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Podemos julgar se aquilo que vemos é bonito ou feio? - UCA

 

10/10/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender noções básicas de arte;

 

  • Definir critérios de avaliação da arte;

 

  • Evitar o julgamento precipitado sobre beleza;

 

  • Analisar detalhadamente figuras que causam ilusão de ótica.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e processador de textos.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCAcomputador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em quatro (4) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Artes, Língua Portuguesa, Alfabetização e Matemática. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá compreender o que é avaliar e auto avaliar-se.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

O QUE É ESTÉTICA?

Professor, faça uma rápida introdução sobre o conceito de Estética. Maiores detalhes no item Recursos Complementares. Explique que a arte tem o significado de técnica ou habilidade, uma atividade humana ligada a manifestações culturais e/ou artísticas como a pintura de um quadro ou um desenho, por exemplo.

Estética é um termo originário do grego e se significa percepção, sensação. É um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte.

Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica

O que significa avaliar?

Professor, explique o que significa avaliar. Lembre seus alunos que o ser humano é por excelência um avaliador. Avaliamos a postura dos outros, a natureza, nossos atos e tudo mais que está ao nosso redor. Na escola, também somos submetidos a avaliações que são capazes de demonstrar o nível de nosso aprendizado, são as chamadas “provas”. Muitos concordam num ponto: avaliar não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando não temos à mão ferramentas necessárias para a aplicação. E mesmo quando temos todas as ferramentas, corremos grandes riscos, porque avaliar é um processo e não uma atitude.

Quadro auto avaliativo

Imagem disponível em: http://zona8.com.br/rh/?p=817

Professor, aproveite a oportunidade e proponha uma auto avaliação para seus alunos. Leve-os a refletir como estão em relação ao julgamento que fazem das pessoas. Que conceito você se daria:

  1. (   ) Excelente
  2. (   ) Muito bom
  3. (   ) Bom
  4. (   ) Regular
  5. (   ) Ruim

Quando avaliamos nosso trabalho ou o trabalho de alguém, estamos fazendo um julgamento. Você sabe o que é isso? O termo julgamento geralmente se refere às avaliações consideradas de provas para a formação de uma decisão embasada. Por isso, todo julgamento deve ser pautado na justiça, pois, por vezes em nosso julgamento, interferimos na vida das pessoas.

Professor, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o vídeo abaixo, um desenho animado em que nos mostra um exemplo de julgamento. Para isso, devem seguir o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Pluto - o julgamento

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GtXxchaJKlU

Aluna UCA - Atividades

Professor, depois de assistir ao vídeo, discuta com eles sobre o que entenderam, em seguida proponha a atividade abaixo:

1) O Pluto agia bem com aqueles gatos? É certo quando o mais forte julga estar correto e agride fisicamente o mais fraco?

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2) O julgamento do Pluto foi pautado na justiça?

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3) Nós percebemos que Pluto foi julgado em seus sonhos. Quando ele o acordou  conseguiu tirar uma lição para sua vida? Justifique.

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2º Momento: aproximadamente 60 min.

EXISTEM CRITÉRIOS PARA AVALIAR A ARTE?

Professor, seus alunos já sabem o que significa avaliar e julgar. Analise com eles que, além de julgarmos as pessoas, podemos também julgar a arte, ou seja, fazer avaliações consideradas de provas para a formação de uma decisão embasada em critérios. Os gregos valorizavam e utilizavam muito em suas construções e obras de arte a simetria: proporções geométricas harmoniosamente ordenadas.

Simetria - menina

Imagem disponível em: http://tagarelinhas.blogspot.com/2011/05/mais-matematica.html

Vejamos outro exemplo de simetria utilizada pelos gregos na obra “A Escola de Atenas” do pintor italiano Rafael. As linhas imaginárias cruzadas entre as letras e os números laterais da obra, permitem informar a localização de 15 personagens pintados na obra.

A Escola De Atenas

Quinze dos personagens da obra acima estão identificados na lista abaixo... Se preferir, cada um deles tem uma coordenada entre parênteses no texto abaixo:

  • Bem no centro da imagem estão os filósofos gregos Platão (E4) e Aristóteles (E4), os quais diziam “Não se engrandece uma alma senão aumentando-lhe as virtudes” e “A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade”, respectivamente.
  • As estátuas que adornam cada lado superior são de Apolo, o deus da razão, das artes e da beleza (C3), e Minerva, a deusa da sabedoria (G3).
  • Abaixo da estátua de Apolo estão Alexandre, o grande (C/D4), e o filósofo grego Sócrates (D4) que disse: “Só sei que nada sei”. Nascido em Atenas (469-399 a.C.), Sócrates não deixou obra escrita, mas seus ensinamentos e teorias foram explicadas principalmente por Platão, seu maior discípulo. Na religião, revelou ao mundo o “Deus invisível”, causa e princípio da vida, da ordem e da harmonia Universal. Para ele a filosofia tem como fins únicos conhecer a natureza moral do homem...
  • Na escada, aos pés de Aristóteles, está o filósofo estoico Diógenes (E/F5) (412-323 a.C.): “Saia da frente do sol”, disse para Alexandre, o Grande, quando este veio lhe visitar.
  • O matemático Pitágoras (C5) (568-470 a.C.) disse: “Cultiva assiduamente a ciência dos números, porque nossas falhas não são mais que erros de cálculo”.
  • Na obra, Pitágoras está sentado; ao lado (em pé) está Hypatia de Alexandria (C/D5) e Parmênides (D5) e, apoiando sua cabeça, o filósofo Heráclitos (D/E5) (século V a.C.), quem dizia: “É melhor mostrar maior rapidez em acalmar um ressentimento do que em apagar um incêndio”.
  • O geômetra Euclides (G/H5) (315-225 a.C.) disse: “Não existe caminho real nas matemáticas”. Euclides está ensinando geometria aos seus pupilos...
  • Ptolomeu (H5) está de frente para Zoroastro (H4), ambos seguram um globo e olham para Raphael (aparece olhando para frente, em autorretrato) e Sodoma.

Imagem e texto disponíveis em: http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_artegrega.htm#Aristoteles

Professor, seus alunos devem ter compreendido que a simetria é utilizada por muitos artistas e está diretamente ligada a Matemática. Para comprovar isso, exercitar o raciocínio e incentivá-los a gostar cada vez mais dessa matéria tão divertida, proponha uma atividade educativa, divertida e que faz pensar. A atividade é Klogo Turtle, uma tartaruga que obedece aos comandos daquele que aprende sua “linguagem”.

Aluna UCA - Atividades

  1. Utilizando seu laptop UCA, por meio de metasys – aplicativos – edusys – aprendizagem infantil - Klogo-Turtle, “fale” com a tartaruga e peça que ela faça um quadrado e um triângulo. Você deve utilizar o quadro comandos situado à direita da tela (2 direita, 3 esquerda, 4 frente, 3 trás, por exemplo) e após emitir a orientação, clique em executar.

3º Momento: aproximadamente 60 min.

Professor, a área da estética é muito vasta e abrange muitos aspectos, critérios e análises sobre aquilo que julgamos belo ou não. Uma das análises é sobre o que é conhecido por ilusão de ótica que envolve espaço, tempo, profundidade etc.

Desafie seus alunos a se concentrarem nas imagens e responderem as perguntas que seguem.

a) Onde é o teto desta figura? Onde é o chão?

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Ilusão de ótica - escadas

Imagem 1 - disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Escher%27s_Relativity.jpg

b) Quantas pessoas você consegue enxergar na figura abaixo? Dê a localização de cada uma.

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Ilusão de ótica - dois velhinhos

Imagem 2 - disponível em: http://planetin.blogspot.com/2009/05/ilusao-de-otica-ilusoes-de-otica_19.html

c) Como as caixas de refrigerantes conseguem ficam suspensas no ar?

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Ilusão de ótica - caminhão da Pepsi

Imagem 3 - disponível em: http://planetin.blogspot.com/2009/05/ilusao-de-otica-ilusoes-de-otica_19.html

d) Quantas cabines esse caminhão tem? Qual é a cor dela?

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Ilusão de ótica - caminhão - duas cabines

Imagem 4 - disponível em: http://planetin.blogspot.com/2009/05/ilusao-de-otica-ilusoes-de-otica_19.html

Aluno UCA - Atividades de Casa

  1. De posse de seu laptop UCA, registre alguma imagem em sua casa que possa causar ilusão de ótica, traga para a sala analisar e julgar. Utilize o seguinte caminho: metasys – câmera.
  2. Pesquise na internet, algum sítio com imagens sobre ilusão de ótica. Encontre uma bem difícil e peça para algum colega de sua sala para explicá-la. Para isso, devem seguir o seguinte caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

4º Momento: aproximadamente 60 min.

Professor, o trabalho com a ilusão de ótica servirá de subsídio para que os alunos compreendam que avaliarmos se algo é bonito ou feio, depende da forma como olhamos.

Entregue o texto a seguir. Solicite que leiam silenciosamente, depois faça a leitura em voz alta.

Explore oralmente o texto:

Dois viajantes seguiam pela mesma estrada. Um perguntou ao outro:

- Aonde vai companheiro?

- Vou para uma cidade linda, cheia de luz, pessoas alegres, árvores floridas e pássaros cantando. E você, para onde vai?

- Há, companheiro! Não tenho a mesma sorte tua, vou para uma cidade triste e feia.

Assim, seguiram os dois viajantes pela mesma estrada e de repente... Entraram na mesma cidade.

Professor, questione os alunos:

-Onde os dois viajantes entraram?

- Por que um viajante disse que a cidade era bonita e o outro disse que era feia?

Conduza a discussão para que eles percebam que o critério para avaliarmos se algo é bonito ou feio é muito subjetivo, pois depende de quem vê.

Solicite que registrem o que entenderam:

Eu entendi que - quadro de verificação de entendimento

Recursos Complementares
  • Sítios sobre Estética:

- Conceito:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica

- Valor estético: http://www.coladaweb.com/filosofia/estetica

  • Sugestão de vídeo sobre simetria para o professor:

Simetrias - vídeo

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=mWD_-BCaawg

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam o que é estética, termo não utilizado por eles, mas deverão compreender que vivenciam sobre estética diariamente em seu cotidiano. Assim, você deverá verificar se eles aprenderam algumas noções básicas de Estética e sobre arte, se aprenderam que devem definir critérios para se avaliar uma arte e se concluíram que algumas obras de arte não se avaliam apenas se admira, como a ilusão de ótica, por exemplo. Por fim, verifique se eles conseguem avaliar a si mesmos.

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