15/09/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Professor, para essa aula será necessário a utilização de um software de construção geométrica, por exemplo, o “Régua e compasso” que é um software livre e você pode fazer o download no site: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_geometria.php
Antes de iniciar as construções é preciso que os alunos conheçam o programa e saibam trabalhar com ele, para isso, você encontra informações no site: http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/atividades_guiadas/regcomp/regcomp_tela.php
Atividade preliminar:
Professor, para introduzir essa aula, converse com os alunos a respeito da circunferência o que sabem sobre ela, se conhecem os seus componentes etc. Peça para que pesquisem sobre circunferência, essa pesquisa pode ser feita em livros ou na internet, como por exemplo, no site:
• http://www.pucrs.br/fau/01_nivel/circunferencia.pdf
• http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o programa “Régua e compasso” que deve estar instalado nos computadores. Mostre aos alunos os recursos do programa e como devem ser feitas as construções.
Após conhecerem o programa, entregue um roteiro de atividade para que os alunos cumpram. A seguir, uma sugestão desse roteiro:
Circunferências
No Word, a partir de cada figura: |
Usando um roteiro os alunos deverão criar os desenhos e depois colá-los em um editor de texto, para que possam complementar o trabalho com as definições de cada figura construída.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/06/2010
Quatro estrelasGostei muito destas tarefas, mas estou com um problema...como copiar as figuras para um editor de textos?