10/10/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e processador de textos.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em três (3) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Alfabetização, Matemática, Ética e Artes. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Professor, solicite aos alunos que providenciem alguns materiais necessários para a realização desta aula: massa de modelar, cartolinas, canetas, lápis de cor, pincéis atômicos, isopor, palitos de fósforo, tinta guache e outros.
Após essa aula, o aluno poderá compreender que está envolto ao universo da arte e que este é importante em sua constituição como aluno e como ser humano.
1° Momento: aproximadamente 60 min.
O QUE É ESTÉTICA?
Professor, faça uma rápida introdução sobre o conceito de Estética. Maiores detalhes no item Recursos Complementares. Explique que a arte tem o significado de técnica ou habilidade, uma atividade humana ligada a manifestações culturais e/ou artísticas como a pintura de um quadro ou um desenho, por exemplo.
Estética é um termo originário do grego e significa percepção, sensação. É um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte.
Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica – acesso em 23/09/2011.
ARTE MIMÉTICA
Professor, as artes podem ser miméticas (cópia) ou abstratas (criação livre do artista e por vezes difícil de compreender). Alguns filósofos gregos diziam que a arte era a imitação da natureza.
Segundo Aristóteles, a arte mimética como atividade artística e recreadora da realidade. Por outras palavras, a mimese não representa uma mera imitação, mas um agir expressivo no âmbito da poiesis grega, servindo-se, para isso, de uma techné (técnica). Trata-se de uma atividade que, ao reproduzir in aequo o real, o supera, chegando mesmo a modificá-lo.
Conceito extraído do sítio: http://leonorgomes.blogspot.com/2008/04/arte-mimtica-segundo-aristteles.html
Solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o vídeo abaixo e assistirem a um vídeo que apresenta um exemplo de arte mimética através da dança. Para isso, devem seguir o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k1y8tEluSOo&feature=related
O vídeo nos mostra uma oficina de dança onde as pessoas devem imitar o movimento umas das outras. A imitação está mais em nossas vidas do que imaginamos. Crianças pequenas iniciam a sua aprendizagem através da imitação. Dessa maneira é de fundamental importância que os adultos deem bom exemplo para as crianças, sejam elas, filhos, alunos ou mesmo desconhecidos, pois, o que criança vê ela faz.
Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=5dxj3QQDlVo
Professor, aproveite a ocasião e desperte em seus alunos o interesse pela arte mimética através da dança. Além de ser bom para a saúde do corpo devido à prática esportiva, desenvolve o pensamento e é muito divertido.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=K9Q97pIUVNw&feature=related
2º Momento: aproximadamente 60 min.
A ARTE ABSTRATA.
A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional".
Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_abstrata
Exemplo de arte abstrata:
Imagem disponível em: http://artecompontovoc.blogspot.com/2010/02/arte-abstrata.html
Outro exemplo da arte abstrata é o Cubismo, uma representação geométrica do mundo sem compromisso com a aparência real das coisas. Você se lembra do Jim Carrey (ator que representou “O Máscara”)? Veja como ele é representado através do Cubismo.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vQNRnVgNCAg&feature=related
3º Momento: aproximadamente 60 min.
CONSTRUINDO ESPAÇOS NA ESCOLA: DEMONSTRANDO A ARTE PRODUZIDA.
Um museu é um importante e visitado lugar artístico, uma das grandes invenções para que se perpetue a arte em todo o mundo. Existem inúmeros e famosos museus em todo o mundo. Neles, existem obras de artistas renomados e de altíssimo valor cultural, artístico e também financeiro. Como o museu del Prado em Madri, Espanha.
Imagem disponível em: http://www.blogdohoteis.com/museu-da-meia-noite-em-madri/
Professor, em sua escola certamente existe várias salas de aula, pátio, biblioteca e outros. E um museu existe? Se não existe, proponha que seus alunos “construam” um museu. Esse espaço deve ser criado no interior de sua sala e ao término das aulas, o material (solicitado no início desta aula) utilizado na construção do museu deve ser guardado em um armário ou outro local adequado. É sugerido que seja exposto durante algumas semanas e registrado por meio de fotos ou filmagens para o acervo da sala.
- Conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica
- Valor estético: http://www.coladaweb.com/filosofia/estetica
- Aristóteles: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm
Criação de blog grátis acesse: http://www.criarumblog.com/
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam o que é estética, termo não utilizado por eles, mas deverão compreender que vivenciam sobre estética diariamente em seu cotidiano. Assim, você deverá verificar se eles aprenderam algumas noções básicas de Estética, se aprenderam diferenciar arte mimética de arte abstrata; se conseguem reconhecer a importância da arte em sua constituição como aluno e se foram despertados para produzir arte.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!