25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Conhecer a origem dos movimentos negros no Brasil;
Entender o processo de resistência negra no Brasil;
Pesquisar os movimentos negros existentes em sua cidade;
Entender a formação, constituição e atuação dos movimentos negros;
Conceituar Movimento Negro.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aulas 1 e 2
1º momento
Inicie a aula com o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=MG_yhtPeaC0&feature=fvsr, acesso em 20.10.2011.
Na sequência, exiba este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=pLhGNyPqKbw , acesso em 20.10.2011.
Peça aos alunos que digam o que entenderam e sentiram a respeito dos vídeos apresentados.
2º momento
1. Trabalhe com os alunos o seguinte texto sobre o movimento negro no Brasil:
Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-2086-18399-,00.html, acesso em 03.10.2011.
2. Distribua um roteiro de trabalho com o texto podendo ser feito em grupos:
a. Quais os objetivos do Movimento Negro?
b. Quais as diferenças entre o Movimento Negro no Brasil e no Estados Unidos como mostrado no vídeo?
c. Quais fatos chamam a atenção e são relevantes para o contexto atual dos Movimentos de Resistência no Brasil?
3. Os grupos pesquisam sobre diferentes temáticas relacionadas ao Movimento Negro no Brasil:
I. Divida os alunos em grupos;
II. Dê a cada grupo um link de site abaixo para pesquisarem sobre o assunto.
Abdias Nascimento: http://www.abdias.com.br/, acesso em 06.10.2011. Pesquisar a importância deste homem para o Movimento Negro no Brasil.
Teatro Experimental do Negro: http://www.abdias.com.br/teatro_experimental/teatro_experimental.htm, acesso em 06.10.2011. Pesquisar sobre o papel do Teatro Experimental do Negro (TEN) como contribuinte do Movimento Negro.
Frente Negra Brasileira: http://portaldaculturanegra.wordpress.com/2009/09/21/a-frente-negra-brasileira/, acesso em 06.10.2011. Pesquisar dados importantes sobre esta frente: surgimento, filosofia, composição, quem participa.
III. Cada grupo apresentará seu resultado em forma de postagens em email. Os grupos preparam um portfólio com os dados da pesquisa.
IV. Os grupos criam um email e postam o portfólio para os outros grupos.
Construção do portfólio:
1. Capa com título do trabalho;
2. Textos pequenos com várias ilustrações;
3. Espaço para o grupo colocar suas impressões;
4. Ilustrações para os textos;
5. Componentes do grupo, turma, ano, professor, etc..
Aulas 3, 4 e 5
É hora de pesquisar os movimentos negros de sua cidade! Roteiro para a pesquisa:
1. Investigar se há movimentos negros na cidade,
2. Caso não haja movimento negro constituído, procurar por manifestações culturais que têm origens na cultura afro-brasileira ou que sejam manifestações de resistência da cultura negra: congado, religiosidade afro-brasileira, cursos pré-vestibulares para negros, grupos de capoeira, quilombolas, dentre outros.
3. Roteiro de questões a serem investigadas:
a. Como surgiu o grupo?
b. Em que circunstâncias o grupo surgiu: foram difíceis, houve alguma facilidade?
c. Quem são os líderes do movimento?
d. Qual a filosofia do movimento, os princípios?
e. Há regimento interno, regras de funcionamento?
f. Há registros do grupo em algum órgão público?
g. O movimento recebe recursos financeiros de alguma empresa ou do governo?
h. Quais os projetos ou ações concretizados pelo movimento?
i. O movimento possui material de divulgação: panfletos, folders, cartazes, cartilhas, sites, blogs que possam ser fornecidos para exposição na escola?
4. De posse destes dados, os alunos irão apresentá-lo em forma de cartazes que serão expostos na escola. Alternativamente, promova uma feira de cultura negra para que os alunos apresentem os materiais pesquisados.
Para encerrar, apresente aos alunos o seguinte vídeo que deverá ser baixado e gravado em dispositivo de armazenamento: CD, pen drive, para exibição em sala:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3070, acesso em 12.10.2011.
Promova um debate com os alunos:
a. Por que os quilombolas são um movimento de resistência?
b. O que vocês pensam sobre educação quilombola?
c. Qual a importância dos quilombos: No passado? Atualmente?
Sites
I. Este site apresenta iniciativas e projetos de valorização da cultura Afro-brasileira:
http://www.acordacultura.org.br, acesso em 03.10.2011.
II. Site sobre cultura negra: http://www.centrocultural.m2014.net/, acesso em 06.10.2011.
Sinopse - disponível no site
O tema do Caminhos da Escola de hoje é Educação Quilombola e vamos para Bom Jesus da Lapa - BA, na comunidade Quilombola Rio das Rãs, Escola Elgino Nunes de Souza para descobrir como unir saberes tradicionais com o currículo escolar regular.
Viajando para João Pessoa - PB, o Caminhos leva o músico Chico César para um bate-papo com os alunos da Escola Municipal Profª Lina Rodrigues, numa conversa sobre música, cultura negra e a importância da educação na formação do cidadão.
III. Site com materiais de pesquisa, entrevistas, livros, etc, sobre a cultura negra: http://www.centrocultural.m2014.net/, acesso em 06.10.2011.
Avalie o entendimento dos alunos do contexto dos movimentos negros na atualidade. Avalie o envolvimento, compromisso e responsabilidade na produção e apresentação do material.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!