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UCA - Produção de texto oral e escrito: a entrevista

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o gênero entrevista;
  • reconhecer os locais de uso do gênero entrevista;
  • identificar particularidades das entrevistas realizadas nas modalidades oral e escrita da língua.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecimento dOs alunos deverão:

  • saber usar a Internet para pesquisarem e assistirem a vídeos.
  • conhecer a estrutura de um texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
  • conhecer as mídias que servem como suporte de entrevistas como jornal, revista, televisão, rádio nas quais entrevistas são veiculadas.  
Estratégias e recursos da aula

 

  • Atividades individuais e coletivas;
  • roteiro de estudo;
  • uso da  Internet.

 

Motivação:

 

Para iniciar esta atividade, o professor perguntará se algum aluno já foi entrevistado por algum canal de rádio, revista ou televisão.

Se ouvir resposta positiva, deverá explorar a situação. Em caso de respostas negativas, elegerá alguns alunos para lhes perguntar sobre quais assuntos se sentiriam à vontade para dar entrevista a um canal de televisão (esportes, brincadeiras, músicas, generalidades). Possivelmente surgirão várias respostas interessantes e até brincadeiras.

 

Atividade 1

 entrevista

Imagem disponível em:

http://www.efetividade.net/2007/08/07/como-fazer-boas-entrevistas-usando-o-metodo-sawatsky/ 

 

Pedir aos alunos que acessem o site abaixo para terem noções das orientações sobre como fazer entrevistas:

http://blogdivertudo.blogspot.com/2010/03/como-fazer-uma-entrevista.html 

 

Em seguida, o professor distribuirá para os alunos  algumas revistas (trazidas de casa, ou  pedir que os alunos tragam, ou recolhidas na biblioteca da escola) que contenham entrevistas, para que, em grupo de dois ou três                     alunos, oralmente:

  • selecionem uma que tenha assunto de seus interesses;
  • leiam-na na íntegra;
  • discutam a superestrutura (estrutura que se caracteriza por perguntas e respostas);
  • observem se o entrevistador encadeou suas perguntas às respostas dadas pelo entrevistado;
  • como o entrevistador introduziu e finalizou o trabalho;
  • o entrevistado conhece as orientações sugeridas pelo blog divertido?

 

Exemplo: em sua cidade, há pessoas que têm se destacado nas artes plásticas ou cênicas, jornalismo, política, cantores, grupos musicais...

Depois de escolherem o melhor nome, elaborar as perguntas que poderão ser feitas.

Antes do trabalho de apresentação da entrevista, os alunos deverão fazer um levantamento biográfico do entrevistado e conseguir uma foto.

Atividade 2

 

 1- Os alunos deverão apresentar à classe, oralmente, as conclusões a que chegaram decorrentes das análises do texto. Seria interessante que, para essa atividade, o professor fizesse com a turma um grande círculo.

2- Os alunos acessarão os vídeos para observarem posturas e analisar: clareza e objetividade.

 

 Phillips    frejat    fernando

 

Imagens e textos disponíveis em: 

 

http://tv.estadao.com.br/videos,exclusivo-stylist-de-madonna-fala-sobre-moda-em-sp,148783,256,0.htm 

http://tv.estadao.com.br/videos,exclusivo-frejat-fala-sobre-versoes-que-apresentou-no-festival,148370,253,0.htm 

http://tv.estadao.com.br/videos,o-arcabouco-da-democracia-esta-montado-a-alma-nao-parte-1,141908,260,0.htm 

 

3-  Os alunos deverão preparar uma entrevista. Para isso, em grupo, deverão pensar em nomes de pessoas que poderiam ter informações interessantes para a turma e depois elaborarem

as perguntas.

 

  • Para a execução da tarefa (entrevista), o professor  deverá estimular seus alunos a utilizarem o gravador que existe em seus laptops.  Assim, terão um
  • Assim terão um material interessante para apresentar à turma.

 

Atividade 3

 

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO PARA A TURMA

 

  • Antes de entregar o trabalho para o professor, o grupo deverá apresentá-lo para a classe. 

 

OBS: No final, o professor poderá optar por recolher somente as perguntas com texto introdutório e pequena biografia digitados no Kword. Ou, se preferir, solicitar aos alunos que enviem seus trabalhos via e-mail para  ele.

  

      

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie se:

1- O grupo se mostrou motivado ao fazer as atividades?

2- O grupo  se empenhou e seguiu orientações?

3- Neste texto, o grupo demonstrou maior competência em relação a outros elaborados por ele?

4- Seus objetivos foram alcançados pelo grupo?

4-  

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