Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como distinguir arte mimética de arte criadora? - UCA

 

10/10/2011

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender noções básicas de arte;

 

  • Apresentar dois tipos de arte: mimética (imitação) e abstrata;

 

  • Reconhecer a importância de ambas na constituição do aluno;

 

  • Despertar no aluno o desejo de produzir arte.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – quatro (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e processador de textos.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três (3) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Alfabetização, Matemática, Ética e Artes. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Professor, solicite aos alunos que providenciem alguns materiais necessários para a realização desta aula: massa de modelar, cartolinas, canetas, lápis de cor, pincéis atômicos, isopor, palitos de fósforo,  tinta guache e outros. 

Após essa aula, o aluno poderá compreender que está envolto ao universo da arte e que este é importante em sua constituição como aluno e como ser humano.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

O QUE É ESTÉTICA?

Professor, faça uma rápida introdução sobre o conceito de Estética. Maiores detalhes no item Recursos Complementares. Explique que a arte tem o significado de técnica ou habilidade, uma atividade humana ligada a manifestações culturais e/ou artísticas como a pintura de um quadro ou um desenho, por exemplo.

Estética é um termo originário do grego e significa percepção, sensação. É um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte.

Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica – acesso em 23/09/2011.

ARTE MIMÉTICA

Professor, as artes podem ser miméticas (cópia) ou abstratas (criação livre do artista e por vezes difícil de compreender). Alguns filósofos gregos diziam que a arte era a imitação da natureza.

Segundo Aristóteles, a arte mimética como atividade artística e recreadora da realidade. Por outras palavras, a mimese não representa uma mera imitação, mas um agir expressivo no âmbito da poiesis grega, servindo-se, para isso, de uma techné (técnica). Trata-se de uma atividade que, ao reproduzir in aequo o real, o supera, chegando mesmo a modificá-lo.

Conceito extraído do sítio: http://leonorgomes.blogspot.com/2008/04/arte-mimtica-segundo-aristteles.html

Solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o vídeo abaixo e assistirem a um vídeo que apresenta um exemplo de arte mimética através da dança. Para isso, devem seguir o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Dança mimética

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k1y8tEluSOo&feature=related

O vídeo nos mostra uma oficina de dança onde as pessoas devem imitar o movimento umas das outras. A imitação está mais em nossas vidas do que imaginamos. Crianças pequenas iniciam a sua aprendizagem através da imitação. Dessa maneira é de fundamental importância que os adultos deem bom exemplo para as crianças, sejam elas, filhos, alunos ou mesmo desconhecidos, pois, o que criança vê ela faz.

Criança vê criança faz

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=5dxj3QQDlVo

Professor, aproveite a ocasião e desperte em seus alunos o interesse pela arte mimética através da dança. Além de ser bom para a saúde do corpo devido à prática esportiva, desenvolve o pensamento e é muito divertido.

Aluna UCA - Atividades

  1. Assista ao vídeo abaixo e tente seguir os movimentos indicados na música. Para isso você deve utilizar o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Sofia - cabeça ombro joelho e pé

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=K9Q97pIUVNw&feature=related

 

2º Momento: aproximadamente 60 min.

A ARTE ABSTRATA.

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional".

Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_abstrata

Exemplo de arte abstrata:

Arte abstrata

Imagem disponível em: http://artecompontovoc.blogspot.com/2010/02/arte-abstrata.html

Outro exemplo da arte abstrata é o Cubismo, uma representação geométrica do mundo sem compromisso com a aparência real das coisas. Você se lembra do Jim Carrey (ator que representou “O Máscara”)? Veja como ele é representado através do Cubismo.

Cubismo

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vQNRnVgNCAg&feature=related

Aluna UCA - Atividades

  1. Hora de “botar a mão na massa”. Utilizando massa de modelar, construa um objeto abstrato, ou seja, que não tenha compromisso em representar algo real.
  2. Utilizando seu laptop UCA, por meio de metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura - kolourPaint,  reinvente a sua sala de aula. Lembre-se que, por ser sua obra abstrata, ela não tem nenhum compromisso em representar algo concreto. Tudo será criado a partir de sua criatividade.

3º Momento: aproximadamente 60 min.

CONSTRUINDO ESPAÇOS NA ESCOLA: DEMONSTRANDO A ARTE PRODUZIDA.

Um museu é um importante e visitado lugar artístico, uma das grandes invenções para que se perpetue a arte em todo o mundo. Existem inúmeros e famosos museus em todo o mundo. Neles, existem obras de artistas renomados e de altíssimo valor cultural, artístico e também financeiro. Como o museu del Prado em Madri, Espanha.

Museu

Imagem disponível em: http://www.blogdohoteis.com/museu-da-meia-noite-em-madri/

Professor, em sua escola certamente existe várias salas de aula, pátio, biblioteca e outros. E um museu existe? Se não existe, proponha que seus alunos “construam” um museu. Esse espaço deve ser criado no interior de sua sala e ao término das aulas, o material (solicitado no início desta aula) utilizado na construção do museu deve ser guardado em um armário ou outro local adequado. É sugerido que seja exposto durante algumas semanas e registrado por meio de fotos ou filmagens para o acervo da sala.

Aluna UCA - Atividades

  1. Utilizando os materiais solicitados a você por seu professor no início desta aula, (massa de modelar, cartolinas, canetas, lápis de cor, pincéis atômicos, isopor, palitos de fósforo e tinta guache e outros.) coloque sua mente para funcionar, seja criativo e construa um museu. As obras de arte de seu museu deverão ser relacionadas com a sua escola futurística. Lembre-se de inserir a arte mimética e a arte abstrata. Você poderá criar quadros com as cartolinas, pintando-os com os pincéis atômicos ou tinta guache e criar bonecos com as massas de modelar, isopor e palitos de fósforo, por exemplo.
  2. Após construído o museu, registre com fotos e filmagens. Para isso, deverá utilizar o seguinte caminho: metasys – câmera.
  3. Crie um blog e poste nele todos os registros que fez. Para aprender criar um blog, consulte o item Recursos Complementares.
Recursos Complementares
  • Sítios sobre Estética:

- Conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica

- Valor estético: http://www.coladaweb.com/filosofia/estetica

  • Biografias dos filósofos citados na aula:

- Aristóteles: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm

Criação de blog grátis acesse: http://www.criarumblog.com/

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam o que é estética, termo não utilizado por eles, mas deverão compreender que vivenciam sobre estética diariamente em seu cotidiano. Assim, você deverá verificar se eles aprenderam algumas noções básicas de Estética, se aprenderam diferenciar arte mimética de arte abstrata; se conseguem reconhecer a importância da arte em sua constituição como aluno e se foram despertados para produzir arte.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.