Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cidadania e política: conhecendo a história da democracia no Brasil - UCA.

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá sobre a história da democracia no Brasil.

  • Pesquisará sobre os momentos vividos pela democracia brasileira desde o seu início até a última eleição que elegeu, pela primeira vez, uma mulher para a presidência.

  • Identificará a vivencia da democracia na sua escola.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre democracia e cidadania.

Estratégias e recursos da aula

Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.

Aula 1:

O que é democracia?

  • Pergunte aos alunos no início da aula o que é democracia? Deixe a turma responder, em seguida, peça para acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia(acesso em: 10/10/2011) e lerem o texto que explica o que é democracia. É importante que o professor explique e comente o texto com os alunos.

Refletindo sobre democracia na escola: como ela é vivenciada?

 

democracia escola

(Disponível em: http://dateetepa.blogspot.com/, acesso em: 18/10/2010)

  • Projete a imagem acima em data show e peça a turma para observar e fazer comentários sobre ela. Eles devem identificar na foto elementos que tratem do tema democracia.

  • Em seguida, proponha um debate sobre o tema, tendo como base as seguintes perguntas:

  • Existe eleição para a escolha do (a) diretor (a) em sua escola? Peça os alunos para dizerem o que pensam sobre esse assunto e sobre as respostas dadas pelos colegas.

  • Há escolha de um representante de turma?

  • Há participação ativa de toda a comunidade escolar nas questões pertinentes a escola?

 

Aula 2 e 3:

 A história da democracia no Brasil:

(Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Mapa_do_Brasil_com_a_Bandeira_Nacional.png, acesso em: 10/10/2011)

  • Em seguida, promova um momento em que os alunos possam fazer perguntas ao professor convidado, tirando suas dúvidas sobre o tema.

  • Para finalizar a aula, peça aos alunos para acessarem o link abaixo e assistirem ao vídeo que mostra a importância do voto para todos os cidadãos (duração do vídeo: 1 minuto e 33 segundos).

 

importancia do voto

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LSVp-u629Qs, acesso em: 10/10/2011)

Converse com os alunos sobre o conteúdo do vídeo e deixem os mesmo darem sua opinião sobre a importância do voto.

 

Atividade:

Divida os alunos em grupos de 5 e peça que façam pesquisas na internet sobre o tema da aula. Com os dados coletados na pesquisa, eles farão uma apresentação de slides. Cada grupo deve pesquisar apenas sobre um dos itens descritos abaixo:

 

  1. O surgimento da democracia no Brasil.

  2. As eleições que já ocorreram desde então.

  3. O período da ditadura militar.

  4. A luta pela retomada da democracia: “diretas já”.

  5. O voto no Brasil e a eleição presidencial de 2010.

  6. A importância da prática da democracia na escola.

 

Sugestão de sites de pesquisa:

http://acertodecontas.blog.br/sala-de-justica/democracia-e-voto-obrigatorio/, http://www.brasilescola.com/historiab/direta-ja.htm, http://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura_militar, http://www.pensar21.com.br/2009/04/existe-democracia-no-brasil/,http://democracianaescola.blogspot.com/  (acesso dos links em: 10/10/2011).

Após fazerem a pesquisa os alunos devem montar uma apresentação de slides, de no máximo 3 minutos, no programa kpresenter (acesse o menu metasys/ aplicativos/ ferramentas de produtividade/ suíte de escritório/ gerador de apresentações). Salvar a produção em pen drive e apresentar na próxima aula para os colegas.

 

Aula 4:

Apresentação da pesquisa:

  • Nessa aula os grupos irão apresentar os trabalhos que fizeram na última aula. Utilize o data show como recurso para que os mesmos possam projetar suas produções e apresentá-las a turma.

  • Ao fim das apresentações o professor deve promover um debate com a turma sobre os trabalhos apresentados.

Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://www.midiaindependente.org/pt/red/2004/07/287542.shtml  (acesso em: 10/10/2011)

http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/ (acesso em: 10/10/2011)

http://www.brasilescola.com/historiab/democracia-populismo.htm (acesso em: 10/10/2011)

Sugestões de vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=WYMoRfE0NK0&feature=fvsr (acesso em: 10/10/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=8YJyFyn9iTI&feature=related (acesso em: 10/10/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=JhHLsNi1CUQ&feature=related (acesso em: 10/10/2011)

Avaliação

O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se ampliaram o seu conhecimento a respeito da história da democracia no Brasil e a vivencia da mesma em sua escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.