10/10/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em três (3) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Alfabetização e Matemática.
1° Momento: aproximadamente 60 min.
O QUE É ESTÉTICA?
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e faça uma rápida introdução sobre o conceito de Estética. Maiores detalhes no item Recursos Complementares. Explique que a arte tem o significado de técnica ou habilidade, uma atividade humana ligada às manifestações culturais e/ou artísticas como a pintura de um quadro ou um desenho, por exemplo.
Estética é um termo originário do grego e significa percepção, sensação. É um ramo da Filosofia que tem por objeto, o estudo da natureza, do belo e dos fundamentos da arte.
Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica
A ARTE DE PINTAR
Uma das coisas que diferencia o homem do animal é que o homem é um produtor de arte. Desde crianças estamos envoltos no universo da arte. Podemos comprovar isso quando saímos da escola com o rosto pintado de coelhinho na véspera da páscoa, todos satisfeitos ou quando ficamos livres para brincarmos com pincel e tinta. Além de divertida e envolvente, as artes cênicas contribuem para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.
Imagem disponível em: http://actividades0-5.blogspot.com/2010/04/pascoa-programacao-da-semana-da-pascoa.html acesso em 30/09/2011
Imagem disponível em: http://br.freepik.com/fotos-gratis/cor-pintada-jovens_52895.htm acesso em 30/09/2011
Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades. Podemos destacar expressão pessoal, identificação das cores, uma forma de terapia, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração e estabelecimento de limites espaciais.
Conceito extraído do sítio: http://sapinhocolorido.blogspot.com/2008/07/colorir-qual-sua-importncia.html acesso em 30/09/2011
Imagem disponível em: http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecebh/tag/diversao/ acesso em 30/09/2011
Professor, considerando os inúmeros benefícios que a arte de colorir trás para o desenvolvimento das crianças, solicite que utilizem seus laptops UCA para acessarem o seguinte link: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-online-gratis-de-pintar-desenho-e-colorir/. Para isso devem utilizar o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Imagem disponível em: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-online-gratis-de-pintar-desenho-e-colorir/
1) O aluno deve pintar o personagem de acordo com seu gosto.
2) Faça o mesmo desenho manualmente em seu caderno. Seja fiel na disposição das cores.
Professor, outra possibilidade para trabalhar com pintura e com as cores, é utilizar o programa do laptop: Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).
2º Momento: aproximadamente 60 min.
“QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”.
Professor, tendo em vista a obrigatoriedade da música no Currículo Escolar, colabore com o trabalho do professor de música realizando as atividades propostas neste segundo momento. Se não existe, trabalhe musicalidade com seus alunos.
Inicie a aula fazendo uma rápida introdução do que é música (sugestão de sítios no item Recursos Complementares). Reflita com eles que a musicalidade está naturalmente em nós. Por vezes nos pegamos batendo o pé no chão de maneira ritmada ou batemos a mão na carteira, assobiamos e outras coisas mais.
Faça uma rodinha e pergunte o que eles sabem sobre música e quais são suas músicas preferidas. Se alguém sugerir alguma cantiga de roda, cante uma delas com eles.
Após essa introdução musical, convide-os a assistirem a dois vídeos. No primeiro, crianças muito pequenas são exímios músicos. No segundo, um garoto de apenas cinco anos fazendo um solo de bateria. Para isso, devem utilizar o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HspX0al1kEw
Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=lFwEiEVJkGU&feature=related
3º Momento: aproximadamente 60 min.
ARTE CÊNICA: CINEMA MUDO
Professor, para finalizar essa aula, trabalhe outra excelente forma de expressão artística: o cinema. Traga a proposta de um cinema mudo que usa apenas à expressão corporal e facial para transmitir a mensagem. Os atores ficam mudos, e usam gestos para se expressar, é uma ótima maneira de ajudar pessoas tímidas a se desinibirem, pois, gradativamente vai entrando em sintonia com o personagem e quando percebe está plenamente envolvido. Este trabalho também possibilita ao aluno desenvolver sua autoconfiança fazendo que se torne mais autônomo.
Outra justificativa para trabalhar com cinema mudo é que ensina autocontrole para o aluno.
É importante lembrar aos alunos que eles têm dois ouvidos e apenas uma boca, o que pode nos revelar que, na escola devemos ouvir mais os colegas e professores e falar nas horas certas, em sala. Lembre-os também professor, que as pessoas mudas também se expressam perfeitamente sem emitirem uma só palavra. Desafie-os a fazerem o mesmo.
Imagem disponível em: http://projetocinemaescola2010.blogspot.com/2009/10/semana-da-crianca.html
Professor, para que os alunos tenham uma noção do que é cinema mudo, assista com eles ao vídeo a seguir. Para isso, devem utilizar seus laptops por meio do seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iHXzHnpxUNI&feature=related
Após a exibição do vídeo, proponha que trabalhem em grupos de quatro ou cinco alunos na criação de uma peça teatral sem falas. Veja uma sugestão a seguir:
1) Em grupos de quatro ou cinco alunos, monte uma peça teatral que deverá ser gravada por meio de laptop UCA para que se torne um filme. Para isso, utilize metasys> câmera em sua área de trabalho. O grupo deve dar um nome para o filme que deve ser realizado no interior de uma escola.
2) Após cada exibição, um “ator” de cada grupo, faz comentários sobre a construção do filme de sua equipe e abre espaço para possíveis dúvidas ou comentários dos colegas.
- Conceito:http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica
- Valor estético:http://www.coladaweb.com/filosofia/estetica
Imagem disponível em: http://frasesepensamentos.lisblogs.com/2011/04/charles-chaplin-7/
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam o que é estética, termo que não faz parte do cotidiano deles, mas deverão compreender que vivenciam sobre estética diariamente em seu cotidiano. Assim, você deverá verificar se eles aprenderam algumas noções básicas de Estética, se conseguiram descobrir que são naturalmente artistas, se reconheceram a importância de se envolverem com a arte para sua boa constituição como ser humano, inclusive para seu autocontrole e se foram motivados para o desejo de produzir arte.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!