25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Aprenderá sobre a importância do voto para a democracia e para o exercício da cidadania.
Realizará uma campanha de conscientização sobre a importância do voto.
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre democracia e cidadania.
Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.
Aula 1:
A história do voto no Brasil:
No início da aula, peça para os alunos acessarem o link http://www.canalkids.com.br/cidadania/vocesabia/cidadania_voto.htm(acesso em 11/10/2011) e lerem o texto sobre a história do voto no Brasil.
Explique o texto aos alunos e depois promova um debate sobre o quanto a conquista do direito de votar foi fundamental para o estabelecimento da democracia no Brasil.
Questões para refletir:
O Voto consciente
Agora, solicite que todos os alunos acessem o link abaixo e assistam ao vídeo com duração de 31 segundos, sobre a importância do voto consciente:
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yrnh8OwOCus&feature=related acesso em: 11/10/2011)
Após assistirem ao vídeo discuta e reflita com o aluno sobre a importância do voto para o cidadão, pois através dele temos o direito de escolher nossos governantes. Por isso, a escolha deve ser sempre consciente, pois essa é a função do bom cidadão.
Acompanhe o mandato do seu candidato
(Disponível em: http://lagoverdeemacao.blogspot.com/2011/08/agora-e-pra-valer-ficha-limpa-pode-nao.html, acesso em: 11/10/2011)
Depois direcione a reflexão para algo que também é fundamental na cidadania, que consiste em acompanhar a vida do seu candidato. É preciso estar atento ao exercício do mandato do político eleito, se o mesmo cumpriu com suas promessas de campanha e se teve uma carreira honesta. Pois essa é uma das formas de combater a corrupção.
Peça a turma para acessar o site: http://www.fichalimpa.org.br/(acesso em: 11/10/2011) para que os mesmos possam ler e entender sobre a lei “ficha limpa” que consiste num registro de processos de políticos corruptos. Nesse site, todos podem fazer denuncias e verificar a lista de políticos que possuem processos abertos, dentre outras questões.
Ao final da aula, deixe os alunos falarem e darem exemplos de corrupção e de histórias de candidatos corruptos que eles têm conhecimento.
Aula 2 e 3:
Atividade
Divida os alunos em grupos de 5 e proponha a eles que produzam um vídeo que será utilizado na campanha de conscientização da comunidade escolar, a respeito da importância de todos votarem de forma consciente e de acompanharem o mandato dos políticos eleitos. Para isso eles devem seguir as instruções abaixo:
Procurar imagens na internet sobre voto (eles podem usar sites de pesquisa como: http://www.google.com.br, ou procurar em blogs e sites específicos do tema, exemplos: http://blogdomeireles.com.br/?p=11820e http://opemmaringa.blogspot.com/2010/09/o-perigo-do-voto-errado.html- acesso em 11/10/2011).
Depois devem elaborar frases sobre o tema, como por exemplo: “Vote consciente!”. É preciso divulgar no vídeo o link do site da lei “ficha limpa”: http://www.fichalimpa.org.br/(acesso em: 11/10/2011).
Em seguida, os grupos irão fazer a montagem do vídeo. Para isso, devem fazer slides e cada slide deve conter uma imagem e uma frase. Após fazerem todos os slides, montem a apresentação, de no máximo 3 minutos. Se desejarem, podem inserir uma música na apresentação. Para fazer os slides usem o programa kpresenter (acesse o menu metasys/ aplicativos/ ferramentas de produtividade/ suíte de escritório/ gerador de apresentações). Salvar a produção em pen drive.
Para finalizar os grupos devem apresentar sua produção para a escola, num espaço e horário em que todos possam assistir (horário do recreio), convidando previamente, as demais turmas e funcionários da escola para assistirem a apresentação. O professor deve providenciar o data show para os grupos projetarem seu vídeo.
Os vídeos devem ser postados no youtube. Para saber como postar vídeos no youtube acesse: http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/(acesso em 11/10/2011).
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/ficha-limpa-nas-eleicoes-de-2012-ainda-e-duvida-20120923.html (acesso em 11/10/2011)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voto_de_cabresto (acesso em 11/10/2011)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u367001.shtml (acesso em 11/10/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam a importância do voto para a democracia e para o exercício da cidadania.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!