Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUAL O PAPEL DO MENINO E DA MENINA NA SOCIEDADE?

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

• Possibilitar uma construção sobre o feminino e o masculino.
• Perceber que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher.

Duração das atividades
Será dividida em 2 momentos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O que é ser menino?
• O que é ser menina?
• Por que o menino é menino?
• E por que a menina é menina?
• O que marca a diferença entre os dois?

Estratégias e recursos da aula
           

Professor sugerimos a reflexão sobre os papéis do homem e da mulher culturalmente postos para as crianças desde muito cedo.  Parece-nos uma questão para a escola e a família pensar o significado e desdobramento disto na construção do ser homem e mulher na formação de cada um, como estão sendo vividas simbolicamente e emocionalmente por cada criança o seu papel na sociedade. 


Atividade: Qual o papel do menino e da menina na Sociedade?
1º Momento: Após a leitura do livro "Porque Meninos Têm Pés Grandes e Meninas Têm Pés Pequenos?" o professor deverá provocar um diálogo sobre a identidade de meninos e meninas, levando-os a perceber quais as  atividades, tais como jogar futebol, brincar de ser pai e mãe. Em seguida deverá pedir para que falem sobre suas percepções e depois vá registrando em um painel para que todos possam ler e acompanhar as idéias de cada um.

2º Momento: A partir da leitura do livro "Porque Meninos Têm Pés Grandes e Meninas Têm Pés Pequenos?" O professor poderá problematizar o conteúdo do livro tomando como referência as seguintes questões:
_Homem pode ser mais forte do que a mulher?
_ A mulher é mais inteligente do que o homem?
_ Homem pode cozinhar?
_ A mulher joga futebol?
Essas questões possibilitam as crianças mobilizarem seu saberes e refletirem sobre o papel do homem e da mulher na sociedade atual. Essa conversa pode mobilizar vivências de como os pais e mães dividem as ocupações domésticas. Sugerimos que o professor ou a professora organize um cartaz com fotos/imagems de revistas de crianças realizando as mesmas brincadeiras e atividades do cotidiano, por exemplo, os cuidados com o corpo.

Avaliação

Analisar as idéias e pontos de vistas das crianças sobre ser menino e ser menina
• Percebe que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher.
• Apresenta um novo pensamento sobre as relações de gênero.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ARLETE IGNEZ GATTO VALANDRO, EEEF Prof. Affonso Luiz Spada , Rio Grande do Sul - disse:
    arlete_valandro@hotmail.com

    30/03/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante aforma da distribuição do conteúdo e as sugestões para o diálogo como possibilidades para as demais explorações dentro do auto conhecimento e das relações com as partes do corpo, identificando diferenças e assumindo responsabilidades por ser quem é.


  • Quezia Rodrigues de Souza Brant, Escola Estadual João de Deus Dias , Minas Gerais - disse:
    quezia07brant@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom este assunto, para quebrar as barreiras do preconceito, é preciso discutir, criar situações que mostra para as crianças que não mais existe marxismo e sim direitos iguais que precisam do nosso respeito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.