Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Podemos atribuir características universais ao belo e ao feio? – UCA

 

12/10/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender noções básicas de Estética – bonito x feio;

 

  • Reconhecer que não podemos atribuir características universais ao belo e ao feio;

 

  • Perceber que existem gostos diferenciados;

 

  • Reconhecer que devemos respeitar os gostos e preferências das pessoas;

 

  • Evitar o bullying (atitudes agressivas, físicas e psicológicas, contra os colegas);

 

  • Reconhecer que nem sempre o belo está ligado ao bom e nem sempre o feio está ligado ao ruim.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e processador de textos.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em quatro (4) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Alfabetização, Matemática, Artes e Ética. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá compreender o significado do conhecido ditado popular: “Quem ama o feio, bonito lhe parece”.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

O QUE É ESTÉTICA?

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e faça uma rápida introdução sobre o conceito de Estética. Maiores detalhes no item Recursos Complementares.

Estética é um termo originário do grego e significa percepção, sensação. É um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo e a produção das emoções pelos fenômenos estéticos. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se com aquilo que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.

Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica

Assim, podemos perceber que o bonito e o feio, além de ser um objeto de nossa percepção, são estudados pela arte.

Questione-os: em sua opinião o que é arte?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Professor, ouça cada fala de seus alunos e peça que eles registrem o que consideraram mais significativo dentre o foi falado pelos colegas. Provavelmente, alguns alunos responderão que arte é algo relacionado com indisciplina, ou é pintar e desenhar. Explique para eles que nesta aula, arte tem o significado de técnica ou habilidade, uma atividade humana ligada a manifestações culturais e/ou artísticas como a pintura de um quadro ou um desenho, por exemplo. Se for possível, ilustre sua fala com as imagens a seguir.

Pintor de quadros

Imagem disponível em: http://pintandoerepintando.blogspot.com/2011/05/retrato-pastel-secocomo-pintar-rosas.html

Pintora de quadros

Imagem disponível em: http://www.jm1.com.br/2011/05/pintando-no-palacio-movimenta-o-domingo-no-circuito-cultural/

As pinturas podem ser miméticas (cópia) ou abstratas (criação livre do artista e por vezes difícil de compreender).

- Em seguida proponha uma atividade em que os alunos deverão analisar e responder sobre algumas pinturas abstratas. Você poderá utilizar o laptop dos alunos e enviar a atividade para que eles façam e encaminhem para você. Para isso deverão utilizar o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]:

Aluna UCA - Atividades

1) Como vimos anteriormente, a arte estética pode tratar do bonito ou do feio. Observe o quadro abaixo e escreva nas linhas que seguem se você o acha bonito ou feio e o que ele lhe transmite.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quadros riscados

Imagem disponível em: http://semanadeartecarioca.arteblog.com.br/21641/PINTURA-ABSTRATA-NICEAS-ROMEO-ZANCHETT/

2) Você conhece o Homem Aranha. Ele está da maneira que você está acostumado a vê-lo? Certamente que não. O autor teve a intenção de transmitir algum sentimento. O que você sentiu ao ver esse super-herói assim?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Homem Aranha

Imagem disponível em: http://chicclete.com/2009/12/super-herois-inspirados-em-obras-de-pablo-picasso/

3) Agora é o momento de despertar o artista que existe dentro de cada um. Dê um passeio pela escola e escolha uma paisagem ou imagem que lhe chamou a atenção. Utilizando seu laptop, metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura - kolourPaint, utilize a arte mimética (imitação) e pinte a imagem ou figura escolhida da maneira mais próxima possível do real.

4) Antes de retornar a sala, utilizando o mesmo recurso anterior, crie uma tela abstrata e explique o que você quis transmitir com ela.

 

2º Momento: aproximadamente 60 min.

CONTEXTUAIZANDO: BONITO OU FEIO, BOM OU RUIM.

Especialmente com Platão, Aristóteles e Plotino - a estética era estudada fundida com a lógica e a ética. O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais. Na Idade Média surgiu a intenção de estudar a estética independente de outros ramos filosóficos.

Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica

Talvez por isso que até hoje, algumas pessoas costumam relacionar o bom com o bonito e o feio com o mau ou ruim. Para exemplificar, você já viu algum vilão dos desenhos animados bonito? A bruxa por acaso é bonita? É claro que não.

Gargamel e Cruel   ou   Bruxa e smurfs

Imagens disponíveis em: http://aycatugce-tuna.blogspot.com/2011/09/bir-mim-daha.html

Enquanto que os bonzinhos são sempre bonitos, educados e apaixonantes.

Smurfs

Imagem disponível em: http://www.epipoca.com.br/noticias_detalhes.php?idn=13642

Mônica

Imagem disponível em: http://entretenimento.r7.com/jovem/fotos/veja-os-dez-coelhos-mais-famosos-dos-desenhos-20100329-9.html

Aluna UCA - Atividades

Professor, para contextualizar esta questão, utilize o vídeo dos Smurfs: Dr. Bom e Dr. Mau. Solicite que utilizem seus laptops, por meio de Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]. Em seguida, proponha a atividade abaixo. Você poderá imprimi-la ou registrá-la na lousa para que eles façam no caderno:

Smurfs - Dr. Bom e Dr. Mau

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PCRYcJpYPRI&feature=related

1) Após assistir ao episódio dos Smurfs, Dr. Bom e Dr. Mau, complete as frases abaixo fazendo o que se pede.

a) O personagem __________________________ poderia ser o Dr. Bom porque ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

b) O personagem __________________________ poderia ser o Dr. Mau porque ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

2) Faça um esforço e tente se lembrar de dois personagens de desenho animado que você tem o costume de assistir. Você deverá citar um personagem que faz coisas boas com os outros, o nome dele e se você o acha feio ou bonito. Da mesma maneira, cite outro personagem que faz maldades com os outros, o nome dele e se você o acha feio ou bonito.

Quadro - personagem bom e mau

 

3º Momento: aproximadamente 60 min.

BULLYING: BELEZA DEMAIS AJUDA OU ATRAPALHA O ALUNO NA ESCOLA?

Professor, solicite aos alunos que acessem Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]. Reflita com eles a questão do bullying a partir do vídeo abaixo.

Bullying - refletindo com a turma da Mônica

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j3v70bmk4eE&feature=related

Na escola, assim como na vida, todos os extremos são evidenciados. O aluno é criticado por ser baixo ou alto, magro ou gordo, branco ou negro. Por ter o cabelo desta ou daquela maneira. Atualmente, os jovens tem se preocupado muito em ter um “estilo” e não se preocupam com a opinião das pessoas sobre seu modo de vestirem.

Corte de cabelo boné

Imagem disponível em: http://boladoida.blogspot.com/2008/12/corte-de-cabelo-extico.html

Corte de cabelo feminino - japonesa

Imagem disponível em: http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/01eJ/Japonesa_Com_Lentes_De_Contato_Coloridas_Mostra_Seu_Estilo_Exotico_Com_Mechas_No_Cabelo_E_Dread

Alguns acham que não, mas o certo é que provavelmente a maior parte dos alunos sofre o que atualmente chamamos de bullying (saiba mais sobre o termo em Recursos Complementares). Na escola, o/a aluno/a muito feio é hostilizado, mas e o bonito, é perseguido também?

A gaúcha Natália do Amaral Stangherlin, de 5 anos, venceu o concurso Mini Miss em 2009 realizado no Equador. Ao retornar para o Brasil, a garota já é reconhecida nas ruas em Santa Maria (RS), onde mora com a família. Será que onde estuda sua beleza mais ajuda ou mais atrapalha?

 

Miss Mundo infantil - gaúcha Natália

Imagem disponível em: http://www.internetcultural.org/fotos-da-garota-mais-bonita-do-mundo-aqui.html

Aluna UCA - Atividades

  1. Algumas alunas são muito bonitas e chamam a atenção por sua beleza. Isso deveria ser motivo apenas de orgulho, mas algumas se sentem incomodadas tanto pelos meninos que ficam assobiando e pelas meninas que ficam com inveja e fazendo algo para prejudicá-las. Isso também pode ser considerado bullying. O que você sabe sobre bullying e o que você acha de quem o pratica?

 

4º momento: aproximadamente 60 min.

QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE.

Professor para terminar esta aula, solicite aos seus alunos que a partir de seus laptops, acessem o sítio http://fastsoftz.tripod.com/Curiosidades/coruja_aguia.htm para lerem a fábula de Monteiro Lobato, “A coruja e a águia”.

A CORUJA E A ÁGUIA

Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
- Basta de guerra - disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
- Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
- Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
- Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
- Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.

Monteiro Lobato

Professor, leve seus alunos a refletirem sobre a fábula de Monteiro Lobato. Converse com eles e ouça o que entenderam. É importante que reconheçam que não existe uma beleza universal, mas gostos diferenciados, pois, o que é bonito para mim pode não ser para o outro e vice versa, contudo, temos que aprender a respeitar o gosto e a opinião de todas as pessoas. Após a conversa, solicite que respondam as questões abaixo.

Aluna UCA - Atividades

1) Escreva nas linhas abaixo, o seu entendimento sobre o ditado popular: “quem ama o feio, bonito lhe parece”. 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2) Escolha um de seus familiares e o descreva fisicamente (cor dos olhos, cor e estilo do cabelo, altura, formato do rosto, altura, peso e o que mais considerar conveniente). Após essa descrição, faça um desenho bem bonito dessa pessoa. Esta atividade deverá ser realizada por meio do laptop do aluno. Para a criação do parágrafo descritivo, utilize KWord[ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]. E para o desenho, siga o caminho metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolourPaint.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam o que é estética, termo não utilizado por eles, mas deverão compreender que vivenciam sobre estética diariamente em seu cotidiano. Assim, você deverá verificar se eles aprenderam algumas noções básicas de Estética – bonito x feio; se reconheceram que não podemos atribuir características universais ao belo e ao feio, pois, o que existe na realidade são gostos diferenciados e que devemos respeitar os gostos e preferências das pessoas. Outra verificação importante é se aprenderam um pouco sobre a importância de se evitar o bullying (atitudes agressivas, físicas e psicológicas, contra os colegas) e por fim, reconhecer que nem sempre o belo está ligado ao bom e nem sempre o feio está ligado ao ruim.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.