25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Conhecer sobre o funcionamento da comunidade de seu bairro;
Entender os diferentes movimentos de uma comunidade;
Pesquisar a problemática de se viver em vida comunitária.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aula 1
1º momento
Exiba as seguintes imagens:
Peça que os alunos citem as diferenças entre as duas comunidades.
2º momento
Exiba o seguinte vídeo:
Título:
|
Minha comunidade. (Aula lá fora) | |
Autor:
|
Ministério da Educação | |
Categoria:
|
TV Escola - Escola / Educação | |
Idioma:
|
Português | |
Instituição:/Parceiro
|
[me] Ministério da Educação |
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20349, acesso em 16.10.2011.
Duração: 27min38.
Este vídeo traz o trabalho de uma professora que orienta seus alunos a mapearem seu bairro, conhecendo o que há de bom e o que há de ruim na comunidade. Aproveite este vídeo para introduzir o conceito de comunidade, o que cada um faz como papel, as funções de cada morador, os equipamentos sociais existentes: escolas, hospitais, creches, etc..
Aulas 2 e 3
Professor, desenvolva um trabalho interdisciplinar com outros conteúdos para esta atividade: Geografia, História, Literatura, etc.
Mapeando a comunidade
1º momento
Faça uma sondagem com os alunos sobre suas relações com a comunidade:
1. Você participa de alguma atividade em comunidade: associação, clube, agremiação, etc?
2. Você tem alguma função na sua comunidade: líder, participante, protagonista?
3. O que é pertencer a uma comunidade?
2º momento
1. Inicie trabalhando em grupos de 5 ou 6 alunos.
2. Os grupos irão pesquisar aspectos da vida na comunidade onde vivem. Retome o vídeo trabalhado com eles na primeira aula.
3. Dê a eles o seguinte roteiro:
a. Pesquisar quais são os equipamentos sociais existentes na comunidade: creches, postos de saúde, abrigos, asilos, hospitais, ONGS, etc;
b. Registrar, com fotos, estes equipamentos;
c. Cada grupo deve entrevistar dois atores sociais: professor, médico, assistente social, voluntário de ONG, mãe social, educador social, etc. Roteiro da entrevista:
I. O que você faz exatamente na comunidade?
II. Qual a importância de seu papel na comunidade?
III. Quais dificuldades você tem para realizar seu trabalho na comunidade?
IV. O que precisa melhorar na comunidade?
V. Você se sente realizado neste trabalho?
4. Participar de uma reunião da Associação do seu Bairro, pesquisando sobre o trabalho realizado por ela bem como as potencialidades e os problemas na comunidade.
5. Pesquisar com os moradores a história da comunidade: registros orais, fatos históricos, fotos, material que contenha um pouco da história da comunidade.
Obs. Os professores de Geografia, História e Língua Portuguesa podem contribuir com o desenvolvimento desta atividade;
Todo o registro pode ser feito em seus cadernos, ou então os alunos, se possível, podem usar seus laptops para registrar fotos e textos das entrevistas.
Aula 4
Nesta aula, leve os alunos para o laboratório de informática ou peça que tragam os laptops para serem usados em sala de aula. Todo material recolhido na pesquisa com a comunidade será socializado através do seguinte trabalho:
1. Os grupos visitam o seguinte site:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?id_comunidade=171, acesso em 03.10.2011.
2. Ao visitarem o site, os grupos leem sobre iniciativas de publicação de trabalhos realizados na escola;
3. Os grupos escolherão uma das iniciativas neste site para desenvolverem com a ajuda do professor:
Rede Social Educativa Minha Terra
Vozes do Planalto
Desafios do Minha Terra
Cada um destes títulos no site corresponde a uma iniciativa para publicizar os resultados e a situação das comunidades.
Aula 5
Vamos promover um fórum sobre a comunidade:
1. Organize os grupos para apresentação dos resultados da pesquisa para outras turmas;
2. Convide membros da comunidade para estarem presentes para a apresentação destes resultados bem como dos debates que poderão surgir;
3. Marque dois horários para que todos os alunos ou parte dos alunos na escola possam estar reunidos em um só lugar ao mesmo tempo para assistirem aos resultados das pesquisas;
4. De posse dos materiais, os grupos apresentam os resultados e inicia-se o debate;
5. Os grupos abrem a palavra para os membros da comunidade se posicionarem em relação aos problemas da comunidade e os alunos participam com sugestões de soluções para erradicar tais problemas.
Site
Neste site, há material sobre o público e o privado com roteiro de atividades para o professor. Trabalhe como material extra ou enriqueça sua aula sobre a temática.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=102841&tipo=ob&cp=BF0000&cb=&n1=&n2=Orientações Pedagógicas&n3=Ensino Médio&n4=Filosofia&b=s, acesso em 03.10.2011.
Avalie o desempenho dos alunos em termos de participação, dedicação e responsabilidade na realização do trabalho. Acompanhe o processo passo a passo para melhor avaliar a participação individual e no grupo, bem como o desempenho. Avaliar se o aluno ampliou o seu conhecimento a respeito de vida comunitária, se conscientizou da importância e compromisso da sua participação na comunidade a que pertence.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!