10/10/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e processador de textos.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em quatro (4) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Artes, Língua Portuguesa, Alfabetização e Matemática. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Após essa aula, o aluno poderá compreender o que é avaliar e auto avaliar-se.
1° Momento: aproximadamente 60 min.
O QUE É ESTÉTICA?
Professor, faça uma rápida introdução sobre o conceito de Estética. Maiores detalhes no item Recursos Complementares. Explique que a arte tem o significado de técnica ou habilidade, uma atividade humana ligada a manifestações culturais e/ou artísticas como a pintura de um quadro ou um desenho, por exemplo.
Estética é um termo originário do grego e se significa percepção, sensação. É um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte.
Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica
O que significa avaliar?
Professor, explique o que significa avaliar. Lembre seus alunos que o ser humano é por excelência um avaliador. Avaliamos a postura dos outros, a natureza, nossos atos e tudo mais que está ao nosso redor. Na escola, também somos submetidos a avaliações que são capazes de demonstrar o nível de nosso aprendizado, são as chamadas “provas”. Muitos concordam num ponto: avaliar não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando não temos à mão ferramentas necessárias para a aplicação. E mesmo quando temos todas as ferramentas, corremos grandes riscos, porque avaliar é um processo e não uma atitude.
Imagem disponível em: http://zona8.com.br/rh/?p=817
Professor, aproveite a oportunidade e proponha uma auto avaliação para seus alunos. Leve-os a refletir como estão em relação ao julgamento que fazem das pessoas. Que conceito você se daria:
Quando avaliamos nosso trabalho ou o trabalho de alguém, estamos fazendo um julgamento. Você sabe o que é isso? O termo julgamento geralmente se refere às avaliações consideradas de provas para a formação de uma decisão embasada. Por isso, todo julgamento deve ser pautado na justiça, pois, por vezes em nosso julgamento, interferimos na vida das pessoas.
Professor, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o vídeo abaixo, um desenho animado em que nos mostra um exemplo de julgamento. Para isso, devem seguir o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GtXxchaJKlU
Professor, depois de assistir ao vídeo, discuta com eles sobre o que entenderam, em seguida proponha a atividade abaixo:
1) O Pluto agia bem com aqueles gatos? É certo quando o mais forte julga estar correto e agride fisicamente o mais fraco?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2) O julgamento do Pluto foi pautado na justiça?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3) Nós percebemos que Pluto foi julgado em seus sonhos. Quando ele o acordou conseguiu tirar uma lição para sua vida? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2º Momento: aproximadamente 60 min.
EXISTEM CRITÉRIOS PARA AVALIAR A ARTE?
Professor, seus alunos já sabem o que significa avaliar e julgar. Analise com eles que, além de julgarmos as pessoas, podemos também julgar a arte, ou seja, fazer avaliações consideradas de provas para a formação de uma decisão embasada em critérios. Os gregos valorizavam e utilizavam muito em suas construções e obras de arte a simetria: proporções geométricas harmoniosamente ordenadas.
Imagem disponível em: http://tagarelinhas.blogspot.com/2011/05/mais-matematica.html
Vejamos outro exemplo de simetria utilizada pelos gregos na obra “A Escola de Atenas” do pintor italiano Rafael. As linhas imaginárias cruzadas entre as letras e os números laterais da obra, permitem informar a localização de 15 personagens pintados na obra.
Quinze dos personagens da obra acima estão identificados na lista abaixo... Se preferir, cada um deles tem uma coordenada entre parênteses no texto abaixo:
Imagem e texto disponíveis em: http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_artegrega.htm#Aristoteles
Professor, seus alunos devem ter compreendido que a simetria é utilizada por muitos artistas e está diretamente ligada a Matemática. Para comprovar isso, exercitar o raciocínio e incentivá-los a gostar cada vez mais dessa matéria tão divertida, proponha uma atividade educativa, divertida e que faz pensar. A atividade é Klogo Turtle, uma tartaruga que obedece aos comandos daquele que aprende sua “linguagem”.
3º Momento: aproximadamente 60 min.
Professor, a área da estética é muito vasta e abrange muitos aspectos, critérios e análises sobre aquilo que julgamos belo ou não. Uma das análises é sobre o que é conhecido por ilusão de ótica que envolve espaço, tempo, profundidade etc.
Desafie seus alunos a se concentrarem nas imagens e responderem as perguntas que seguem.
a) Onde é o teto desta figura? Onde é o chão?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Imagem 1 - disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Escher%27s_Relativity.jpg
b) Quantas pessoas você consegue enxergar na figura abaixo? Dê a localização de cada uma.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Imagem 2 - disponível em: http://planetin.blogspot.com/2009/05/ilusao-de-otica-ilusoes-de-otica_19.html
c) Como as caixas de refrigerantes conseguem ficam suspensas no ar?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Imagem 3 - disponível em: http://planetin.blogspot.com/2009/05/ilusao-de-otica-ilusoes-de-otica_19.html
d) Quantas cabines esse caminhão tem? Qual é a cor dela?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Imagem 4 - disponível em: http://planetin.blogspot.com/2009/05/ilusao-de-otica-ilusoes-de-otica_19.html
4º Momento: aproximadamente 60 min.
Professor, o trabalho com a ilusão de ótica servirá de subsídio para que os alunos compreendam que avaliarmos se algo é bonito ou feio, depende da forma como olhamos.
Entregue o texto a seguir. Solicite que leiam silenciosamente, depois faça a leitura em voz alta.
Explore oralmente o texto:
Dois viajantes seguiam pela mesma estrada. Um perguntou ao outro:
- Aonde vai companheiro?
- Vou para uma cidade linda, cheia de luz, pessoas alegres, árvores floridas e pássaros cantando. E você, para onde vai?
- Há, companheiro! Não tenho a mesma sorte tua, vou para uma cidade triste e feia.
Assim, seguiram os dois viajantes pela mesma estrada e de repente... Entraram na mesma cidade.
Professor, questione os alunos:
-Onde os dois viajantes entraram?
- Por que um viajante disse que a cidade era bonita e o outro disse que era feia?
Conduza a discussão para que eles percebam que o critério para avaliarmos se algo é bonito ou feio é muito subjetivo, pois depende de quem vê.
Solicite que registrem o que entenderam:
- Conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica
- Valor estético: http://www.coladaweb.com/filosofia/estetica
Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=mWD_-BCaawg
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam o que é estética, termo não utilizado por eles, mas deverão compreender que vivenciam sobre estética diariamente em seu cotidiano. Assim, você deverá verificar se eles aprenderam algumas noções básicas de Estética e sobre arte, se aprenderam que devem definir critérios para se avaliar uma arte e se concluíram que algumas obras de arte não se avaliam apenas se admira, como a ilusão de ótica, por exemplo. Por fim, verifique se eles conseguem avaliar a si mesmos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!