Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quando se trata de arte as crianças são apenas expectadoras ou são artistas? – UCA

 

10/10/2011

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender noções básicas de arte;

 

  • Reconhecer a importância do envolvimento com arte para a constituição como ser humano;

 

  • Produzir arte como uma forma prazerosa de aprender.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – quatro (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três (3) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Alfabetização e Matemática.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

O QUE É ESTÉTICA?

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e faça uma rápida introdução sobre o conceito de Estética. Maiores detalhes no item Recursos Complementares. Explique que a arte tem o significado de técnica ou habilidade, uma atividade humana ligada às manifestações culturais e/ou artísticas como a pintura de um quadro ou um desenho, por exemplo.

Estética é um termo originário do grego e significa percepção, sensação. É um ramo da Filosofia que tem por objeto, o estudo da natureza, do belo e dos fundamentos da arte.

Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica

A ARTE DE PINTAR

Uma das coisas que diferencia o homem do animal é que o homem é um produtor de arte. Desde crianças estamos envoltos no universo da arte. Podemos comprovar isso quando saímos da escola com o rosto pintado de coelhinho na véspera da páscoa, todos satisfeitos ou quando ficamos livres para brincarmos com pincel e tinta. Além de divertida e envolvente, as artes cênicas contribuem para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.

Criança pintada de coelho da páscoa

Imagem disponível em: http://actividades0-5.blogspot.com/2010/04/pascoa-programacao-da-semana-da-pascoa.html acesso em 30/09/2011

 

Bebê pintando

Imagem disponível em: http://br.freepik.com/fotos-gratis/cor-pintada-jovens_52895.htm acesso em 30/09/2011

Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades. Podemos destacar expressão pessoal, identificação das cores, uma forma de terapia, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração e estabelecimento de limites espaciais. 

Conceito extraído do sítio: http://sapinhocolorido.blogspot.com/2008/07/colorir-qual-sua-importncia.html acesso em 30/09/2011

 

Crianças desenhando

Imagem disponível em: http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecebh/tag/diversao/ acesso em 30/09/2011

 

Aluna UCA - Atividades

Professor, considerando os inúmeros benefícios que a arte de colorir trás para o desenvolvimento das crianças, solicite que utilizem seus laptops UCA para acessarem o seguinte link: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-online-gratis-de-pintar-desenho-e-colorir/. Para isso devem utilizar o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

 

Jogo do Ratinho

Imagem disponível em: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-online-gratis-de-pintar-desenho-e-colorir/

1) O aluno deve pintar o personagem de acordo com seu gosto.

  • Instruções: clique no pincel e o arraste até uma das cores existentes na aquarela. Arraste o pincel até uma das partes do ratinho e solte o mouse. Faça isso repetidas vezes até pintar o ratinho por completo.

2) Faça o mesmo desenho manualmente em seu caderno. Seja fiel na disposição das cores.

Professor, outra possibilidade para trabalhar com pintura e com as cores, é utilizar o programa do laptop: Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).

 

2º Momento: aproximadamente 60 min.

“QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”.

Professor, tendo em vista a obrigatoriedade da música no Currículo Escolar, colabore com o trabalho do professor de música realizando as atividades propostas neste segundo momento. Se não existe, trabalhe musicalidade com seus alunos.

Inicie a aula fazendo uma rápida introdução do que é música (sugestão de sítios no item Recursos Complementares). Reflita com eles que a musicalidade está naturalmente em nós. Por vezes nos pegamos batendo o pé no chão de maneira ritmada ou batemos a mão na carteira, assobiamos e outras coisas mais.   

Faça uma rodinha e pergunte o que eles sabem sobre música e quais são suas músicas preferidas. Se alguém sugerir alguma cantiga de roda, cante uma delas com eles.

Após essa introdução musical, convide-os a assistirem a dois vídeos. No primeiro, crianças muito pequenas são exímios músicos. No segundo, um garoto de apenas cinco anos fazendo um solo de bateria. Para isso, devem utilizar o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

 

Crianças músicos japoneses

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HspX0al1kEw

 

Menino baterista

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=lFwEiEVJkGU&feature=related

 

Aluna UCA - Atividades

  1.  Inspirados nos vídeos formem uma banda musical com quatro “músicos” em sua sala. Contudo, essa banda não terá instrumentos convencionais como violão, guitarra, bateria e outros. Os instrumentos serão substituídos pelos sons emitidos por alguma parte de seu corpo como boca, palmas ou batidas de pé.

 

3º Momento: aproximadamente 60 min.

ARTE CÊNICA: CINEMA MUDO

Professor, para finalizar essa aula, trabalhe outra excelente forma de expressão artística: o cinema. Traga a proposta de um cinema mudo que usa apenas à expressão corporal e facial para transmitir a mensagem. Os atores ficam mudos, e usam gestos para se expressar, é uma ótima maneira de ajudar pessoas tímidas a se desinibirem, pois, gradativamente vai entrando em sintonia com o personagem e quando percebe está plenamente envolvido. Este trabalho também possibilita ao aluno desenvolver sua autoconfiança fazendo que se torne mais autônomo.

Outra justificativa para trabalhar com cinema mudo é que ensina autocontrole para o aluno.

É importante lembrar aos alunos que eles têm dois ouvidos e apenas uma boca, o que pode nos revelar que, na escola devemos ouvir mais os colegas e professores e falar nas horas certas, em sala. Lembre-os também professor, que as pessoas mudas também se expressam perfeitamente sem emitirem uma só palavra. Desafie-os a fazerem o mesmo.

Cinema

Imagem disponível em: http://projetocinemaescola2010.blogspot.com/2009/10/semana-da-crianca.html

Professor, para que os alunos tenham uma noção do que é cinema mudo, assista com eles ao vídeo a seguir. Para isso, devem utilizar seus laptops por meio do seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Cinema mudo

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iHXzHnpxUNI&feature=related

 

Após a exibição do vídeo, proponha que trabalhem em grupos de quatro ou cinco alunos na criação de uma peça teatral sem falas. Veja uma sugestão a seguir:

 

Aluna UCA - Atividades

1) Em grupos de quatro ou cinco alunos, monte uma peça teatral que deverá ser gravada por meio de laptop UCA para que se torne um filme. Para isso, utilize metasys> câmera em sua área de trabalho. O grupo deve dar um nome para o filme que deve ser realizado no interior de uma escola.

  • Após todos os grupos gravarem seus filmes, é hora da sessão:“cinema na escola”.
  •  Professor, providencie um projetor para exibir o filme de seus alunos. Dica: providencie também pipoca para que os alunos se envolvam no clima do cinema e a atividade se torne mais divertida.

 

2) Após cada exibição, um “ator” de cada grupo, faz comentários sobre a construção do filme de sua equipe e abre espaço para possíveis dúvidas ou comentários dos colegas.

 

Aluno UCA - Atividades de Casa

  • Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin foi um ator, diretor, produtor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. Informações extraídas do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin.
  • Juntamente com sua família, faça uma pesquisa sobre este artista. Essa pesquisa deverá conter sua biografia, algumas fotos e o seu comentário/crítica sobre o que considerou mais interessante.
  • Digite sua pesquisa em seu laptop UCA, para tal tarefa utilize Kword [metasys> aplicativos> Ferramentas de produtividade> Suite de escritório> processador de textos].
  • Após concluída a pesquisa envie ao e-mail de seu professor, utilizando o seguinte caminho: seguinte caminho:Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam o que é estética, termo que não faz parte do cotidiano deles, mas deverão compreender que vivenciam sobre estética diariamente em seu cotidiano. Assim, você deverá verificar se eles aprenderam algumas noções básicas de Estética, se conseguiram descobrir que são naturalmente artistas, se reconheceram a importância de se envolverem com a arte para sua boa constituição como ser humano, inclusive para seu autocontrole e se foram motivados para o desejo de produzir arte.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.