Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circunferência

 

15/09/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Construir e definir os elementos de uma circunferência e as posições relativas de uma reta e uma circunferência e duas circunferências.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Professor, para essa aula será necessário a utilização de um software de construção geométrica, por exemplo, o “Régua e compasso” que é um software livre e você pode fazer o download no site: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_geometria.php
Antes de iniciar as construções é preciso que os alunos conheçam o programa e saibam trabalhar com ele, para isso, você encontra informações no site: http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/atividades_guiadas/regcomp/regcomp_tela.php
 

Aula


Atividade preliminar:
Professor, para introduzir essa aula, converse com os alunos a respeito da circunferência o que sabem sobre ela, se conhecem os seus componentes etc. Peça para que pesquisem sobre circunferência, essa pesquisa pode ser feita em livros ou na internet, como por exemplo, no site:
http://www.pucrs.br/fau/01_nivel/circunferencia.pdf
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm  

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o programa “Régua e compasso” que deve estar instalado nos computadores. Mostre aos alunos os recursos do programa e como devem ser feitas as construções.
Após conhecerem o programa, entregue um roteiro de atividade para que os alunos cumpram. A seguir, uma sugestão desse roteiro:
 

 

Circunferências


Usando o “Régua e compasso” construir:
• Uma circunferência, mostrando o centro e o raio. (figura 1)
• Uma circunferência, mostrando o centro e o diâmetro. (figura 2)
• Uma circunferência, mostrando o centro e uma corda. (figura 3)
• Uma circunferência e uma reta que não tenham nenhum ponto em comum. (figura 4)
• Uma circunferência e uma reta que tenham um único ponto em comum. (figura 5)
• Uma circunferência e uma reta que tenham dois pontos em comuns. (figura 6)
• Dois desenhos diferentes de duas circunferências que não tenham nenhum ponto em comum e centros diferentes. (figura 7 e 8)
• Dois desenhos diferentes de duas circunferências que tenham um ponto em comum. (figura 9 e 10)
• Um desenho de duas circunferências que tenham dois pontos em comuns. (figura 11)
• Um desenho de duas circunferências que não tenham nenhum ponto em comum e o mesmo centro. (figura 12)


Após cada construção copiar e colar em um documento do Word.

 

No Word, a partir de cada figura:
1. Escrever a definição de raio, corda e diâmetro e a relação do diâmetro com o raio. (figuras 1, 2 e 3)
2. Definir as posições relativas entre reta e circunferência. (figuras 4, 5 e 6)
3. Definir a posição de duas circunferências, relacionando com o raio. (figuras 7, 8, 9, 10 e 11)
4. Definir circunferências concêntricas e a coroa circular. (figura 12)
 

Usando um roteiro os alunos deverão criar os desenhos e depois colá-los em um editor de texto, para que possam complementar o trabalho com as definições de cada figura construída.

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, o trabalho impresso ou salvo, analisando os conceitos construídos na atividade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Emigdio Neto, Universidade estadual do Sudoeste da Bahia , Bahia - disse:
    emigdioneto@gmail.com

    17/06/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito destas tarefas, mas estou com um problema...como copiar as figuras para um editor de textos?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.