24/10/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Neste primeiro momento, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre acontecimentos em nosso cotidiano, aos quais com a ação do homem vem provocando e intensificando cada vez mais a poluição nos centros urbanos. Professor convide um profissional que possa estar palestrando sobre o desenvolvimento de sua cidade, quem sabe a respeito do plano diretor da cidade. Aproveite também para abordar sobre as poluições que estão se intensificado na cidade onde você reside, bem como o que se tem feito para minimizar este efeito.
Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com o professor de Geografia, assim o profissional desta área poderá trabalhar com os dados estatísticos da poluição nas cidades. Outro conteúdo que poderá participar desta discussão é a Matemática, o professor ficará encarregado de auxiliar os alunos a interpretar os gráficos e tabelas que se tem relacionados a este assunto. O professor de História poderá realizar um trabalho abordando o desenvolvimento industrial e suas consequências para o meio ambiente. Já o professor de Artes poderá trabalhar imagens, exposição, colagem envolvendo a temática.
Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de poluições que podem acontecer em uma cidade. Para saber como a poluição está sendo classificada, os alunos deverão acessar o endereço eletrônico a seguir http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o e fazer a consulta no item "Tipos de poluição". Observando as imagens dispostas na tabela abaixo os alunos deverão responder as questões que estão sendo referenciadas na tabela. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito das imagens selecionadas. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar propostas para solucionar ou minimizar o impacto desta poluição nos recursos hídricos. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
Nº | Imagem | Tipos de Poluições que estão acontecendo |
Possíveis consequências | Propostas para minimizar o impacto causado por essas poluições |
01 | ||||
02 | ||||
03 | ||||
04 | ||||
05 | ||||
06 | ||||
07 | ||||
08 | ||||
09 | ||||
10 | ||||
11 | ||||
12 | ||||
13 | ||||
14 | ||||
15 | ||||
16 |
Imagem 01 disponível em http://www.ecodebate.com.br/foto/polui7.jpg
Imagem 02 disponível em http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2011/10/esgoto.jpg
Imagem 03 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_SS_b3WaLY0I/STlp6j6HGoI/AAAAAAAAAIg/s0BbqYCrwbY/s400/ist2_3346103-fresh-garbage-to-bury.jpg
Imagem 04 disponível em http://www.portalopovo.com.br/noticias_fotos/volante5.jpg
Imagem 05 disponível em http://1.bp.blogspot.com/-Yrw160cPzj8/TmC-s25nLyI/AAAAAAAAAcc/L8qWqF_S_6o/s1600/pol_vis_04.jpg
Imagem 06 disponível em http://www.vivaterra.org.br/poluicao_visual_1.1.jpg
Imagem 07 disponível em http://style.greenvana.com/wp-content/uploads/2011/06/poluicaoatmosferica01.jpg
Imagem 08 disponível em http://www.silvestre.eng.br/astronomia/polumin/futuro/absurdo.jpg
Imagem 09 disponível em http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/3391193.jpg
Imagem 10 disponível em http://naturezaecologica.com/wp-content/uploads/2011/01/Poluicao-Visual.jpg
Imagem 11 disponível em http://www.redeboavontade.com.br/inc/interno.php?cm=83617&cs=11&ci=1
Imagem 12 disponível em http://www.managingip.com/images/34/12562/MIPbenetton3feb.gif
Imagem 13 disponível em http://www.icicom.up.pt/blog/muitaletra/arquivos/aterro.jpg
Imagem 14 disponível em http://www.wikinoticia.com/images/elblogverde/elblogverde.com.wp-content.uploads.2010.12.20070924klpcnafyq_424.Ies_.SCO_thumb.jpg
Imagem 15 disponível em http://1.bp.blogspot.com/-4ogl_hksbAI/Th45RfxQ5XI/AAAAAAAAAGI/tkBOdZRKcaw/s1600/A46AA2D4999546EC84FCCA4A9E4B80D7%255B1%255D.jpg
Imagem 16 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_rznG40zKpR0/SwPlxtb7YFI/AAAAAAAAACs/CrRbe3lWRRM/s1600/285102672_4203221326%5B1%5D.jpg
Professor proponha aos alunos a produção de um filme caseiro utilizando os aplicativos de áudio e imagem do seu laptop, demonstrando, de forma criativa, algumas situações que evidenciam as diversas formas de poluições que afetam as cidades e consequentemente à vida de todos os seres vivos que ali vivem. Para a filmagem e produção do vídeo, os alunos deverão enfatizar o cotidiano da cidade onde eles residem. Esta atividade deverá acontecer fora do horário de aula e poderá ser realizada em grupo, assim os alunos oportunizarão momentos de trocas e discussões de ideias.
Observação: O grupo deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.
Caminhos para configuração:
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
Organizando a produção do vídeo:
1º Passo: Decidir o quê será abordado no vídeo (lembrando que o tema é O cotidiano da poluição em nossa cidade);
2º Passo: Após a escolha do assunto, pesquisar em fontes confiáveis e estudar sobre o assunto;
3º Passo: Desenvolver o roteiro do vídeo, neste passo é importante que o grupo decida onde e como irão ocorrer as gravações (o grupo deve levar em conta a limitação de filmagem do laptop);
4º Passo: Escrever o texto e escolher os personagens que participará do vídeo;
5º Passo: Começar as gravações, é importante que à medida que o grupo for desenvolvendo o vídeo, faça a cópia de segurança das gravações;
6º Passo: Neste passo, o grupo deverá editar o material, para fazer a edição o grupo poderá pedir ajuda a outras pessoas que saiba editar ou utilizar a internet para baixar programas de edição de vídeo como, por exemplo, http://www.baixaki.com.br/download/videospin.htm;
7º Passo: Enviar a aula para o e-mail do professor ou gravar no pendrive para entregar para o professor.
Após o término do vídeo o professor deverá propor uma aula para que cada grupo apresente o seu vídeo. Antes da apresentação o grupo deverá explicar como foi trabalhar com a elaboração de um vídeo utilizando os aplicativos do laptop e principalmente a experiência em desenvolver um trabalho em grupo. É importante que o grupo coloque seus anseios e frustrações, pois assim, a troca de experiência enriquece ainda mais. No debate e na exposição do vídeo, o professor terá subsídios para avaliar a participação de cada aluno dentro e fora do grupo.
Obs.: Professor, a avaliação desta atividade não deverá ser apenas estética (vídeo bonito e bem editado), espera-se neste processo que o professor valorize a experiência, a troca, o compromisso e principalmente o aprendizado adquirido por meio desta atividade.
Professor para esta aula, peça aos alunos que continuem com o mesmo grupo que foi formado para elaborar as primeiras atividades, assim com o grupo novamente formado proponha aos alunos que entrem no seguinte endereço eletrônico http://www.revistafotomania.com.br/blog/item/417-prix-pictet-imagens-impactantes-para-salvar-o-mundo. Esta página da internet divulga as imagens que fizeram parte do Prêmio Pix Pictet, criado em 2008, com o intuito de utilizar o poder da fotografia para alertar ao mundo sobre os problemas sociais e ambientais que estão ocorrendo. Cada ano, o prêmio é centrado em um tema distinto, o tema inaugural foi Água , seguido pelo Terra e Crescimento . O quarto tema do Prêmio será Poder . Cada aluno deverá utilizar o seu laptop para navegar neste site e prestigiar as fotos que foram selecionadas para compor a exposição com as fotografias concorrentes das três primeiras edições que viajou o mundo. Logo depois do acesso dos alunos no site recomendado e ter acontecido um debate referente às imagens captadas por diversos fotógrafos do mundo, o professor deverá promover juntamente com a participação dos alunos um concurso de fotografias com o seguinte tema "Cidade poluída, saúde comprometida". Os alunos poderão utilizar máquina digital ou até mesmoutilizar o recurso do laptop para fotografar a imagem que melhor representa para ele o tema proposto para este assunto. Para acessar o recurso da câmera do laptop, o aluno tem duas opções, pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCan clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídias -> WxCam. Após estes passos, a tela principal do WxCam será exibida, no botão "máquina de retrato" o aluno poderá acionar e tirar uma foto através da webcam. As imagens deverão ser armazenadas em uma pasta e depois transferidas para o relatório que deverá ser entregue ou enviado via e-mail ao professor. É importante que junto com a imagem que cada aluno deverá enviar, esteja uma breve descrição da imagem que por ele foi fotografado. Se o aluno necessitar, poderá pedir ajuda ao responsável ou a outros colegas que não esteja participando do concurso. O prazo deverá ser estipulado pelo professor para entrega das imagens impressa e no tamanho por ele sugerido. Ao final do processo, o professor deverá deixar essas imagens em exposição na escola (de preferência em um local de grande circulação de alunos). Depois de alguns dias o professor juntamente com alguns colegas convidados para avaliar as imagens e os comentários que melhor representa a proposta deste trabalho. Professor vale lembrar principalmente para os alunos que esta atividade não tem objetivo de premiação e sim proporcionar aos alunos que enxerguem as poluições que estão ocorrendo em nossa cidade, observadas por outro ângulo.
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-poluicao-nas-grandes-cidades.htm
http://quefuturoparaoplaneta.wordpress.com/2008/02/07/poluicao-o-mal-maior-das-cidades-2/
http://www.ctsbrasil.org/node/347
http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/33343-42646-1-PB.pdf
http://www.brasilescola.com/curiosidades/cidades-mais-poluidas-mundo.htm
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas, principalmente a sua percepção no ambiente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!