5 ou 6 alunos.

2. Os grupos irão pesquisar aspectos da vida na comunidade onde vivem. Retome o vídeo trabalhado com eles na primeira aula.

3. Dê a eles o seguinte roteiro:

a. Pesquisar quais são os equipamentos sociais existentes na comunidade: creches, postos de saúde, abrigos, asilos, hospitais, ONGS, etc;

b. Registrar, com fotos, estes equipamentos;

c. Cada grupo deve entrevistar dois atores sociais: professor, médico, assistente social, voluntário de ONG, mãe social, educador social, etc. Roteiro da entrevista:

I. O que você faz exatamente na comunidade?

II. Qual a importância de seu papel na comunidade?

III. Quais dificuldades você tem para realizar seu trabalho na comunidade?

IV. O que precisa melhorar na comunidade?

V. Você se sente realizado neste trabalho?

4. Participar de uma reunião da Associação do seu Bairro, pesquisando sobre o trabalho realizado por ela bem como  as potencialidades  e  os problemas na comunidade.

5. Pesquisar com os moradores a história da comunidade: registros orais, fatos históricos, fotos, material que contenha um pouco da história da comunidade.

Obs. Os professores de Geografia, História e Língua Portuguesa podem contribuir com o desenvolvimento desta atividade;

Todo o registro pode ser feito em seus cadernos, ou então os alunos, se possível, podem usar seus laptops para registrar fotos e textos das entrevistas.

 

Aula 4

 

Nesta aula, leve os alunos para o laboratório de informática ou peça que tragam os laptops para serem usados em sala de aula. Todo material recolhido na pesquisa com a comunidade será socializado através do seguinte trabalho:

1. Os grupos visitam o seguinte site:

 http://www.educared.org/educa/index.cfm?id_comunidade=171, acesso em 03.10.2011.

2. Ao visitarem o site, os grupos leem sobre iniciativas de publicação de trabalhos realizados na escola;

3. Os grupos escolherão uma das iniciativas neste site para desenvolverem com a ajuda do professor:

Rede Social Educativa Minha Terra

Vozes do Planalto

Desafios do Minha Terra

Cada um destes títulos no site corresponde a uma iniciativa para publicizar os resultados e a situação das comunidades.

 

Aula 5

 

Vamos promover um fórum sobre a comunidade:

 

1. Organize os grupos para apresentação dos resultados da pesquisa para outras turmas;

2. Convide membros da comunidade para estarem presentes para a apresentação destes resultados bem como dos debates que poderão surgir;

3. Marque dois horários para que todos os alunos ou parte dos alunos na escola possam estar reunidos em um só lugar ao mesmo tempo para assistirem aos resultados das pesquisas;

4. De posse dos materiais, os grupos apresentam os resultados e inicia-se o debate;

5. Os grupos abrem a palavra para os membros da comunidade se posicionarem em relação aos problemas da comunidade e os alunos participam com sugestões de soluções para erradicar tais problemas.

Recursos Complementares

Site

Neste site, há material sobre o público e o privado com roteiro de atividades para o professor. Trabalhe como material extra ou enriqueça sua aula sobre a temática.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=102841&tipo=ob&cp=BF0000&cb=&n1=&n2=Orientações Pedagógicas&n3=Ensino Médio&n4=Filosofia&b=s, acesso em 03.10.2011.

Avaliação

Avalie o desempenho dos alunos em termos de participação, dedicação e responsabilidade na realização do trabalho. Acompanhe o processo passo a passo para melhor avaliar a participação individual e no grupo, bem como o desempenho. Avaliar se o aluno ampliou o seu conhecimento a respeito de vida comunitária, se conscientizou da importância e compromisso da sua participação na comunidade a que pertence.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.