28/07/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
• Possibilitar uma construção sobre o feminino e o masculino.
• Perceber que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher.
• O que é ser menino?
• O que é ser menina?
• Por que o menino é menino?
• E por que a menina é menina?
• O que marca a diferença entre os dois?
Professor sugerimos a reflexão sobre os papéis do homem e da mulher culturalmente postos para as crianças desde muito cedo. Parece-nos uma questão para a escola e a família pensar o significado e desdobramento disto na construção do ser homem e mulher na formação de cada um, como estão sendo vividas simbolicamente e emocionalmente por cada criança o seu papel na sociedade.
Atividade: Qual o papel do menino e da menina na Sociedade?
1º Momento: Após a leitura do livro "Porque Meninos Têm Pés Grandes e Meninas Têm Pés Pequenos?" o professor deverá provocar um diálogo sobre a identidade de meninos e meninas, levando-os a perceber quais as atividades, tais como jogar futebol, brincar de ser pai e mãe. Em seguida deverá pedir para que falem sobre suas percepções e depois vá registrando em um painel para que todos possam ler e acompanhar as idéias de cada um.
2º Momento: A partir da leitura do livro "Porque Meninos Têm Pés Grandes e Meninas Têm Pés Pequenos?" O professor poderá problematizar o conteúdo do livro tomando como referência as seguintes questões:
_Homem pode ser mais forte do que a mulher?
_ A mulher é mais inteligente do que o homem?
_ Homem pode cozinhar?
_ A mulher joga futebol?
Essas questões possibilitam as crianças mobilizarem seu saberes e refletirem sobre o papel do homem e da mulher na sociedade atual. Essa conversa pode mobilizar vivências de como os pais e mães dividem as ocupações domésticas. Sugerimos que o professor ou a professora organize um cartaz com fotos/imagems de revistas de crianças realizando as mesmas brincadeiras e atividades do cotidiano, por exemplo, os cuidados com o corpo.
Analisar as idéias e pontos de vistas das crianças sobre ser menino e ser menina
• Percebe que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher.
• Apresenta um novo pensamento sobre as relações de gênero.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/03/2010
Cinco estrelasmuito interessante aforma da distribuição do conteúdo e as sugestões para o diálogo como possibilidades para as demais explorações dentro do auto conhecimento e das relações com as partes do corpo, identificando diferenças e assumindo responsabilidades por ser quem é.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom este assunto, para quebrar as barreiras do preconceito, é preciso discutir, criar situações que mostra para as crianças que não mais existe marxismo e sim direitos iguais que precisam do nosso respeito.