24/10/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão a respeito dos malefícios provocados ao ser humano e principalmente ao meio ambiente, devido à poluição do ar. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das causas e consequências que provoca a poluição do ar. Diante da discussão, proponha aos alunos para pesquisar e refletir a respeito do conteúdo abordado. Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar10.php e fazer a leitura do texto "A poluição do ar e a nossa saúde", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no texto.
Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, aos quais com a ação do homem vem provocando e intensificando cada vez mais a poluição do ar.
Professor convide um profissional da saúde para palestrar na escola a respeito dos malefícios causados a nossa saúde quando ficamos expostos em um ambiente com o ar poluído. Aproveite também para abordar a respeito das doenças causadas em nosso organismo provocado pela poluição do ar.
Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com o professor de Geografia, assim o profissional desta área poderá trabalhar com os dados estatísticos da poluição do ar. Outro conteúdo que poderá participar desta discussão é a Matemática, o professor ficará encarregado de auxiliar os alunos a interpretar os gráficos e tabelas que se tem relacionados a este assunto. O professor de História poderá realizar um trabalho abordando o desenvolvimento industrial e suas consequências para o meio ambiente. Já o professor de Artes poderá trabalhar imagens, exposição, colagem envolvendo a temática.
Professor peça aos alunos que acessem, em seu laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line: http://www.youtube.com/watch?v=9BmWtUfiYOMe assistir ao vídeo: "Jornal Hoje - Qualidade do Ar". Este vídeo poderá despertar nos alunos a importância de evitar a poluição do ar e consequentemente preservarem a saúde da população. Logo depois, proponha aos alunos um debate a respeito de como está ocorrendo à poluição do ar em sua cidade.
Professor disponibilize o material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível abaixo para os alunos lerem o experimento que foi proposto. Logo após, peça aos alunos que repitam as atividades em casa. É importante que os alunos documentem a sua observação, fotografando e fazendo anotações tipo: como é o ambiente no qual deixou os lenços de papel, informar se é casa, apartamento ou ambiente rural (sítio, fazenda, chácara). Após as observações e anotações os alunos deverão preencher a tabela disposta nesta atividade e enviar para o professor as suas conclusões. Esta atividade deverá ocorrer em casa, individualmente e o professor deverá organizar um dia para que todos os alunos comentem os resultados de sua experiência. Assim, esta atividade tem como principal função trabalhar a criatividade dos alunos, bem como poderão observar melhor a quantidade de partículas suspensas no ar devido à imprudência dos seres humanos e principalmente dos órgãos no qual compete a fiscalização da qualidade do ar.
O aluno poderá utilizar a recurso do laptop para fotografar seu experimento, assim, o aluno tem duas opções, pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCan clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídias -> WxCam. Após estes passos, a tela principal do WxCam será exibida, no botão "máquina de retrato" o aluno poderá acionar e tirar uma foto através da webcam. As imagens deverão ser armazenadas em uma pasta e depois transferidas para o relatório que deverá ser entregue ou enviado via e-mail ao professor.
Para adaptar esta atividade para casa seguir os seguintes passos:
1º Enumere 6 lenços de papel com caneta;
2º Escolha 6 lugares em sua casa que possa pendurar em local de fácil acesso o lenço de papel (procure escolher 3 locais interno e 3 locais externo da casa);
3º Na primeira semana você irá observar todos os lenços de papel;
4º Registre as imagens por meio de fotografia (utilizar o recurso do laptop);
5º Faça registros de como está o ambiente todos os dias que for observar os lenços de papel;
6º Repita os registros por meio de imagens e os registros escritos na segunda semana;
7º Após este tempo disponibilize as informações na tabela abaixo e apresente em sala de aula para os colegas e o professor.
Tabela para sintetizar as observações realizadas nos experimentos:
Lenço de papel | Local disposto o lenço de papel | 1ª Semana | 2ª Semana | ||
Registros escritos | Imagens | Registros escritos | Imagens | ||
1 |
|
||||
2 |
|
||||
3 |
|
||||
4 |
|
||||
5 |
|
||||
6 |
|
||||
|
|||||
Conclusão | |||||
|
Professor proponha para esta atividade que os alunos desenvolvam um programa de rádio com conteúdo relacionado a poluição do ar e seus agravantes para a vida dos seres humanos. Para a realização desta atividade os alunos em sala deverão fazer grupos com 4 alunos em cada, assim após a formação dos grupos, os mesmos deverão se reunir e informar ao professor o que irão abordar a respeito da poluição do ar. O professor poderá ajudar o grupo de alunos a escolher o assunto.
Sugestão de temas para o trabalho:
Professor antes dos alunos começarem a elaboração do roteiro disponibilize o programa de rádio que está informando sobre o ar que respiramos para os alunos escutarem e verificarem a clareza com que os locutores explicam o determinado assunto.
Exemplo de como um trabalho criativo e bem elaborado pode se transformar uma ferramenta ou estratégia de ensino em sala de aula.
Esta atividade além de abordar assuntos relacionados ao conteúdo desta aula, os alunos poderão desenvolver o senso crítico e a criatividade, já que utilizará apenas a voz. Assim, o roteiro que o grupo irá escrever deverá ser bem objetivo para que os outros alunos possam entender facilmente o assunto. Sobre este assunto, os alunos poderão acessar a internet na página seguinte http://audiocidades.utopia.org.br/manuais/manuais_programa_radio.html e saber um pouco mais sobre a linguagem empregada em um programa de rádio.
Para a elaboração do programa de rádio, os alunos poderão utilizar os aplicativos de áudio de seu laptop, mas para isso o laptop deverá ser configurado antes de começar a gravação.
Caminhos para a configuração do som do laptop para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate:
Após a configuração, o Metasys Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Para acessar o programa, clique em: Menu K Aba Aplicativos Multimídias Editores -> de Áudio -> Krecord. Assim, a tela principal será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho.
Para finalizar, cada aluno deverá enviar seu trabalho para o endereço eletrônico do professor ou, se o mesmo preferir, gravar em um pendrive para transferir a gravação para um único só ambiente de apresentação, com o intuito de serem socializados em sala de aula.
Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula, pois os alunos necessitarão de um local tranquilo para reunir e fazer as gravações necessárias para a conclusão do trabalho. O professor deverá propor a cada grupo que apresente o seu trabalho e que após a apresentação abra uma discussão onde que cada grupo irá relatar a experiência em elaborar um programa de rádio.
Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as formas de poluição do ar, também poderão se posicionar e discutir com seus colegas as diversas opiniões e dúvidas que os alunos irão sinalizar. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito dos argumentos listados no quadro abaixo. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar na última coluna como podemos combater a poluição exposta em cada figura em que o grupo argumentou. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
Imagem | Argumento do grupo em relação a imagem | Como combater | |
01 | |||
02 | |||
03 | |||
04 | |||
05 | |||
06 | |||
07 |
Imagem 01 disponível em http://www.swissinfo.ch/media/cms/images/keystone/2008/11/keyimg20081110_9952056_2.jpg
Imagem 02 disponível em http://carinacarvalho.files.wordpress.com/2010/06/pict_20070202pht02694.jpg
Imagem 03 disponível em http://files.celsorobert.webnode.pt/200000037-843bf85439/arpoluido.jpg
Imagem 04 disponível em http://2.bp.blogspot.com/__OD4DMsBo9Q/S-DCq8zkCXI/AAAAAAAAA58/emvvhmV8mVk/s1600/queimada-de-cana-de-acucar.jpg
Imagem 05 disponível em http://www.brasildiario.com/imgNot/im/73/4fdbdb44001e6f725eb5af766afdd12712857888564ca394b894acb1.45105996.jpg
Imagem 06 disponível em http://www.geomundi.org/wp-content/uploads/2009/12/tacho.jpg
Imagem 07 disponível em http://2.bp.blogspot.com/-4o-83PCVXJ0/TdUyNZRDRII/AAAAAAAABVg/sjTV0RZw7ik/s1600/Aterro_sanitario.jpg
Para saber um pouco mais sobre a poluição do ar e suas consequências assista o recurso abaixo.
http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/poluicao.pdf
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!