Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Acessibilidade e a Física: par perfeito!

 

22/07/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Plano inclinado.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Primeira e segunda lei de Newton; * Vetor.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.

Observação: Professores de outras disciplinas, que não a de Física: sugerimos que vocês trabalhem estas aulas com seus alunos devido a importância do tema. Contudo, orientamos que vocês não trabalhem o recurso "Plano Inclinado" (especificamente da área da Física) - todas as demais atividades poderão ser  utilizadas.

Motivação:

Sugerimos ao professor, que antes de começar a introduzir as ideias conceituais destas aulas, exiba aos alunos o vídeo (Fig. 1), com duração de 8 minutos e 53 segundos, postado abaixo:

http://w ww.youtube.com/watch?v=PQUsPIZathQ

undefined

Figura 1 – Imagem do vídeo.

Este vídeo apresenta imagens dos jogos Paraolímpicos do ano de 2008. Após a apresentação deste, pergunte aos alunos se eles conhecem alguma pessoa que tenha algum tipo de deficiência e alguma história de superação desta pessoa. Incentive os alunos contarem fatos que conhecem sobre superação destas pessoas, mesmo que seja algo que a mídia (impressa, sonora e áudio-visual) tenha apresentado.

Após ouvir as opiniões e relatos dos alunos sugerimos que o professor, na sala de aula, instigue a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, perguntando qual a importância, para a sociedade, de se ter rampas de acesso (Fig. 2) nos edifícios (públicos e privados).

undefined

Figura 2 – Rampa de acesso.

 Imagem disponível em: http://portal.ua.pt/projectos/meu/images/rampa1.gif. Acesso em: 05 Jul. 2009

Após ouvir as respostas dos alunos, sugerimos que o professor aprese nte a reportagem -“Pequenos ajustes em casa facilitam acesso de visitas cadeirantes”, cujo propósito é mostrar a importância das rampas para o acesso de cadeirantes às residências:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u552851.shtml

Observamos que esta reportagem é curta e de texto simples, de forma a não dispersar os alunos neste momento e motivá-los ao estudo da temática proposta nestas aulas.

Assim, sugerimos que o professor solicite que cada grupo leia a matéria jornalística, discuta a importância desta notícia e sobre as adequações que podem ser feitas nas casas, bem como em edifícios públicos e privados, para os cadeirantes. Em seguida, promova uma discussão entre os alunos, favorecendo que eles concluam que as rampas são fundamentais para o acesso de todos num determinado lugar.

Ressalte que no decorrer destas aulas, eles poderão aprender mais sobre os planos inclinados, como eles funcionam.

Atividade 1

Neste momento, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de um vídeo) postado abaixo.

Recurso: Plano Inclinado

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10665

undefined

Figura 3 – Site do recurso.

O vídeo (Fig. 4) postado mostra uma animação onde um bloco se encontra num plano inclinado, preso a uma corda para demonstrar a força de resistência e temos um ângulo de inclinação (ângulo entre a rampa e a superfície) do plano que irá mudando com o tempo. O aluno poderá visualizar como a força normal e a tensão na corda são afetadas pelo ângulo de inclinação, através de um gráfico da força (F) versus ângulo.

undefined

Figura 4 – Imagem do vídeo.

Após os alunos assistirem o vídeo, promova uma discussão entre eles, perguntando qual a relação entre a força de tração e a inclinação da rampa (Fig. 5), ou seja, o ângulo d ela. Se for pre ciso, peça para os alunos visualizarem novamente o vídeo e propicie com que eles percebam que quanto maior a inclinação da rampa, a força de tração é maior, ou seja, uma pessoa na posição do bloco teria que exercer uma força maior para subir esta ram pa quanto maior for o ângulo.

Figura 5 – Acesso de rampa.

Imagem disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2ingles/5neces.jpg. Acesso em: 14 jul. 2009

Propicie com que os alunos possam compreender que quanto maior a inclinação maior vai ser a tração do fio que segura o bloco. Se relacionarmos está ideia com o nosso cotidiano, significa que quanto mais inclinada for uma rampa mais força teremos que fazer para caminhar sobre ela.

Feito isto, o professor deverá perguntar aos alunos qual a relação entre as rampas de acesso e a Física. Pergunte quais conceitos físicos podem sem visualizados num objeto posicionado sobre uma rampa ou plano inclinado (termo mais utilizado pela Física). Favoreça com que eles percebam que, neste contexto, temos a força de atrito entre o objeto e a superfície, e a força peso do objeto e a força normal que é o contato entre o objeto e a superfície.

Questione também os alunos sobre o porquê, geralmente, nos acesso de níveis (rampas ou escadas que possibilitam com que uma pes soa suba ou desça para outro andar) visualizamos dois jeitos de subir ou descer: Podemos ir pelas escadas ou pelas rampas. Contudo, notamos que pelas escadas a distância percorrida é bem menor do que pelas rampas (Fig. 6). Isto é verdade?  Por que isto acontece?

undefined

Figura 6Acesso por escada e rampa.

Imagem disponível em: http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc259/mc259_05.jpg. Acesso em: 05 jul. 2009

Discuta com os alunos sobre as perguntas feitas acima e ajude-os a compreender que a inclinação das escadas é muito maior do que a das rampas, o que faz com que as pessoas caminhem menos. Contudo, uma pessoa subindo a escada terá que exercer uma força maior para subir. Já nas rampas a inclinação é menor e a distância percorrida é maior e a força exercida é menor, além de facilitar o acesso de cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Observação: Professor utilize esta aula para conscientizar seus alunos sobre a importância da acessibilidade, pois vemos várias casas e edifícios sem acesso para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção (idosos acidentados etc.).

Sugestão:

Sugerimos como atividade extra que o professor exiba um vídeo (Fig. 7), postado abaixo, aos alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=Mn_3GRy3dtE&feature=related

undefined

Figura 7Imagem do vídeo.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Este vídeo demonstra as dificuldades de uma cadeirante na Avenida Paulista em São Paulo. Peça para que os alunos deem outras sugestões para melhorar a vida das pessoas com deficiência (física, visual e auditiva) de suas cidades (da cidade que os alunos residem), pois São Paulo não é a única cidade do Brasil onde estão presentes as dificuldades mostradas no vídeo acima.

Se possível peça para os alunos fazerem uma gravação de no máximo dez (10) minutos sobre as dificuldades que uma pessoa com deficiência encontra na sua cidade.

Exemplos de lugares:

·        Centro da cidade;

·        Clubes;

·        Shopping;

·        Na própria escola;

·        Supermercados;

·        Ginásios ou estádios.

Sugerimos que os vídeos sejam apresentados primeiramente à classe que produziu os vídeos e depois estes deverão ser apresentados ao restante da escola, preferencialmente em algum evento escolar com a presença dos pais dos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação
Avalie a participação dos alunos na utilização do recurso, nas discussões e peça para que cada aluno observe as residências/lojas que se encontram no caminho da escola para as suas casas e anotem quais são os problemas de acessibilidade que podem ser vistos. Peça para eles apresentarem suas anotações na próxima aula e discutirem as possíveis soluções para estas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marina Luiza Subtil, IEE CRUZEIRO DO SUL ONIVA DE MOURA BRIZOLA , Rio Grande do Sul - disse:
    marinasubtil@gmail.com

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora... sua aula ficou interessante e atual, diante da diversidade. Sempre é bom levantarmos a questão das diferenças e sua aula se propõe a isto, com muita criatividade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.