25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Aprenderá sobre a história da democracia no Brasil.
Pesquisará sobre os momentos vividos pela democracia brasileira desde o seu início até a última eleição que elegeu, pela primeira vez, uma mulher para a presidência.
Identificará a vivencia da democracia na sua escola.
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre democracia e cidadania.
Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.
Aula 1:
O que é democracia?
Pergunte aos alunos no início da aula o que é democracia? Deixe a turma responder, em seguida, peça para acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia(acesso em: 10/10/2011) e lerem o texto que explica o que é democracia. É importante que o professor explique e comente o texto com os alunos.
Refletindo sobre democracia na escola: como ela é vivenciada?
(Disponível em: http://dateetepa.blogspot.com/, acesso em: 18/10/2010)
Projete a imagem acima em data show e peça a turma para observar e fazer comentários sobre ela. Eles devem identificar na foto elementos que tratem do tema democracia.
Em seguida, proponha um debate sobre o tema, tendo como base as seguintes perguntas:
Existe eleição para a escolha do (a) diretor (a) em sua escola? Peça os alunos para dizerem o que pensam sobre esse assunto e sobre as respostas dadas pelos colegas.
Há escolha de um representante de turma?
Há participação ativa de toda a comunidade escolar nas questões pertinentes a escola?
Aula 2 e 3:
A história da democracia no Brasil:
Para essa aula convide um professor de história para expor aos alunos de forma resumida (duração de 30 minutos) a história da democracia no Brasil, ou seja, como e em que momento o Brasil se tornou um pais democrático e como desde então, a democracia é praticada no Brasil. Para saber informações sobre esse conteúdo: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.htmle http://www.doutrina.linear.nom.br/Artigos/Antigos/Uma%20breve%20Historia%20da.htm(acesso em: 10/10/2011)
(Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Mapa_do_Brasil_com_a_Bandeira_Nacional.png, acesso em: 10/10/2011)
Em seguida, promova um momento em que os alunos possam fazer perguntas ao professor convidado, tirando suas dúvidas sobre o tema.
Para finalizar a aula, peça aos alunos para acessarem o link abaixo e assistirem ao vídeo que mostra a importância do voto para todos os cidadãos (duração do vídeo: 1 minuto e 33 segundos).
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LSVp-u629Qs, acesso em: 10/10/2011)
Converse com os alunos sobre o conteúdo do vídeo e deixem os mesmo darem sua opinião sobre a importância do voto.
Atividade:
Divida os alunos em grupos de 5 e peça que façam pesquisas na internet sobre o tema da aula. Com os dados coletados na pesquisa, eles farão uma apresentação de slides. Cada grupo deve pesquisar apenas sobre um dos itens descritos abaixo:
O surgimento da democracia no Brasil.
As eleições que já ocorreram desde então.
O período da ditadura militar.
A luta pela retomada da democracia: “diretas já”.
O voto no Brasil e a eleição presidencial de 2010.
A importância da prática da democracia na escola.
Sugestão de sites de pesquisa:
http://acertodecontas.blog.br/sala-de-justica/democracia-e-voto-obrigatorio/, http://www.brasilescola.com/historiab/direta-ja.htm, http://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura_militar, http://www.pensar21.com.br/2009/04/existe-democracia-no-brasil/,http://democracianaescola.blogspot.com/ (acesso dos links em: 10/10/2011).
Após fazerem a pesquisa os alunos devem montar uma apresentação de slides, de no máximo 3 minutos, no programa kpresenter (acesse o menu metasys/ aplicativos/ ferramentas de produtividade/ suíte de escritório/ gerador de apresentações). Salvar a produção em pen drive e apresentar na próxima aula para os colegas.
Aula 4:
Apresentação da pesquisa:
Nessa aula os grupos irão apresentar os trabalhos que fizeram na última aula. Utilize o data show como recurso para que os mesmos possam projetar suas produções e apresentá-las a turma.
Ao fim das apresentações o professor deve promover um debate com a turma sobre os trabalhos apresentados.
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2004/07/287542.shtml (acesso em: 10/10/2011)
http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/ (acesso em: 10/10/2011)
http://www.brasilescola.com/historiab/democracia-populismo.htm (acesso em: 10/10/2011)
Sugestões de vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=WYMoRfE0NK0&feature=fvsr (acesso em: 10/10/2011)
http://www.youtube.com/watch?v=8YJyFyn9iTI&feature=related (acesso em: 10/10/2011)
http://www.youtube.com/watch?v=JhHLsNi1CUQ&feature=related (acesso em: 10/10/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se ampliaram o seu conhecimento a respeito da história da democracia no Brasil e a vivencia da mesma em sua escola.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!