29/08/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Sala de aula!
Professor, antes de levar os alunos ao laboratório de informática trabalhe com eles o conceito de números opostos. Para isso, você pode utilizar a reta numérica e mostrar que os números opostos estão na mesma distância do zero, e se somados o resultado será zero. Outro exemplo que pode utilizar é com relação a uma dívida de 10 reais (−10), por exemplo, e se pagá-la com 10 reais (+10) sua dívida ficará zerada.
Essa conversa ajudará no trabalho da atividade proposta a seguir, onde terão que utilizar um cartão positivo para anular um negativo, e vice-versa.
Laboratório de informática!
Essa atividade deverá ser realizada em dupla. Peça aos alunos para anotarem as operações realizadas em uma folha, a qual você poderá utilizar como avaliação.
No laboratório de informática e solicite que abaram o site
Peça aos alunos para clicarem em "Free Play" e realizem as seguintes atividades:
Esta é uma atividade que leva os alunos a gerarem zeros e ao mesmo tempo se familiarizarem com o recurso.
Depois disso, peça aos alunos que coloquem certa quantidade, 8, por exemplo, de cartões positivos e negativos arrastando-os ao mesmo tempo no local indicado abaixo.
Agora p eça aos alun os que marquem o “User” e resolvam uma lista de operações previamente elaborada. Nessa lista, coloque operações de acordo com a seguinte ordem:
Os alunos deverão primeiro escrever a adição no espaço indicado e em seguida clicar em “Continue”
Usando os cartões negativos e positivos deverão representar a adição no espaço abaixo e selecionar continue. Em seguida deverão simplificar eliminando um cartão positivo com um negativo ou vice-versa.
Feito isso, deverão preencher o espaço da resposta e conferir.
Leve os alunos a perceberem as regras com questões do tipo:
Depois que os alunos resolverem à lista de exercícios peça para que eles criem alguns exercícios (deixe um espaço reservado para isso na lista) e resolvam utilizando o programa.
Em seguida, peça aos alunos que selecionem a opção “Computer” e façam os exercícios propostos.
Após realizarem as operações de adição, peça que acessem o seguinte endereço eletrônico:
Utilizando a mesma idéia da adição inicie as atividades selecionando “User” resolvendo uma lista de operações previamente elaborada, com operações de acordo com a seguinte ordem:
No software, depois que os alunos escreverem a subtração e selecionarem a opção “Continue”, eles deverão representar o primeiro termo da subtração apresentada, no espaço indicado, usando os cartões negativos ou positivos; e em seguida clicar em “Continue”.
Ao selecionar a opção “Continue”, será pedido para que represente o segundo termo da operação, porém dessa vez ao arrastar o cartão para o espaço indicado, esse virá em par, isso é um positivo e um negativo.
Em seguida, será pedido para que ele elimine os cartões positivos (plus) ou negativos (mind) de acordo com os números apresentados.
Ao continuar, o aluno deverá preencher o espaço da resposta e conferir o resultado.
Leve os alunos a perceberem as regras com questões do tipo:
Depois que os alunos resolverem à lista de exercícios peça para que eles criem alguns exercícios (deixe um espaço reservado para isso na lista) e resolvam utilizando o programa.
Em seguida, peça-lhes que selecionem a opção “Computer” e façam os exercícios propostos.
Essa atividade ajudará o aluno a perceber que quando temos sinais iguais devemos somar os números e manter o sinal, e quando temos sinais diferentes devemos subtrair e manter o sinal do número com o maior módulo. Porém, isso pode levar um tempo ou até não ser necessário uma regra para que eles resolvam os exercícios.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Três estrelasé isso mesmo
24/03/2010
Cinco estrelasbom as coisa foram boas e eu do noto 10 etambém que é muito legal fazer e també é divertido