Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DE ONDE EU VIM? Falando sobre sexualidade infantil

 

21/08/2009

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

• Refletir e compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil;
• Identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas.

Duração das atividades
30 minutos cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Observar as diferenças entre as meninas e os meninos.

 Em conversas informais na escola e no âmbito familiar as crianças de 6 e 7 anos costumam demonstrar curiosidade, ideias originais e singulares acerca da sexualidade.  Elas demonstram interesse por seu corpo e de colegas, bem como  apresentam questionamentos sobre a sua identidade, por exemplo, como vieram ao mundo. Entendemos que esse trabalho possibilita uma reflexão teórica e prática sobre o tema sexualidade, considerando as dificuldades, limites e preconceitos que permeiam esta temática dentro da escola. 

1º momento - O (A) professor(a) deverá iniciar uma conversa e anunciar o objetivo da aula para o grupo, em seguida solicitar às crianças que falem para os colegas as suas percepções em relação ao corpo da menina e do menino. Como forma de problematizar, o(a) professor(a) deverá fazer os seguintes questionamentos:

  • O que é ser menino?
  • E o que é ser menina?
  • Como é o corpo do menino?
  • Como é o corpo da menina?
  • Como vocês imaginam que nasceram? 
  • Como nascem os bebês humanos?   

Depois desse diálogo o(a) professor(a) registra numa folha de papel as opiniões e ideias das crianças.

2º momento-  Na sala de aula, o(a) professor(a) deverá orientar as crianças para que observem o corpo de dois colegas de sala, uma menina e um menino. Os alunos ao iniciarem a observação do corpo dos colegas devem falar e descrever o que veem e percebem de diferente. Nesse momento, o(a) professor(a) problematiza a observação:

  • Observando o corpo do colega que partes externas podemos ver?
  • Observando o corpo da menina que partes externas podemos ver?
  • Quando meninos e meninas estão sem roupas que partes do corpo podemos ver?

3º momento - O professor deverá dialogar com as crianças a respeito das percepções que tiveram no momento da observação do corpo dos colegas, levando-os a estabelecer relação entre a imagem real do menino e da menina. Após realizado a observação as  crianças deverão fazer um registro através de desenhos para representar as suas percepções, como no exemplo abaixo:

  • O corpo da menina

  • O corpo do menino
Recursos Complementares

Avaliação

Identificar as idéias que as crianças possuem sobre ser menino e menina.

Observar se a criança nomeia as diferenças e semelhanças existentes entre o corpo da menina e do menino.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.