25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Aprenderá sobre os direitos e deveres do cidadão.
Realizará uma campanha de divulgação dos direitos e deveres do cidadão.
Conhecerá os direitos e deveres da criança e do adolescente contidos no ECA.
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre democracia e cidadania.
Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.
Aula 1 e 2:
Os direitos e deveres do cidadão
Inicie a aula propondo um debate à turma sobre os direitos e deveres do cidadão; para isso, faça as seguintes perguntas a turma:
Vocês sabem quais são seus direitos e deveres de cidadão?
Você cumpre com seus deveres para com a sociedade?
Deixe a turma responder as perguntas e debaterem entre si.
Posteriormente, peça os alunos para acessarem o link abaixo e lerem o texto que fala sobre os direitos e os deveres do cidadão: http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm(acesso em 10/10/2011)
Após esta atividade, solicitar à turma que acesse o link abaixo e assista ao vídeo que trata do tema da aula (duração do vídeo: 6 minutos e 8 segundos):
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=I7hSOgPHBGM&feature=related, acesso em: 10/10/2011)
Converse com os alunos sobre as informações trazidas pelo vídeo.
Os direitos da criança e adolescente
Peça os alunos para acessarem o link: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm(acesso em: 18/10/2011), que dá acesso a um gibi da Turma da Mônica que ilustra de forma divertida os direitos e deveres da criança e do adolescente, contidos no ECA. Peça para os alunos lerem e comentarem as informações trazidas pelo o gibi, dando exemplos de como esses direitos e deveres são vivenciados no dia a dia.
Para concluir, peça para assistirem ao vídeo abaixo, com duração de 2 minutos e 38 segundos, que fala sobre importância das crianças e dos adolescentes cumprirem seus deveres para com a sociedade e de estarem atentos para seus direitos de cidadão:
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE&feature=fvsr acesso em: 18/10/2011)
Finalize a aula conversando com os alunos sobre o conteúdo do vídeo.
Aula 3:
Campanha de divulgação dos direitos e deveres dos cidadãos
Atividade
Divida os alunos em grupos de 5 e proponha a eles que façam uma campanha de divulgação dos direitos e deveres do cidadão, que será divulgada para a sociedade através da internet. Eles devem seguir as seguintes instruções:
Façam pesquisas na internet procurando artigos que tratam sobre o tema da campanha, para que possam obter mais informações sobre os direitos e deveres do cidadão. Sugestão de sites de pesquisa: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-e-deveres-individuaise http://www.avozdocidadao.com.br/agenda_seus_direitos.asp- (acesso em: 11/10/2001).
Procurem imagens na internet sobre o tema e salvem em pen drive. Sugestão de sites: http://www.cabobranco.tv.br/jpb1/index.php?ev=1&yearID=2008&d=2008-08-28e http://xxinfoxx.blogspot.com/(acesso em: 11/10/2011).
Agora, montem uma apresentação de slides, com no máximo 3 minutos, que contenham imagens e informações sobre os direitos e deveres do cidadão. Utilizar o programa kpresenter do laptop UCA para fazer os slides e montar a apresentação (acesse o menu metasys/ aplicativos/ ferramentas de produtividade/ suíte de escritório/ gerador de apresentações). Salvar a produção no pen drive.
Aula 4 e 5:
Nessa aula os grupos irão apresentar suas produções, com o auxilio do data show . Após cada apresentação é importante promover um diálogo sobre o trabalho apresentado, deixando a turma fazer comentários e dar sugestões.
Por fim, os alunos devem divulgar suas produções na internet, no site do youtube. Para saber como divulgar vídeo no youtube acesse: http://www.srhype.net/2006/09/como-postar-seus-vdeos-no-youtube.html(acesso em 10/10/2011).
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.coladaweb.com/direito/direitos-e-deveres-do-cidadao-brasileiro (acesso em 10/10/2011)
http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-e-deveres-individuais (acesso em 10/10/2011)
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=g_erxQ_5Tnk&feature=grec_index (acesso em 10/10/2011)
http://www.youtube.com/watch?v=60uk7ZZLG1w&feature=related (acesso em 10/10/2011).
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se compreenderam quais são os direitos e deveres da criança e do adolescente e os seus, enquanto cidadãos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!