Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poluição da Água: o que fazer? - UCA

 

18/03/2013

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as causas de poluição da Água;
  • Conhecer algumas consequências da poluição da Água;
  • Compreender a relação existente entre homem e a poluição;
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão a respeito dos malefícios provocados ao ser humano e principalmente ao meio ambiente, devido à poluição da água. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das causas e consequências que provoca a poluição da água. Diante da discussão, proponha aos alunos para pesquisar e refletir a respeito do conteúdo abordado. Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html e fazer a leitura do texto "Poluição da água", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no texto.

Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, aos quais com  a ação do homem vem provocando e intensificando cada vez mais a poluição da água.

Professor convide um profissional da área de saneamento básico em sua região para palestrar na escola a respeito dos malefícios causados a nossa saúde quando ficamos expostos em um ambiente poluído. Aproveite também para abordar a respeito das doenças causadas em nosso organismo provocado pelos diversos microorganismos que se encontra em uma água poluída.

Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com o professor de Geografia, assim o profissional desta área poderá trabalhar com os dados estatísticos da  poluição da água. Outro conteúdo que poderá participar desta discussão é a Matemática, o professor ficará encarregado de auxiliar os alunos a interpretar os gráficos e tabelas que se tem relacionados a este assunto. O professor de História  poderá realizar um trabalho abordando o desenvolvimento das cidades e principalmente o começo da história do saneamento básico no Brasil. Já o professor de Artes poderá trabalhar com imagens, pedindo a cada aluno que retrate algum tipo de poluição que envolva a água e apresentem em forma de exposição na escola como forma de trabalhar a sensibilização e principalmente conscientização de não poluirmos os recursos hídricos, pois assim estamos causando grandes problemas a nossa sobrevivência.

 

Marcador atividade 1

Professor para iniciar este assunto é importante intensificar o discurso a respeito da poluição da água. Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://biologiaambiental-ufal2008.wikidot.com/poluicao-da-agua ler o texto selecionado e logo depois cada aluno deverá responder as seguintes questões:

1) Cite 10 formas que o homem vem contaminado a água.

2) A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade, principalmente para o meio ambiente. Cite algumas maneiras que podemos colaborar para evitar ou minimizar este problema.

3) O que poderá acontecer futuramente aos oceanos se a longo prazo continuarmos poluindo as águas?

4) Relacione poluição atmosférica com poluição da água.

5) O que significa o termo "maré vermelha", e o que esse fenômeno pode ocasionar?

6) Por que as principais áreas de preocupação são as que se encontram próximo a terra e de aglomerados humanos?

7) Relacione os seguintes fatos: estilo de desenvolvimento econômico brasileiro atual com a poluição da água.

8) Faça uma reflexão sobre "o crescimento da população mundial e o aumento da produção de alimentos com a poluição da água".

 

Após responderem as questões acima, o professor deverá realizar a seguinte experiência disponível abaixo. Esta experiência que poderá ocorrer no laboratório da escola é um importante recurso que poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor a importância que devemos ter em evitar a poluição da água, pois a poluição interfere na qualidade de vida dos seres humanos e na sobrevivência de muitos outros seres vivos, como o exemplo do pato. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais "Por que se afundam os patos" está disponível no ícone abaixo.

 

 

 

 

 

Para fecharmos esta atividade o professor deverá organizar a sala em grupos de 4 alunos e solicitar a eles que escreva uma carta para o ministro do meio ambiente ou secretário de meio ambiente de sua região explicando o que está acontecendo com os recursos hídricos de sua cidade, estado ou país. Nesta carta o aluno deverá informar sobre o desperdício da água, o uso indiscriminado da água, utilização dos agrotóxicos na agricultura, falta de fiscalização da utilização da água, a importância de se investir em saneamento básico, evitar o desperdício da água na agricultura, nas indústrias e nas cidades. Após a escrita da carta, o grupo deverá enviá-la para o endereço que se segue:  Ministério do Meio Ambiente -  Esplanada dos Ministérios - Bloco B - 70068-900 - Brasília - DF ou para o endereço da secretaria de meio ambiente de sua região. O professor de língua portuguesa poderá auxiliar interdisciplinarmente nesta atividade orientando na escrita da carta.

 

 

  

 

 

Marcador atividade 2

Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de poluições que podem acontecer na água. Observando as imagens dispostas na tabela abaixo os alunos deverão responder as questões que estão sendo referenciadas na tabela. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito das imagens selecionadas. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar propostas para solucionar ou minimizar o impacto desta poluição nos recursos hídricos. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

 

  Imagens relacionadas à poluição da água

Quais são as possíveis causas da poluição

da água?

Quais são as possíveis consequências desta

poluição?

Como evitar tal problema?
01                                                                                                                                                          
02      
03      
04      
05      

 

Imagem 01 disponível em http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2009/04/foto-poluicao-da-agua-1.jpg

Imagem 02 disponível em http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/01/11.jpg

Imagem 03 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_b_R2QYJo2iU/TMGqSjBj0OI/AAAAAAAAACE/NxXkUJFzEdI/s1600/especial24.jpg

Imagem 04 disponível em http://www.brasilescola.com/upload/e/plano%20de%20aula%20sobre%20a%20urbanizacao.jpg

Imagem 05 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_e0Jds1_NVi8/THMrES7oOuI/AAAAAAAAEdY/cvHqcvvmm34/s1600/agrot%C3%B3xico.jpg

Marcador atividade 3

Professor, disponibilize o vídeo abaixo para os alunos assistirem. Logo depois, proponha aos alunos que em grupo com 4 integrantes, desenvolvam uma campanha referente a importância de desenvolver a consciência ambiental e promover hábitos importantes para evitar a poluição das águas. Em sala de aula, cada grupo terá um tempo determinado pelo professor para apresentar a proposta da campanha. O professor, poderá avaliar as produções e pedir aos alunos que apresentem para toda a comunidade escolar, já que este assunto se insere no cotidiano de todas as pessoas.

Para organizar e sistematizar a apresentação o grupo de aluno poderá utilizar o recurso do laptop que é a Apresentação Kpresenter. Este recurso permite a criação de uma sequência de slides para uma apresentação com textos e imagens. Para acessar o recurso do laptop, o grupo deverá clicar em Metasys/Aplicativos/Ferramentas de produtividade/ Gerador de Apresentação. Assim que aparecer uma janela, o grupo deverá configurar os slides que desejarem. Logo após a elaboração da apresentação, o aluno deverá enviar para o e-mail do professor a proposta para a campanha na escola a respeito da poluição  da água.  

 

 

 

 

 

Para facilitar a elaboração da apresentação o aluno poderá abordar os temas relacionados abaixo:

  • Desperdício da água;
  • O uso da água;
  • Utilização dos agrotóxicos em agricultura;
  • Leis de proteção da água;
  • Fiscalização da água;
  • Saneamento básico;
  • Poluição difusa;
  • Água e agricultura;
  • Doenças causadas por água contaminada;
  • Tratamento da água;
  • Mudanças de hábitos

 

Para saber mais, faça os experimentos relacionados abaixo:

 

 

 


 

 

 

 

Sugestão para leitura

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Água na natureza - atividade 5: Os poluentes do solo prejudicam a água? Experimento prático
Poluição da água Vídeo
Água na natureza - atividade 3: O que acontece quando o esgoto é lançado no rio sem tratamento? Experimento prático
Dia da água [TV Câmara especial] Vídeo
Porque se afundam os patos? Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ocorrer em todos os momentos da aula: durante a leitura do texto, na apresentação de comentários e questionamentos ou a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.